O pessimismo é falta de confiança em Deus.
São Marcos 3, 22-30
Oração introdutória
Obrigado, Meu Pai por lembrar-me a importância da unidade. Tu conheces minhas limitações e minhas misérias e sabes quanta falta me faz tua graça para crescer no amor e ser fator de unidade em todas as minhas relações familiares e sociais.
Concede-me tua luz nesta oração para que seja a caridade que me mova sempre a buscar a união contigo e com os outros.
Petição
Jesus, ajuda-me a conhecer, viver e transmitir teu amor.
Meditação
“A busca do restabelecimento da unidade entre os cristãos divididos não pode, portanto, reduzir-se a um reconhecimento das diferenças recíprocas, nem à consecução de uma convivência pacífica: aquilo ao que aspiramos é a unidade pela qual o próprio Cristo rezou e que, por sua natureza, se manifesta na comunhão da fé, dos sacramentos e do ministério. O caminho rumo a esta unidade deve ser sentido como um imperativo moral, resposta a um chamamento específico do Senhor. Por isso, é necessário vencer a tentação da resignação e do pessimismo, que é falta de confiança no poder do Espírito Santo. O nosso dever consiste em continuarmos a percorrer com paixão o caminho rumo àquela meta, com um diálogo sério e rigoroso, para aprofundar o comum patrimônio teológico, litúrgico e espiritual; com o conhecimento recíproco; com a formação ecumênica das novas gerações; e, sobretudo, com a conversão do coração e com a oração” (Bento XVI, Homilia, 25 de janeiro de 2011).
Reflexão apostólica
“’Eles eram um só coração e uma só alma’, diz a Escritura sobre a comunidade cristã primitiva. As Comunidades paróquias e os movemntos aspira a ser uma família unida dentro da grande família da Igreja, uma família integrada por muitos membros, na qual ninguém se sente excluído, e na qual cada um está chamado a oferecer o dom do seu ser e de sua disponibilidade para construir a unidade no amor, a exemplo da Igreja, onde, se um membro sofre, todos os outros sofrem com ele, e se um é honrado, todos os outros participam da sua alegria.
Por isso, a caridade deve conferir aos Movimento seu verdadeiro ’ar de família.’”
Propósito
Reconciliar todos os cristãos na unidade de uma só e única Igreja de Cristo, supera as forças e as capacidades humanas, por isso hoje farei uma oração pela unidade.
Diálogo com Cristo
Uma igreja dividida, como qualquer família, não pode substituir. A pessoa mesma, dividida interiormente, também não pode subsistir. O pecado, particularmente aquele que fere a caridade, causa divisão. Os primeiros cristãos me dão exemplo claríssimo de como viver a unidade. Eles superaram as barreiras sociais, econômicas e culturais. Rezavam pelos outros e se animavam uns aos outros a perseverar na fé em Jesus Cristo. Ajuda-me, Senhor, a viver assim a caridade, não permitas que fira nunca a unidade. Que todas as minhas palavras e ações sejam para construir a caridade.
Com Cristo tem-se um motivo para saber sofrer, com Cristo se entende a vida e seus contratempos, com Cristo tudo parece mais belo, com Cristo se desfruta plenamente a vida”
Nenhum comentário:
Postar um comentário