Cristo quer tornar-se um de nós.
– BATISMO DO SENHOR.
São Marcos 1, 7-11
Naquele tempo, João pôs-se a proclamar: "Depois de mim vem outro mais poderoso do que eu, ante o qual não sou digno de me prostrar para desatar-lhe a correia do calçado. Eu vos batizei com água; ele, porém, vos batizará no Espírito Santo." Ora, naqueles dias veio Jesus de Nazaré, da Galileia, e foi batizado por João no Jordão. No momento em que Jesus saía da água, João viu os céus abertos e descer o Espírito em forma de pomba sobre ele. E ouviu-se dos céus uma voz: "Tu és o meu Filho muito amado; em ti ponho minha afeição."
Oração introdutória
Jesus obrigado pelo dom do meu batismo e pela imensa alegria de ter este tempo contigo a sós na oração. Permite que possa conhecer-te profundamente porque quero saber esperar em Ti mais firmemente. Quero amar-te com mais convicção para aproveitar meu tempo na construção do teu Reino.
Petição
Jesus, dá-me o grande dom de saber aproveitar meu tempo para fazer o bem aos outros.
Meditação
“Jesus foi da Galileia ao rio Jordão, para ser baptizado por João; com efeito, de toda a Palestina acorriam para ouvir a pregação deste grande profeta, o anúncio do advento do Reino de Deus, e para receber o batismo, ou seja, para se submeter àquele sinal de penitência que chamava à conversão do pecado. Embora se chamasse batismo, ele não tinha o valor sacramental do rito que hoje celebramos; com efeito, como bem sabeis, é com a sua morte e ressurreição que Jesus institui os Sacramentos e faz nascer a Igreja. O batismo administrado por João era principalmente um ato penitencial, um gesto que convidava à humildade diante de Deus, para um novo início: mergulhando na água, o penitente reconhecia que tinha pecado, implorava de Deus a purificação das próprias culpas e era convidado a mudar os comportamentos equívocos. [...] O batismo de Jesus, que hoje recordamos, insere-se nesta lógica da humildade: é o gesto daquele que quer tornar-se um de nós, que se põe em fila juntamente com os pecadores; Ele, que é sem pecado, deixa-se tratar como pecador (cf. 2 Cor 5, 21), para carregar nos seus ombros o peso da culpa da humanidade inteira” (Bento XVI, Homilia, 9 de janeiro de 2011).
Reflexão apostólica
“A Igreja se alegra pela diversidade de carismas com que o Espírito Santo a embeleza e procura contribuir para o crescimento da comunhão eclesial. Por isso, anima seus membros a fomentarem o apoio, a estima e a colaboração, partindo do próprio carisma, com os diversos movimentos e realidades eclesiais que trabalham na vinha do Senhor. Promove, além disso, a convicção de que as pessoas que estão unidas entre si pelo batismo e pelo compromisso comum do seguimento de Cristo devem manifestar, como ramos de uma única Videira, a plenitude do Evangelho do amor na construção do único Corpo de Cristo”
Propósito
Anotar quando e onde vou buscar o sacramento da confissão.
Diálogo com Cristo
Obrigado, Senhor, por lembrar-me do dom do meu batismo que me permite poder chegar a Ti. Esta vida de graça me insere no corpo de tua Igreja onde, como batizado, tenho uma só tarefa neste mundo: chegar a ser santo. Para isso, cada dia elevarei meu coração ao nível em que possa comunicar-me contigo para reconhecer-te como Pai e Senhor de minha vida. Ajuda-me a ser sempre fiel!
“A santidade a qual Deus nos chama por nosso batismo não é outra coisa que reproduzir em nossa vida a fisionomia espiritual e moral de Jesus Cristo, caminho, verdadeiro e vida do alma”
Nenhum comentário:
Postar um comentário