Amantes da oração
†
Aconteceu entre os dias 18 a 22 de julho, o Retiro Espiritual das Irmãs Missionárias de
Nossa Senhora de Fátima – Província Sant’Ana na casa de Cursos Padre Ednyr Roveri em Itápolis- O local escolhido pelo fato de ser um ambiente de recolhimento e oração. Estiveram presentes 12 irmãs e uma noviça.
As colocações foram realizadas por mim Padre Emílio Carlos com o tema Geral : Consagradas a Deus- Amantes da oração e o Lema :- Rezai sem cessar ( 1 Ts 5,7).
O retiro teve início com a Santa Eucaristia suplicando o Dom do Espírito Santo e com uma motivação em que cada irmã falou sua historia vocacional seu chamado .
Fiz uma breve apresentação pessoal e um acolhimento, desejando a todas um bom e santo retiro.
Nos dias do retiro foi dividido em duas colocações pela manhã e uma no período da tarde. Entre cada colocação havia sempre um tempo para reflexão pessoal, dinâmicas e partilhas, assim como o santo silêncio para a escuta de Deus.
O tema de cada meditação foi :
· O deserto e os desertos
· O místico de nosso tempo
· O não lugar
· Interioridade
· Viver no silêncio e do silêncio
· Amar a vocação Consagrada- Amor esponsal
· Um eu crucificado recusa-se a ser consagrado
· Viver com as Irmãs que Deus me deu
· O significado da convivência
· A Virgem Maria a mulher consagrada
Tivemos também filmes como motivações aos temas do dia.
Muita partilha , alegria, oração.
O Horário foi: 05h45min Levantar
06h30min Laudes motivada e Terço
08h00min Café
08h45min Motivação e 1ª Reflexão.
10h00min Deserto
10h30min Café
11h00min Adoração ao Santíssimo. Ângelus
12h30min Almoço
14h00min Motivação 2ª Reflexão
15h30min Terço da Misericórdia e Deserto
16h00min Café
16h30min Vésperas
17h00min Santo Sacrifício.
18h45min Jantar
20h00min Filme – Partilha
22h30min Completas/ Silêncio.
Saímos do "lugar" e do "tempo" em que habitualmente vivíamos, para viver no "lugar" e no "tempo" de Deus.
Os contemplativos não são pessoas que fogem do mundo. Verdadeiros "con-templativos", quer vivam em mosteiros quer estejam no meio do mundo, são pessoas do "não-lugar" e do "não-tempo" que nos fazem viver desde já a eternidade e a liberdade de Deus.
Os contemplativos se referem a Deus como seu amante, e imagens de um Pai apaixonado e um Noivo predominam em sua visão de Deus. ...O foco deles não está necessariamente em servir a Deus, fazer Sua vontade, fazer grandes coisas em Seu nome, ou mesmo em obedecer a Deus. Ao invés disso, esses cristãos procuram amar a Deus com o amor mais puro, profundo e brilhante que se possa imaginar.
Contemplativos saudáveis irão entender que ricos relacionamentos humanos são um modo de perceber o amor de Deus, da mesma maneira que em oração íntima e solitária. ...Deus pode revelar-se a Si mesmo a nós numa conversa com um companheiro crente tanto como Ele pode fazer como nos momentos em que estamos de joelhos em oração.
Algumas formas de contemplação podem sair dos padrões do cristianismo devemos nos precaver de qualquer meditação que chama o nosso ego a ser de alguma forma absorvido por Deus ao invés de falar sobre Deus e relacionarmos com Deus.
Os contemplativos precisam ir além da mera meditação ...para um alinhamento de sua vontade e obediência em conformidade com Cristo.
Deus nos quer contemplativos na ação...
Escolher a melhor parte é priorizar o Transcendente, o Divino, o Orante em nós.
Descobrir o poço de “água viva” que está dentro do meu coração. O manancial é que permite conhecer quem eu sou, me dá força e me faz viver. Que caminho(s) utilizo para encontrar e experienciar este manancial? (Jo 7, 37-39; Jo 4, 5 – 15).
Para viver a Espiritualidade Cristã é preciso voltar às fontes.
O Retiro foi uma benção, a convivência e a redescoberta do amor a Deus e aos irmãos. Também chegou-se a uma real consciência de que Ele nos lança nos caminhos do mundo, impelidos e sustentados pelo Espírito, na construção do Reino.
A†Ω
Nenhum comentário:
Postar um comentário