A maneira como lidamos com cada uma em particular fará a diferença em nossa estrutura emocional.
Tudo que pensamos em fazer é com intuito de convergir para um resultado. Encontrar a alma gêmea, constituir família, ser empresário, viajar pelo mundo, conseguir a vida eterna, enfim, são tantas intenções de resultados que muitas vezes a ansiedade parece nos roubar de nós.
O ser humano precisa de objetivos, ele anseia de uma visão do que realmente quer a curto, médio e longo prazo e a partir do estabelecimento de sua missão, ou seja, o que farei, que passos darei para chegar lá, assim experimentar o processo para conseguir os resultados almejados.
Porém, parece paradoxal o que vou dizer, mas o processo importa para nossa vida quatro vezes mais que o resultado em si. É a preparação, a caminhada, vitória ou derrota de situações da vida, sem pular nada, que Deus vai construindo nossa estrutura emocional para lidar com os mais diversos desafios que se colocam à nossa frente.
Muitas vezes bons, outros, aparentemente dolorosos, mas todos têm um propósito que é invisível ao nosso coração: fazer-nos crescer emocionalmente.
Alcançar o resultado é desejável, mas não deveria ocupar nossa mente vinte e quatro horas do dia.
É através do processo que iremos nos preparar para ser o melhor pai, o mais assertivo empresário e nos transformarmos no caráter que Deus pede de nós.
E quando o resultado não vem como planejamos?
Perdi a pessoa que mais amava, meu casamento não deu certo, não consegui construir a empresa que pretendia, o que fazer?
Muitos se sentem frustrados, derrotados, vivem de remorso e se culpam às vezes a vida toda, se definhando no âmago de suas almas, porém essa não deveria ser a reação comportamental às aparentes derrotas.
Devemos recordar que o processo experimentado nos dará todos os subsídios e suporte para que da próxima vez ao tentarmos, teremos maiores condições de chegar lá e não duvide, você chegará se continuar investindo mais e mais no processo.
Por isso que nosso Deus nos deu uma valiosa orientação: “viva só o dia de hoje”.
Como Santa Teresinha : "Eu só tenho hoje para amar"! "Minha vida é um instante!"
Sugiro que cesse seus pensamentos só no resultado ou na falta de, pois quem só pensa e não age, tende a viver uma vida em constante balanço, vai e volta, e nunca sai do lugar.
Que Deus possa orientar sua vida a experimentar mais processos, enxergá-los como valiosos e não deixar sua alma ansiosa para atingir logo o resultado, porque no final de tudo o que realmente importa é o processo.
A†Ω
Nenhum comentário:
Postar um comentário