S. Mateus 8,5-17.
«Senhor, o meu servo jaz em casa paralítico,
sofrendo horrivelmente.»
Naquele
tempo, ao entrar Jesus em Cafarnaúm, aproximou-se dele um centurião,
suplicando nestes termos:«Senhor, o meu servo jaz em casa paralítico,
sofrendo horrivelmente.»
Disse-lhe Jesus: «Eu irei curá-lo.»
Respondeu-lhe o centurião: «Senhor, eu não sou digno de que entres debaixo
do meu tecto; mas diz uma só palavra e o meu servo será curado.
Porque
eu, que não passo de um subordinado, tenho soldados às minhas ordens e digo a
um: 'Vai’, e ele vai; a outro: 'Vem’, e ele vem; e ao meu servo: 'Faz isto’, e
ele faz.»
Jesus, ao ouvi-lo, admirou-se e disse aos que o seguiam: «Em
verdade vos digo: Não encontrei ninguém em Israel com tão grande fé!
Digo-vos que, do Oriente e do Ocidente, muitos virão sentar-se à mesa do
banquete com Abraão, Isaac e Jacob, no Reino do Céu,
ao passo que os
filhos do Reino serão lançados nas trevas exteriores, onde haverá choro e
ranger de dentes.»
Disse, então, Jesus ao centurião: «Vai, que tudo se
faça conforme a tua fé.» Naquela mesma hora, o servo ficou curado.
Entrando em casa de Pedro, Jesus viu que a sogra dele jazia no leito com
febre.
Tocou-lhe na mão, e a febre deixou-a. E ela, levantando-se,
pôs-se a servi-lo.
Ao entardecer, apresentaram-lhe muitos possessos; e
Ele, com a sua palavra, expulsou os espíritos e curou todos os que estavam
doentes,para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías: Ele
tomou as nossas enfermidades e carregou as nossas dores.
Comentário :
«Muitos virão do Oriente e do Ocidente sentar-se à mesa do banquete
no Reino do Céu»
A Igreja é católica: a palavra «católica» significa «universal» no sentido de
«segundo a totalidade» ou «segundo a integralidade» «A Igreja é católica em
duplo sentido: é católica porque nela Cristo está presente. 'Onde está Cristo
Jesus, está a Igreja católica'.» (Santo Inácio de Antioquia); nela subsiste a
plenitude do Corpo de Cristo unido à sua Cabeça (Ef 1,22-23). [...] Neste
sentido fundamental, a Igreja era católica no dia de Pentecostes e sê-lo-á
sempre, até o dia da Parusia.
Ela é católica porque é enviada em missão por Cristo à universalidade do
género humano (Mt 28,19). «Todos os homens são chamados a pertencer ao novo
Povo de Deus. Por isso este Povo, permanecendo uno e único, deve estender-se a
todo o mundo e por todos os tempos, para que se cumpra o desígnio da vontade
de Deus, que no início formou uma natureza humana e finalmente decretou
congregar os Seus filhos que estavam dispersos». (Vaticano II, LG 13).
[...]
Cada igreja particular é católica. [...] Essas Igrejas particulares «são
formadas à imagem da Igreja universal; é nelas e a partir delas que existe a
Igreja católica una e única» (LG 23). As Igrejas particulares são plenamente
católicas pela comunhão com uma delas: a Igreja de Roma, «que preside à
caridade» (Santo Inácio de Antioquia). «Pois com esta Igreja, em razão da sua
origem mais excelente, deve necessariamente concordar cada Igreja, isto é, os
fiéis de toda a parte» (Santo Ireneu). [...] A rica variedade de disciplinas
eclesiásticas, de ritos litúrgicos, de patrimónios teológicos e espirituais
próprios das Igrejas locais «mostra mais luminosamente a catolicidade da
Igreja indivisa, devido à sua convergência na unidade» (LG 23).
Catecismo da Igreja Católica
§§ 830-835
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