Meditação |
Uma exortação ao amor.
Evangelho
São Lucas 16, 19-31
Naquele tempo, Jesus disse aos fariseus: Havia um homem rico, que se vestia com roupas finas e elegantes e dava festas esplêndidas todos os dias. Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, ficava sentado no chão junto à porta do rico. Queria matar a fome com as sobras que caíam da mesa do rico, mas, em vez disso, os cães vinham lamber suas feridas. Quando o pobre morreu, os anjos o levaram para junto de Abraão. Morreu também o rico e foi enterrado. Na região dos mortos, no meio dos tormentos, o rico levantou os olhos e viu de longe Abraão, com Lázaro ao seu lado. Então gritou: ‘Pai Abraão, tem compaixão de mim! Manda Lázaro molhar a ponta do dedo para me refrescar a língua, porque sofro muito nestas chamas’. Mas Abraão respondeu: ‘Filho, lembra-te de que durante a vida recebeste teus bens e Lázaro, por sua vez, seus males. Agora, porém, ele encontra aqui consolo e tu és atormentado. Além disso, há um grande abismo entre nós: por mais que alguém desejasse, não poderia passar daqui para junto de vós, e nem os daí poderiam atravessar até nós’. O rico insistiu: ‘Pai, eu te suplico, manda então Lázaro à casa de meu pai, porque eu tenho cinco irmãos. Que ele os avise, para que não venham também eles para este lugar de tormento’. Mas Abraão respondeu: ‘Eles têm Moisés e os Profetas! Que os escutem!’ O rico insistiu: ‘Não, Pai Abraão. Mas se alguém dentre os mortos for até eles, certamente vão se converter’. Abraão, porém, lhe disse: ‘Se não escutam a Moisés, nem aos Profetas, mesmo se alguém ressuscitar dos mortos, não acreditarão’
Oração introdutória
Senhor ajuda-me a saber prestar atenção nos outros para poder viver a caridade. Que esta oração me ajude a compreender que a autêntica caridade cristã é aquela que se dirige a todos sem distinções, é aquela que vai até as últimas consequências, é aquela que não tem medida.
Petição
Jesus, que eu não seja surdo nem indiferente às necessidades físicas, morais e espirituais dos outros.
Meditação
Reflexão apostólica
“À novidade da vida em Cristo se opõe, como principal inimigo, o egoísmo. Triste herança do pecado original, o egoísmo consiste em antepor o próprio eu – com seus interesses, paixões, desejos, gostos ou caprichos – ao amor de Deus e ao próximo. O egoísmo constitui não somente a raiz da desordem moral em cada ser humano, mas também a verdadeira fonte de inúmeros males que atingem o mundo, como a injustiça social, a violência e a ruína moral”
Propósito
Ter um propósito concreto que me faça ser menos como o “homem rico” e mais como “Lázaro”.
Diálogo com Cristo
Jesus faça com que eu seja um apóstolo de tua Igreja. Que saiba colocar todo meu esforço para que surja uma civilização caracterizada pela justiça e pela caridade. Que saiba renunciar ao egoísmo e que nunca esbanje meus poucos ou muitos bens, mas que generosamente os coloque à disposição para ajudar os outros. Dá-me as graças que necessito para encarnar na minha vida diária a caridade e transformar a sociedade em que vivo, por meio de minha missão em tua Igreja e no nosso apostoloado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário