Como seus amores são belos,minha irmã, noiva minha. Seus amores são melhores do que o vinho, e mais fino que os outros aromas é o odor dos teus perfumes. Por isso Eu quero consumir meus dias, no seu amor! ══════ ღೋ♡✿♡ღೋ═══════

Ani Ledodi Vedodi Li


Mais do que qualquer outro motivo, esta é a razão pela qual quero fazer deste blog um caminho para amarmos mais a Deus, por isso seu nome: “Ani Ledodi Vedodi Li”

Para você entrar em nossos artigos click nas imagens nas laterais e encontrarás os lincks dos artigos postados.

Deus o Abençõe !

E que possas crescer com nossas postagens.

É algo louvável esconder o segredo dos Reis; mas há glória em publicar as obras de Deus!

A Igreja não tem pressa, porque ela possui a Eternidade. E se todas as outras instituições morrem nesta Terra, a Santa Igreja continua no Céu.

Não existem nem tempos nem lugares sem escolhas.

E eu sei quanto resisto a escolher-te.

"Quando sacralizamos alguém essa pessoa permanece viva para sempre!"

Sacralize cada instante de tua vida amando o Amado e no Amado os amados de Deus !


Pe.Emílio Carlos

sábado, 15 de dezembro de 2012



3º DOMINGO DO ADVENTO
16 de dezembro de 2012





“Alegrai-vos! O Senhor está próximo”

Leituras: Sofonias 3, 14-18a; 
Salmo: Isaías 12, 2-3.4bcd.5-6 (R/6); 
Carta de São Paulo aos Filipenses 4, 4-7; 
Lucas 3, 10-18.

COR LITÚRGICA: ROXA

O terceiro Domingo do Advento é conhecido como “Domingo da Alegria”. O mundo em que vivemos está carente de alegria. A depressão tornou-se a doença dos tempos modernos. Muitos, na ânsia de ter alegria, agarram-se a coisas e pessoas que, no máximo só lhes conseguem proporcionar momentos fugazes de prazer. Nossa verdadeira alegria encontra-se no Senhor: “Alegrai-vos sempre no Senhor. De novo eu vos digo: alegrai-vos! O Senhor está perto” (Fl 4, 4.5).

1. Situando-nos

Alegrai-vos! O Senhor está próximo! Nesta certeza, celebramos o terceiro domingo do advento, chamado o “domingo da alegria”. Há muitas definições de alegria, uma delas é a manifestação de contentamento e júbilo.

Estamos em tempo de preparação e espera. Mas a liturgia, hoje, nos convida a uma espera alegre. O “Prometido” está para chegar, por isso, somos tocados por uma alegre exultação. O “Esperado” se aproxima, e mesmo em meio à dor, somos convidados a cantar de alegria e rejubilar.

Nos tempos da ditadura militar brasileira, uma música de Caetano Veloso retratou a luta do povo brasileiro em prol da democracia e da liberdade de expressão. Mesmo em meio à dor, Caetano exaltou a felicidade e a alegria com a música “Alegria, alegria”, chamando o povo sofrido à vida e denunciando a morte.

Hoje há tantas situações que precisam da alegria, mas, desta alegria que é o próprio “Esperado” que vem e transforma nossas vidas: a guerra em paz, a fome em fartura, a desolação em consolo, o ódio em amor, o desespero em esperança, as trevas em luz... .

Perante a proximidade da vinda do Senhor, somos convidados a mudar de atitudes e comportamentos. Madre Teresa de Calcutá dizia “... sermos felizes com Deus agora significa: amar como Ele ama, ajudar como Ele ajuda, dar como Ele dá, servir como Ele serve, salvar como Ele salva, ficar vinte quatro horas com Ele, encontrá-lo em suas tristes aparências”.

2. Recordando a Palavra

No evangelho de hoje, as pessoas que estão à margem da sociedade acolhem a palavra de Deus anunciada por João. “Que devemos fazer?”, perguntam as multidões, os publicanos e os soldados.

A resposta do precursor de Jesus exige radicalidade a ser demonstrada no cuidado abnegado dos irmãos necessitados. João, seguindo a tradição dos profetas antigos, mostra que a conversão consiste em praticar a justiça e a fraternidade (3,10-14).

A pregação de João apresenta elementos que Jesus, também, utilizará em seu ensinamento. Quem compartilha metade de suas roupas, e metade de seu alimento, é como Zaqueu que partilha metade de seus bens com os pobres (19,8).

Os publicanos, discriminados por coletarem os impostos para os romanos, acolhem a mensagem de Jesus (5,27-29; 15,1). Os soldados, desprezados por servir o Império, se deixam tocar pelo evangelho de Cristo (7,1-10; 23,47).

A ação e o testemunho de João fazem renascer a expectativa da vinda do Messias, isto é, o Ungido de Deus, para restaurar a vida do povo. Mas, João é o precursor e se considera inferior ao escravo mais humilde, encarregado de desatar as correias das sandálias.

O batismo de João simboliza a conversão e prepara para receber o definitivo em Cristo. Como Messias, “Jesus batizará com o Espírito Santo e com fogo”, realizando plenamente as promessas da salvação.

A imagem da pá, separando os grãos de trigo da palha, acentua o sentido radical do anúncio profético de esperança que prepara o tempo novo, Jesus de Nazaré, o Messias, o Enviado de Deus, traz a Boa Nova da salvação, transformando as situações que impedem o crescimento do Reino. Sua presença libertadora proclama a chegada do Reino de Deus que proporciona alegria e paz, sobretudo às pessoas marginalizadas.

A profecia de Sofonias, na primeira leitura, convida à alegria e ao júbilo, pois o Senhor manifestou sua presença de salvação no meio do povo. A sentença foi revogada e foram afastados os poderosos opressores que causaram destruição e exílio.

A ação do Senhor suscita novas lideranças, a partir de um povo pobre e humilde que confia na sua presença de amor. A presença do Senhor consola e encoraja na missão de reconstruir a identidade e o país: “Não temas porque o Senhor está no meio de ti. Ele se compadece, ama e se alegra por ti, como nos dias de festa”.

O salmo é o cântico de Isaías 12, uma ação de graças ao Senhor, que se revela como salvação no meio povo. A experiência de “beber no manancial da salvação”, na fonte onde jorra a verdadeira vida, leva a divulgar as maravilhas do Deus Salvador por toda a terra.

Na segunda leitura, Paulo convida os filipenses a exultar de alegria, pois o Senhor está próximo. O apóstolo ensina a testemunhar o evangelho com alegria, em meio às provações, à experiência da prisão, por causa de Cristo (1,12-26).

A comunidade, enquanto aguarda a vinda do Senhor, deve ser identificada pela bondade e pelo amor solidário. É chamada a confiar suas necessidades ao Senhor em oração, súplica e ação de graças, confiando plenamente em sua palavra. A paz de Deus, que ultrapassava toda compreensão humana, guarda o coração e os pensamentos em Cristo Jesus.

3. Atualizando a Palavra

Este é o domingo “Gaudete”, isto é, da alegria, pois “o Senhor está próximo”. Sua salvação já está atuando em nosso meio pela ação do Espírito Santo, fortalecendo a nossa missão a serviço da vida. João Batista nos chama a uma conversão autêntica, manifestada com frutos de justiça e de fraternidade.

O apelo do precursor do Messias leva a assumir atitudes essenciais que consistem em compartilhar roupas e comida, ou seja, os bens que possuímos; a não praticar injustiças, extorsões; a não oprimir, abusando do poder e acusando falsamente.

Trata-se de uma conversão pessoal e social para acolher Jesus Cristo, Palavra do Pai, que vem revelar o seu nome.

Santo Agostinho, num de seus sermões, dizia: “João era a voz, mas o Senhor, no princípio, era a Palavra (Jo 1,1). João era a voz passageira, Cristo, a Palavra desde o princípio. João é a voz do que grita no deserto, do que rompe o silêncio. Aplainai o caminho do Senhor, como se dissesse: ‘Sou a voz que se faz ouvir apenas para levar o Senhor aos vossos corações. Mas ele não se dignará vir aonde o quero levar, se não preparardes o caminho’. Imitai o exemplo de João. Julgam que é o Cristo e ele diz não ser aquele que julgam. Se tivesse dito: ‘Eu sou o Cristo’, facilmente teriam acreditado nele, pois já era considerado como tal antes que o dissesse. Mas não disse; pelo contrário, reconheceu o que era, disse o que não era, foi humilde. Viu de onde lhe vinha a salvação; compreende que era uma lâmpada”.

A exortação da liturgia de hoje é parte integrante da mensagem da alegria e salvação, que vem de Deus. É necessário manifestar nossa alegria na retidão e na bondade de nossa forma de viver.

A proximidade do Senhor, a sua presença em nosso meio, nos proporciona viver na alegria, na tranquilidade, na oração e na paz. A transformação pessoal nos compromete a tornar as estruturas deste mundo mais de acordo com o Evangelho e o Reino de Deus.

4. Ligação com ação litúrgica

“Alegrai-vos irmãos no Senhor, sem cessar eu repito alegrai-vos... perto está o Senhor...”, assim iniciamos cantando, neste domingo do advento.

A Palavra nos traz alento, conforto e nos encoraja a assumir a proposta do Reino, mudando atitudes contrárias à vida. Renovados por esta Palavra de salvação, podemos exultar e dar graças ao Senhor, Pai santo, Deus eterno, pois Jesus foi predito por todos os profetas, esperado com amor de mãe pela Virgem Maria, foi anunciado e, mostrado presente no mundo por João Batista.

Hoje a nós é dada a alegria de entrarmos no mistério do seu Natal, para que sua chegada nos encontre vigilantes na oração e celebrando os seus louvores (cf. Prefácio do Advento II).

O Senhor é nossa força e nos faz beber no manancial da salvação. É preciso dizer aos desanimados: coragem, não temais; eis que chega o nosso Deus, ele mesmo vai salvar-nos (antífona da comunhão). De fato, as mesas onde o Senhor oferta sua vida nos reanima e nos fortalece para guardamos nossos corações e pensamentos no Cristo Jesus, adquirindo os seus sentimentos e atitudes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário