Como seus amores são belos,minha irmã, noiva minha. Seus amores são melhores do que o vinho, e mais fino que os outros aromas é o odor dos teus perfumes. Por isso Eu quero consumir meus dias, no seu amor! ══════ ღೋ♡✿♡ღೋ═══════

Ani Ledodi Vedodi Li


Mais do que qualquer outro motivo, esta é a razão pela qual quero fazer deste blog um caminho para amarmos mais a Deus, por isso seu nome: “Ani Ledodi Vedodi Li”

Para você entrar em nossos artigos click nas imagens nas laterais e encontrarás os lincks dos artigos postados.

Deus o Abençõe !

E que possas crescer com nossas postagens.

É algo louvável esconder o segredo dos Reis; mas há glória em publicar as obras de Deus!

A Igreja não tem pressa, porque ela possui a Eternidade. E se todas as outras instituições morrem nesta Terra, a Santa Igreja continua no Céu.

Não existem nem tempos nem lugares sem escolhas.

E eu sei quanto resisto a escolher-te.

"Quando sacralizamos alguém essa pessoa permanece viva para sempre!"

Sacralize cada instante de tua vida amando o Amado e no Amado os amados de Deus !


Pe.Emílio Carlos

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Dom do Entendimento

A palavra entendimento deriva do latim en+  tender, 
que significa ir em direção ao interior, ir para dentro.

O ENTENDIMENTO é o impulso dado pelo Espírito Santo para que busquemos com mais profundidade penetrar o mistério de Deus. Todos nós, pelo dom da fé, cremos na revelação divina, mas a nossa compreensão das coisas de Deus será sempre limitada pela nossa condição humana, e por isso, sempre incompleta. É o Espírito Santo que nos estimula a buscar sempre mais, colocando em nossa coração essa predisposição a acolher a revelação que Deus faz de seus desígnios. Este dom lembra-nos as palavras dos discípulos de Emaús, depois de terem reconhecido Jesus ressuscitado: “Não estava ardendo o nosso coração quando Ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?” (Lc 24,32)

Esse estímulo a buscar sempre mais o conhecimento não se dá apenas com relação ao mistério divino. O Espírito Santo também nos impulsiona a aprofundarmos a nossa compreensão das coisas humanas. Através do dom do ENTENDIMENTO entendemos os sinais que Deus deixou na obra da criação, propiciando o progresso científico e tecnológico; e também despertamos profeticamente para elucidar os acontecimentos da nossa história e da nossa sociedade. É pelo dom do ENTENDIMENTO que conseguimos decifrar os sinais dos tempos e descobrir o que Deus quer de nós, no momento que estamos vivendo. Você também, pelo dom do ENTENDIMENTO, compreenderá a circunstância atual da sua vida e saberá o que Deus espera que você faça.



O dom do entendimento, também chamado "dom da inteligência" ou "dom do discernimento" (diferente do discernimento dos espíritos), nos dá uma compreensão profunda das verdades reveladas, sem contudo nos revelar o seu mistério.
Só teremos plena compreensão do mistério quando estivermos face a face com Deus

Faz-nos ver o que é divino sob a aparência do que é material. 
Por exemplo, crer em Jesus vivo e real nas espécies eucarísticas, o pão e o vinho. É bem conhecido o milagre de Lanciano ocorrido no século VIII. Um sacerdote, ao consagrar o pão e o vinho, teve uma dúvida de fé: será que eles realmente se transubstanciariam no corpo e no sangue de Cristo? Ocorreu, então, um milagre. O pão transformou-se em carne e o vinho em sangue. Até os nossos dias podem-se ver, em Lanciano, a carne e as gotas de sangue, sem deterioração, o que é uma confirmação de que Jesus está vivo e ressuscitado!
Pelo dom do entendimento constata-se a graça de Deus nos sacramentos.

Torna-se claro que no visível oculta-se o invisível. No carpinteiro de Nazaré, reconhecer Deus Salvador. Esse dom nos faz ver nos irmãos a pessoa de Jesus Cristo. Paulo se chamava apóstolo abortivo, porque se considerava o menor dos apóstolos e nem se achava digno de ser chamado apóstolo (I Cor 15,8-9). São Francisco queria que os irmãos o pisoteassem. Santa Teresa se achava extremamente pecadora.

Finalmente, através desse dom, passamos a nos conhecer profundamente e a reconhecer a profundidade de nossa miséria

Nenhum comentário:

Postar um comentário