Meditação
A ferida pelo pecado, precisa de misericórdia e redenção.
“O bom anúncio do Evangelho consiste precisamente nisto: na oferenda da graça de Deus ao pecador! Noutro texto, com a célebre parábola do fariseu e do publicano que foram ao Templo para rezar, Jesus indica inclusivamente um anônimo publicano como exemplo apreciável de confiança humilde na misericórdia divina: enquanto o fariseu se vangloria da própria perfeição moral, ’o cobrador de impostos... nem sequer ousava levantar os olhos para o céu, mas batia no peito, dizendo: ’Ó Deus, tem piedade de mim, que sou pecador’’. E Jesus comenta: ’Digo-vos: Este voltou justificado para sua casa, e o outro não. Porque todo aquele que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado’ (Lc 18, 13-14). Na figura de Mateus, portanto, os Evangelhos propõem-nos um verdadeiro e próprio paradoxo: quem aparentemente está afastado da santidade pode até tornar-se um modelo de acolhimento da misericórdia de Deus e deixar entrever os seus maravilhosos efeitos na própria existência” (Bento XVI, Audiência, 30 de agosto de 2006).
Reflexão
“A humildade é a virtude pela qual a pessoa humana se situa na verdade do seu próprio ser em suas relações com Deus, com os outros e consigo mesma. É a verdadeira pobreza de espírito, que leva o homem a considerar sua realidade de criatura, radicalmente dependente de Deus em seu ser e em suas obras, que recebeu tudo do amor do seu Criador e que, ferida pelo pecado, precisa de misericórdia e redenção”
Propósito
Meditar uma Vía crucis refletindo sobre as pequenas ou grandes falhas que cometo.
Diálogo com Cristo
Neste dia, peço-te, Jesus, que intercedas por mim diante de nosso Deus e Senhor, porque preciso crescer na humildade para nunca mais repetir a atitude do fariseu do Evangelho.
Sou nada sem Ti, mas posso ser tudo com tua graça. Que realidade misteriosa e maravilhosa!
“Aproxima-te do Sacrário com simplicidade e humildade, apresenta-te a Cristo como és, homem com problemas e dificuldades, para que Cristo vá te educando, te modelando”
Nenhum comentário:
Postar um comentário