Como seus amores são belos,minha irmã, noiva minha. Seus amores são melhores do que o vinho, e mais fino que os outros aromas é o odor dos teus perfumes. Por isso Eu quero consumir meus dias, no seu amor! ══════ ღೋ♡✿♡ღೋ═══════

Ani Ledodi Vedodi Li


Mais do que qualquer outro motivo, esta é a razão pela qual quero fazer deste blog um caminho para amarmos mais a Deus, por isso seu nome: “Ani Ledodi Vedodi Li”

Para você entrar em nossos artigos click nas imagens nas laterais e encontrarás os lincks dos artigos postados.

Deus o Abençõe !

E que possas crescer com nossas postagens.

É algo louvável esconder o segredo dos Reis; mas há glória em publicar as obras de Deus!

A Igreja não tem pressa, porque ela possui a Eternidade. E se todas as outras instituições morrem nesta Terra, a Santa Igreja continua no Céu.

Não existem nem tempos nem lugares sem escolhas.

E eu sei quanto resisto a escolher-te.

"Quando sacralizamos alguém essa pessoa permanece viva para sempre!"

Sacralize cada instante de tua vida amando o Amado e no Amado os amados de Deus !


Pe.Emílio Carlos

quarta-feira, 7 de março de 2012

SERVIR: ATITUDE BÁSICA DO SER HUMANO

“Eu, porém, estou no meio de vós como aquele que serve!” (Lc. 22,27)

Quando o tema é Igreja, um dos pontos essenciais que deve permear nossas reflexões é o do SERVIÇO. Servir é uma das atitudes básicas do ser humano. Uma pessoa sadia não tem grandes dificuldades de sair de si mesmo e ir ao encontro das necessidades dos outros (alteridade).
Nessa tarefa, todos nós podemos colaborar pois, como nos diz um ditado popular: “Ninguém é tão rico que não necessite de algo e ninguém que seja tão pobre que não tenha algo para dar”.

A Igreja é servidora por excelência. Diante da acusação de alguns intelectuais de que a Igreja está fechada em si mesma, que ela se auto-promove perante o mundo, gostaríamos de frizar que o objetivo da Igreja não é ela mesma mas o anúncio de Cristo e de sua Salvação oferecida a todos os homens.
A Igreja também luta pela promoção e dignidade do ser humano, bem como pelo resgate dos valores inerentes à vida humana, principalmente em uma sociedade como a nossa em quem tais valores são negados.
Ao refletir sobre o serviço na Igreja precisamos começar falando do fundamento da Igreja, o próprio Cristo Jesus.

Foi ele quem por primeiro, através de seus gestos e palavras, manifestou seu profundo amor ao próximo quando, desprendo-se de si, colocava-se em atitude de acolhimento e serviço a todos aqueles enfermos e atormentados que com o coração sincero o procuravam. “ Eu vim para que tenham vida , e a tenham em abundância” ( Jo 10,10).
Para melhor enfatizar com deveria ser vivenciado pelos seus seguidores o amor-ágape, o amor-serviço, antes de sua Paixão em que se entregaria totalmente por amor aos homens, num gesto profético e de grande significado, Jesus que é Mestre e Senhor coloca-se como SERVO de todos e lava os pés de seus discípulos.

“ Eu lhes dei um exemplo: vocês devem fazer a mesma coisa que eu fiz. Se vocês compreenderem isso e o puserem em prática, serão felizes.” (Jo 13, 15-17).
A Igreja aprendeu do próprio Cristo que é preciso se colocar a disposição dos homens, ir ao encontro de suas necessidades levando a todos a salvação e a esperança, principalmente nos momentos de maiores dificuldades. Com Cristãos não podemos ficar indiferentes diante dos sofrimentos alheios. “ As alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos os que sofrem, são também as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos discípulos de Cristo”. (Gaudium et Spes 1.)

Enquanto estrutura viva e dinâmica, a Igreja possui vários serviços, carismas e ministérios; há graus maiores e menores quanto a responsabilidade, há serviços e funções abertas aos leigos (catequese, piedade, promoção humana e social) e outras reservadas apenas aos membros da hierarquia (sacramentos da Eucaristia e Reconciliação).
Na hierarquia eclesiástica há os que zelam pela unidade dos cristãos, guardam a moral e os costumes e a fé apostólica (bispos); há aqueles que anunciam a Palavra ( presbíteros); os que servem o altar e se colocam a serviço da caridade (diáconos).
É bom lembrar que a dignidade do cristão não está na função ou ministério que desempenha, mas no Batismo. Por meio do batismo somos incorporados à Cristo e à sua Igreja e, com nossas vidas, colaboramos para a edificação do Corpo Místico de Cristo, que é a Igreja. Como nos diz um sábio sacerdote próximo de nós, “Na Igreja ninguém é insubstituível, porém todos são indispensáveis”.

Diante da grande variedade de ministérios na Igreja, como estamos refletindo especificamente sobre o serviço, gostaríamos de falar um pouco sobre os diáconos, visto que o serviço é a marca principal de seu ministério. Segundo a Constituição Dogmática Lumem Gentium , os diáconos “servem o povo de Deus na diaconia da liturgia, da palavra e da caridade.
O diácono deve administrar solenemente o batismo, conservar e distribuir a Eucaristia, assistir e abençoar o matrimônio, levar o Viático aos moribundos, ler a Escritura aos fiéis, instruir e exortar o povo, presidir ao culto e às orações dos fiéis, administrar os sacramentais, oficiar exéquias e enterros”. (LG 73).

São Policarpo de Esmirna ainda exorta os diáconos para que no seu ministério: “ Misericordiosos e diligentes, procedam de harmonia com a verdade do Senhor que se fez servidor de todos”.
Servir é vocação de todo homem, principalmente dos que levam o nome de cristãos. Como Igreja devemos servir a humanidade anunciando ao mundo Cristo e seu Reino. Através de nossas vidas, precisamos testemunhar a presença amorosa e salvadora de Deus que sempre vem ao encontro de seus filhos e nunca os abandona.

COMUNIDADE CORPUS CHRISTI

Nenhum comentário:

Postar um comentário