Como seus amores são belos,minha irmã, noiva minha. Seus amores são melhores do que o vinho, e mais fino que os outros aromas é o odor dos teus perfumes. Por isso Eu quero consumir meus dias, no seu amor! ══════ ღೋ♡✿♡ღೋ═══════

Ani Ledodi Vedodi Li


Mais do que qualquer outro motivo, esta é a razão pela qual quero fazer deste blog um caminho para amarmos mais a Deus, por isso seu nome: “Ani Ledodi Vedodi Li”

Para você entrar em nossos artigos click nas imagens nas laterais e encontrarás os lincks dos artigos postados.

Deus o Abençõe !

E que possas crescer com nossas postagens.

É algo louvável esconder o segredo dos Reis; mas há glória em publicar as obras de Deus!

A Igreja não tem pressa, porque ela possui a Eternidade. E se todas as outras instituições morrem nesta Terra, a Santa Igreja continua no Céu.

Não existem nem tempos nem lugares sem escolhas.

E eu sei quanto resisto a escolher-te.

"Quando sacralizamos alguém essa pessoa permanece viva para sempre!"

Sacralize cada instante de tua vida amando o Amado e no Amado os amados de Deus !


Pe.Emílio Carlos

sábado, 8 de dezembro de 2012



2º DOMINGO DO ADVENTO
09 de Dezembro de 2012



“Todas as pessoas verão a salvação de Deus”

Leituras: Baruc 5, 1-9; 
               Salmo 126 (125), 1-2ab.2cd-3.4-5.6 (R/3); 
               Carta de São Paulo aos Filipenses 1, 4-6.8-11; 
               Lucas 3, 1-6.

COR LITÚRGICA: ROXA

Nesta páscoa semanal de Jesus, a voz de João Batista continua clamando no deserto de nossa realidade, convidando-nos à conversão e nos preparando para escutar a Voz do Senhor. Andamos por caminhos tortuosos de injustiça, corrupção e violência. Suplicamos para que Ele venha endireitar nossas estradas e nos ajudar a fazer de nossa terra uma casa de irmãos, um lugar de vida feliz e abundante para todos.

1. Situando-nos

Quando vier pela segunda vez, o Senhor deverá nos encontrar preparados, razão pela qual temos de nos converter, tal como o Batista pregava junto ao rio Jordão.

Será necessário preparar o caminho do Senhor, endireitar suas veredas, aterrar os vales, rebaixar as montanhas e colinas, tornar retas as passagens tortuosas e aplainar os caminhos acidentados. A convocação é para uma mudança radical, conversão de verdade. Mudança de mentalidade e de atitudes profundas.

Se olharmos para a nossa realidade, percebemos tantos “caminhos” que precisam ser endireitados. O Senhor virá e toda a terra verá a salvação, os frutos da justiça irão florescer.

Ele nos dará o dom do discernimento para fazermos opções, de acordo com a proposta do seu Reino. Nesta celebração, renovamos nossa fé no Senhor que não nos abandona jamais.

2. Recordando a Palavra

O texto proposto pelo evangelho de Lucas pertence ao bloco narrativo de preparação para o ministério público de Jesus (3,1-4,13). João Batista é chamado a preparar o caminho do Senhor. O seu ministério está situado num tempo histórico bem determinado (3,1-2), para mostrar que a salvação de Deus se manifesta na realidade humana concreta.

João é o profeta de Deus que inaugura o período do cumprimento de suas promessas, centradas em Jesus. O filho de Zacarias, aquele que foi lembrando por Deus, instaura o novo tempo de salvação. O chamado de João recorda o do profeta Jeremias: “Antes de formar-te no seio de tua mãe, eu te conhecia, antes de saíres do ventre, eu te consagrei e te fiz profeta para as nações” (Jr 1,5).

O precursor do Messias começa sua atuação no deserto, lugar do êxodo da escravidão para a vida nova. João percorre a região do Jordão e sua palavra profética convida à conversão, a uma mudança de atitudes.

O seu batismo expressa a disposição interior de caminhar na vida nova, proporcionada pela experiência da salvação. Sua missão prepara o povo para acolher o Reino de Deus, revelado plenamente em Jesus.

Lembrando a mensagem profética de segundo Isaías, que havia sustentado a esperança dos exilados, João é a voz que clama no deserto: “Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas. As passagens tortuosas serão endireitadas. Todas as pessoas verão a salvação de Deus” (3,4-6; Is 40, 3-4).

Trata-se de uma mudança radical de vida para acolher o dom gratuito da salvação, oferecido a todas as pessoas em Cristo.

Baruc, na primeira leitura, apresenta uma mensagem de esperança, convidando a mudar a veste, como sinal da libertação que está surgindo. Durante os ritos de lamentações, as vestimentas eram substituídas por vestes de saco (Gn 37,34). Jerusalém, iluminada pela luz do Senhor, o Sol nascente. Veste o manto da justiça e recebe um nome novo: “Paz na justiça e glória na piedade”. 

Com a esperança profética do segundo Isaías, Baruc descreve a nova estrada no deserto, o caminho do encontro com Deus, que leva a “abaixar os montes, as colinas, encher os vales, até plainar o solo, para que o povo caminhe com segurança”. O solo árido é transformado pelas chuvas, e a caminhada de esperança pela presença do Senhor que guia para um novo êxodo com sua justiça e misericórdia.

O Salmo 126 (125) celebra a alegria e a gratidão pela volta dos exilados. A linguagem da semeadura e do crescimento da planta descreve a mudança da situação, proporcionada pela bondade do Senhor. A lembrança das intervenções salvíficas de Deus no passado suscita a esperança na ação que continua no presente.

A segunda leitura pertence à ação de graças que Paulo eleva a Deus pela participação dos filipenses no anúncio do evangelho. A comunidade compartilha a alegria e o sofrimento por causa da Boa Nova de Jesus. A evangelização é obra da ação do Senhor que levará à perfeição o trabalho começado.

Com a ternura de Cristo, Paulo suplica que “o amor cresça sempre mais, em todo conhecimento e experiência, para discernir o que é melhor” (1,9-10). Assim, as pessoas podem esperar a vinda do Senhor, plenas dos frutos da justiça. A vida ética torna-se o fruto do novo relacionamento com Deus.

3. Atualizando a Palavra

Hoje o Senhor nos chama a preparar o caminho, de maneira especial através da mensagem e do testemunho de João Batista. O apelo à conversão, “metanoia”, em grego, convida a uma mudança na forma de viver, de pensar e de agir, para seguir com radicalidade o projeto de Deus a serviço da vida. Um novo céu e uma nova terra surgem a partir da transformação do nosso coração.

João vem do deserto, lugar de encontro com Deus, para convidar a preparar o caminho, a endireitar as veredas, para fazer a experiência da salvação. É necessário disponibilidade interior para acolher o dom gratuito do amor de Deus, revelado em Jesus. O Reino de justiça inaugurado com a vida e a entrega de Jesus nos compromete a trabalhar em prol de sua realização plena.

Somos chamados a vestir o manto da justiça e da misericórdia, a levantar e a subir ao alto, para perceber os sinais de libertação que estão chegando com o Messias Salvador.

É preciso preparar o caminho para que a “Paz na justiça” se manifeste plenamente. Os gestos de amor solidário nos mantêm no caminho de Jesus, na fidelidade aos valores do Evangelho.

Eusébio, bispo de Cesaréia, em seu comentário sobre o profeta Isaías, afirma: “uma voz clama no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, aplainai a estrada de nosso Deus’ (Is 40,3). A voz ordena que se prepare um caminho para a Palavra de Deus e se aplainem os terrenos escarpados e ásperos, a fim de que o nosso Deus possa entrar quando vier. Preparai o caminho do Senhor (Mc 1,3): é esta a pregação evangélica que traz um novo consolo e deseja, ardentemente, que o anúncio da salvação de Deus chegue a todos os homens. Sobe a um alto monte tu que trazes a Boa Nova a Sião. Levanta com força a voz, tu, que trazes a Boa Nova a Jerusalém (Is 40,9). E o que significa anunciar a Boa Nova? É proclamar a todos os homens e às cidades a vinda de Cristo na terra” (Liturgia das Horas, volume I, PP. 167-168).

4. Ligação com ação litúrgica

Cristo está no meio de nós, nos reúne e ainda reparte conosco sua Palavra e seu próprio Corpo e Sangue.

Orientados pela Palavra de vida e salvação, renovamos nossa fé no Reino de Deus, com o coração convertido e dispostos a trabalhar, para que a Boa Notícia seja anunciada a todos. Só seremos capazes de tal prática, auxiliados pela misericórdia do Senhor que nos dá sabedoria para discernirmos o que é melhor.

O pão da vida nos alimenta e nos revigora para trilharmos as “regiões” do nosso interior, da nossa sociedade, do nosso mundo, sendo sinal visível de conversão no nosso dia-a-dia, com espírito vigilante, até a feliz realização de seu Reino.

Vivamos intensamente este tempo de advento, pois o Senhor vem nos salvar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário