Como seus amores são belos,minha irmã, noiva minha. Seus amores são melhores do que o vinho, e mais fino que os outros aromas é o odor dos teus perfumes. Por isso Eu quero consumir meus dias, no seu amor! ══════ ღೋ♡✿♡ღೋ═══════

Ani Ledodi Vedodi Li


Mais do que qualquer outro motivo, esta é a razão pela qual quero fazer deste blog um caminho para amarmos mais a Deus, por isso seu nome: “Ani Ledodi Vedodi Li”

Para você entrar em nossos artigos click nas imagens nas laterais e encontrarás os lincks dos artigos postados.

Deus o Abençõe !

E que possas crescer com nossas postagens.

É algo louvável esconder o segredo dos Reis; mas há glória em publicar as obras de Deus!

A Igreja não tem pressa, porque ela possui a Eternidade. E se todas as outras instituições morrem nesta Terra, a Santa Igreja continua no Céu.

Não existem nem tempos nem lugares sem escolhas.

E eu sei quanto resisto a escolher-te.

"Quando sacralizamos alguém essa pessoa permanece viva para sempre!"

Sacralize cada instante de tua vida amando o Amado e no Amado os amados de Deus !


Pe.Emílio Carlos

quinta-feira, 17 de maio de 2012




O Anjo do Senhor anunciou a Maria? 
parte I

 O anjo anunciou a Maria rezamos tantas vezes a Oração do Angelus e lemos o texto da Anunciação a Maria em tantas Festas, que já teremos a Encarnação do Verbo como um facto histórico adquirido com todos aqueles pormenores. E se alguém nos provar que Lucas teceu a sua narrativa num esquema literário anterior e conhecido? Nem perdemos a dimensão do mistério, nem Deus e o homem saem menos dignificados.

A audácia de Zefirelli

 Quando o produtor cinematográfico Franco Zefirelli filmou um dos seus mais conhecidos filmes, o já clássico “Jesus de Nazaré”, muitos pensaram que se tinha atrevido demasiado. Embora esteja concebida com uma rara sensibilidade, contudo, na cena da anunciação vê-se uma cândida Maria acordar assustada à meia-noite, e enquanto um raio de luz, evidentemente sobrenatural, entra pela janela do seu quarto, a jovem começa um misterioso diálogo sobre a futura conceção de seu Filho Jesus.

 Mas com quem fala Maria? Aqui entra a grande ousadia de Zefirelli: com ninguém! É só ela a perguntar e só ela a responder-se, sem a presença de nenhum outro interlocutor. De uma só penada, o produtor italiano tinha feito desaparecer o popular anjo Gabriel!

 Os católicos criticaram o filme impiedosamente: era uma irreverência, uma mutilação inaceitável do evangelho, que atentava contra a verdadeira fé católica. E o caso não era para menos. Tinha sido suprimido um dos personagens mais singulares do Novo Testamento: o omnipresente anjo que estamos habituados a ver em todas as pinturas ou cenas da anunciação. Aquele a quem, desde crianças, nos habituámos a nomear, quando rezamos o angelus: «O anjo do Senhor anunciou a Maria...»; o maior comunicador da História.

Sim. Zefirelli tinha-se atrevido demais.
 
Como é que transcendeu

 Mas há um pormenor que sempre chamou a atenção na anunciação do anjo a Maria (Lc 1,26-38). Como é que Lucas, o único evangelista a falar do assunto, conseguiu informar-se? Ter-lho-á contado a Virgem Maria, protagonista exclusiva, ou alguém a quem ela o tivesse dito.
 Mas podemos perguntar-nos: andaria Maria a contar as suas intimidades? Condiz com aquela jovem humilde e calada, que meditava todas as suas coisas guardando-as em seu coração (Lc 2,19.51), referir o diálogo secreto que ela e o anjo tiveram em privado? Andaria a fazer alarde com o relato de como Gabriel entrou a voar pela janela da sua casa, e a felicitou por ser a única mulher privilegiada aos olhos de Deus, quando nem sequer a José o quis contar?
 A dúvida não reside apenas aqui. Também os elementos da narrativa parecem não ser muito históricos, mas antes vagos e indefinidos.
 
Para que se note a gravidez

 Alguém poderá pensar que o pormenor de o anjo visitar Maria quando a sua parente Isabel estava grávida de seis meses é muito concreto, e parece ser histórico. Mas, vendo bem, trata-se de um complemento literário. 
Se o anjo dá a   Maria o sinal de que Isabel, «apesar da sua velhice, também está grávida», a razão do sexto mês é evidente: a gravidez de Isabel deve servir-lhe como testemunho para acreditar, e os sinais externos de uma gravidez não saltam à vista até ao sexto mês. Se o anjo tivesse aparecido antes no relato, Maria não teria podido comprovar a veracidade do sinal. 

O pormenor, pois, não pretende indicar uma data histórica, mas tem apenas a intenção de nos dizer que as palavras do anjo eram verdadeiras e podiam ser verificadas.

Por isso atualmente os biblistas defendem que Lucas, ao narrar o fato da anunciação, contou algo real, que na verdade tinha ocorrido, mas fê-lo com uma cena criada por ele.

Um diálogo repetido

Que a narração é uma construção artificial nota-se quando constatamos que os elementos do diálogo entre Gabriel e Maria estão copiados de outros “anúncios” do Antigo Testamento.

A saudação «alegra-te» (v.28) está tirada do profeta Sofonias (3,14). A expressão «O Senhor está contigo» é do livro dos Juízes (6,12), quando um anjo aparece a Gedeão. «Não temas» (v.30) é a frase que o anjo Gabriel diz a Daniel ao apresentar-se (Dn 10,12). «A Deus nada é impossível» (v.37) encontramo-lo em Génesis 18,14 quando um anjo anuncia a Abraão que lhe nascerá um filho.

A mensagem do anjo a Maria «conceberás e darás à luz um filho ao qual porás o nome...» (v.31) é a frase do anjo a Agar, escrava de Abraão (Gn 16,11). E a continuação «ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, o Senhor lhe dará o trono de David, seu pai, reinará sobre a casa de Jacob pelos séculos, e o seu reino não terá fim» (v.32-33) alude claramente à profecia de Natan ao rei David, prometendo-lhe, em nome de Deus, um sucessor no trono e o reinado eterno da sua linhagem (2 Sm 7,12-16).

Quer isto dizer que Lucas compilou frases importantes do Antigo Testamento relativas a intervenções de Deus na História, e com elas teceu um relato sobre a maior das intervenções divinas na humanidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário