Como seus amores são belos,minha irmã, noiva minha. Seus amores são melhores do que o vinho, e mais fino que os outros aromas é o odor dos teus perfumes. Por isso Eu quero consumir meus dias, no seu amor! ══════ ღೋ♡✿♡ღೋ═══════

Ani Ledodi Vedodi Li


Mais do que qualquer outro motivo, esta é a razão pela qual quero fazer deste blog um caminho para amarmos mais a Deus, por isso seu nome: “Ani Ledodi Vedodi Li”

Para você entrar em nossos artigos click nas imagens nas laterais e encontrarás os lincks dos artigos postados.

Deus o Abençõe !

E que possas crescer com nossas postagens.

É algo louvável esconder o segredo dos Reis; mas há glória em publicar as obras de Deus!

A Igreja não tem pressa, porque ela possui a Eternidade. E se todas as outras instituições morrem nesta Terra, a Santa Igreja continua no Céu.

Não existem nem tempos nem lugares sem escolhas.

E eu sei quanto resisto a escolher-te.

"Quando sacralizamos alguém essa pessoa permanece viva para sempre!"

Sacralize cada instante de tua vida amando o Amado e no Amado os amados de Deus !


Pe.Emílio Carlos

sexta-feira, 24 de maio de 2013



SANTÍSSIMA TRINDADE
26 de maio de 2013


“Deus nos comunica sua própria intimidade”

Leituras: 
Provérbios 8, 22-31; 
Salmo 8, 4-5.6-7.8-9 (R/2a); 
Carta de São Paulo aos Romanos 5, 1-5; 
João 16, 12-15.

COR LITÚRGICA: BRANCA OU DOURADA

Hoje é a festa da Santíssima Trindade. Fomos batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Pelo batismo começamos a participar da vida da Santíssima Trindade. Na prática é grande o seu mistério, por isso viemos aqui para contemplar este grande mistério de fé.

1. Situando-nos brevemente

Domingo passado, celebramos o dom do Espírito Santo sobre cada um de nós. Assim concluímos os cinquenta dias das solenidades pascais. Na Páscoa de Jesus e em nossa páscoa na dele, pudemos experimentar como Deus foi- e continua sendo – extremamente bom para conosco.
Hoje, como que buscando vivenciar ainda mais intensamente a beleza de Deus, celebramos sua própria intimidade de amor e vida a se expandir para dentro da história da humanidade.

Que bom estarmos reunidos novamente, nesta solenidade da Santíssima Trindade. Deus acabou de nos falar, pelas leituras bíblicas proclamadas. Deixemos, agora, que o Senhor nos explique o que ele nos disse: primeiro recordando, brevemente, o que Ele nos falou para, depois, mergulharmos mais fundo no mistério da festa de hoje e, enfim, celebrá-lo nem nesta liturgia e no nosso próprio viver cristão do dia a dia.

2. Recordando a Palavra

O que Jesus nos diz hoje, ele o pronunciou, segundo o Evangelho de João, no momento solene e, ao mesmo tempo, dramático de sua despedida. Foi durante a última ceia. A cabeça dos apóstolos já estava atordoada com tudo o que Jesus tinha dito ali em torno da mesa. Por isso ele fala:

”Tenho ainda muitas coisas a dizer. Mas vejo que vocês não estão em condições de entender agora. Depois que eu for glorificado, isto é, depois que eu morrer e ressuscitar, o Espírito Santo vai clareara para vocês a verdade das coisas. Vocês vão entender a amorosa, misteriosa e encantadora cumplicidade que existe entre nós três, o Pai e eu e o Espírito Santo. Tudo o que o Pai possui é meu. O Espírito Santo receberá do que é meu e o anunciará a vocês. Não se aflijam!”.

Os sábios do Antigo Testamento já haviam intuído algo desta intimidade do Deus eterno e criador de tudo o que existe. Falam da eterna Sabedoria de Deus, como ouvimos na primeira leitura: “Antes que a terra fosse feita, a Sabedoria que se expande por todo o universo, exclama: “Ó Senhor nosso Deus, como é grande vosso nome por todo o universo”.

Sabedoria essa que se expressa especialmente no carinho que Deus tem pelo ser humano, fazendo dele um ser quase divino: “Senhor, que é o ser humano, para dele assim vos lembrardes e o tratardes com tanto carinho? Pouco abaixo de Deus o fizestes, coroando-o de glória e esplendor; vós lhe destes poder sobretudo, vossas obras aos pés lhe pusestes” (Sl 8,5-7).

Para nós, cristãos, isso ficou muito mais patente. Entregando-nos a Jesus Cristo, à sua palavra e ao seu exemplo, nos sentimos como que cair nos braços aconchegantes de Deus, nos experimentamos em paz com ele. Como testemunha o apóstolo Paulo, na segunda leitura de hoje, sentindo todo o amor de Deus “derramado em nossos corações, pelo Espírito Santo que o foi dado”. Assim, nem as tribulações nos amedrontam mais, pois é a força do amor da Trindade – do Pai e do Filho e do Espírito Santo – habitando em nossos corpos que nos dá firmeza em nossos passos rumo à glória futura.

3. Atualizando a Palavra

O grande bispo do século IV, Santo Atanásio, nos ensina que “a nossa fé é esta: cremos na Trindade santa e perfeita, que é o Pai, o Filho e o Espírito Santo, nela não há mistura alguma de elementos estranhos; não se compõe de Criador e criatura; mas toda ela é potencia e força operativa; uma só é a sua natureza, uma só é a sua eficiência e ação. O Pai cria todas as coisas por meio do Verbo, no Espírito Santo; deste modo se afirma a unidade da Santíssima Trindade”.

“Por isso, proclama-se, na Igreja, um só Deus, que reina sobre tudo, age em tudo e permanece em todas as coisas (Cf. Ef 4,6). Reina sobre tudo como Pai, princípio e origem; age em tudo, isto é, por meio do Verbo; permanece em todas as coisas no Espírito Santo” (Liturgia das Horas: Ofício das leituras, na solenidade da Santíssima Trindade).

Santíssima Trindade! Eis a “riqueza inesgotável que a Igreja nos aponta para que saibamos onde Deus abre seu íntimo para os em seu Filho Jesus e no Espírito de Jesus que nos anima. Lá encontramos Deus, o encontramos não como bloco de granito, monolítico, fechado, mas como pessoas que se relacionam, tendo cada uma sua própria atuação: o Pai que nos ama e nos chama à vida; o Filho Jesus que, sendo bom e fiel até o dom da própria vida na morte da cruz, nos mostra de que jeito é o Pai, e o Espírito Santo, que ainda de outro jeito, fica sempre conosco. O Espírito atualiza em nós a memória da vida e das palavras de Jesus e anima a Igreja. Todos os três estão unidos e formam uma unidade naquilo que Deus essencialmente é: amor” (J. Konings. Liturgia dominical. Mistério de Cristo e formação dos fiéis (anos A – B – C) Petrópolis: Vozes, 2003, p. 395).

Que bom seria se toda a humanidade tomasse consciência desta riqueza de vida e se conectasse com ela! A saber, que somos, juntamente com todas as criaturas, totalmente permeados pela presença do amor criativo, ativo e unitivo da Trindade santa. Para além (ou aquém) das couraças e armaduras de nosso corpo pessoal e social, este amor trinitário está presente, fez de nós sua morada, seu espaço predileto. O problema é que nos identificamos facilmente com o efêmero de nossas couraças e armaduras, nosso ego, de tal modo que nos desconectamos da nossa essência, com tristes consequências perdemos a unidade, nos fragilizamos, nos fragmentamos, nos tornamos inseguros, medrosos, desesperados, estressados, agressivos, amargurados, sem qualidade de vida pessoal e social.

Sobretudo em nossos tempos, quando a humanidade tende a isso mesmo, à falta de qualidade de vida, decorrente do endeusamento do efêmero e transitório, temos que aprender a nos conectarmos sempre mais à essência de nós mesmos, isto é, à Trindade santa que nos habita. Então o mundo será melhor, com certeza.

Por isso, estamos aqui hoje. É por isso que, como cristãos(ãs), discípulos(as) de Cristo, nos reunimos todos os domingos. Para aprendermos a nos conectar com nossa essência e, a partir desta conexão, aprendemos a construir comunidade, Reino de Deus, sobre este nosso chão. A Santíssima Trindade é a melhor comunidade, feita união, comunhão e partilha. A partir dela, em conexão permanente com ela, é que seremos bons colaboradores dela para uma sociedade humana mais sadia.

4. Ligando a Palavra com ação litúrgica

Logo mais, nos achegaremos ao altar para celebrar a liturgia eucarística. Aí apresentaremos os dons do pão e do vinho. Sobre estes dons proclamaremos a grande ação de graças pelo mistério da Trindade e por toda a sua obra reveladora e salvadora em favor da humanidade. Em seguida, o próprio corpo do Cordeiro de Deus que tira do pecado mundo será partido, repartido, consumido e assimilado por todos nós, a fim de sermos, também nós, Corpo de Cristo bem unido, comunidade à imagem da Trindade.

Renova-se e se fortalece, assim, em nossa assembleia, a aliança eterna e definitiva entre Deus e nós no corpo entregue e no sangue derramado do Senhor Jesus. Então, depois de saciados por tão grande dádiva, poderemos rezar com confiança: “possa valer-nos, Senhor nosso Deus, a comunidade no vosso sacramento, ao proclamarmos nossa fé na Trindade eterna e santa e na sua indivisível Unidade”.

Nesse mundo dilacerado por discórdias, a nossa comunhão no mistério da Santíssima Trindade, expresso por nossa participação nesta Eucaristia, nos faça, cada vez mais, missionário de unidade e de fraternidade entre os seres humanos, para que todos de fato tenham vida, e vida em abundancia. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário