AMAR VERDADEIRAMENTE É SER SAL E LUZ
Mat 5,13-16
Todo o nosso agir necessita um ponto de referência.
A convicção nos faz dar passos seguros, ou até mesmo dar um pulo no escuro.
Gosto muito da auto ajuda com imagens.
Por exemplo, se nos sentimos como em um mar revolto com problemas que se alternam dia após dia, necessitamos de uma âncora, de algo que nos dê serenidade e paz interior.
Nenhum de nós está isento de tais experiências. E, todavia, temos essa âncora, esse porto seguro, que é viver no amor.
O que significa estar na vontade de Deus.
Deus está em tudo, só nós que por motivos diversos não percebemos, acredito que aqueles que escancaram seus corações para Deus é como se ganhassem um brilho especial, uma luz que irradia para iluminar a vida de outras pessoas.
Estar em Deus então é perceber que o verdadeiro sentido da vida, o seu amor, amor maior mandamento, amor 1º Coríntios 13, não amor banalizado, que se confunde com mera paixão mundana.
Viver o verdadeiro amor é um desafio, e a prova disso é o sacrifício de Jesus por nós na cruz.
Você seria capaz de amar mesmo no desprezo?
Você é capaz de amar mesmo àqueles que querem crucifica-ló?
Por isso creio que amar seja um dom de Deus, um Dom que se aprende quando se conhece a Deus, quando se está mais próximo dele.
O problema de estar no mundo é que a todo instante esquecemos esse verdadeiro amor, o verdadeiro sentido. É aqui onde nossa vida se torna uma rotina de irritação e estres, temos responsabilidades, no entanto não sabemos lidar com nossas limitações.
De repente criamos inimigos, porque devemos ser melhores (parecer melhores) uma competição. É assim que vamos nos afastando do verdadeiro sentido, já nem sorrimos mais, pelo menos verdadeiramente.
Imensurável é o poder de um sorriso que vem da alegria de Deus. Amar verdadeiramente é ser sal e luz, é ser alegria.
Que a rotina não nos faça esquecer o verdadeiro o amor.
Ai então seremos Luz.
Um amor apaixonado impulsiona o coração humano a algo ou alguém, não põem limites de até onde ou o que se pode fazer, gera a coragem que se transforma em ousadia.
Foi assim, o amor que o Espírito Santo despertou no coração da samaritana no poço de Jacó (Jo 4ss). Como no coração de Jacó para com Raquel.
Até então, a samaritana vivia impulsionada pelo o que mundo lhe apresentava como forma de ser feliz, sem limites, ela se entregava, pois ansiava pela felicidade com a coragem e ousadia de que a busca desta, pode causar no coração humano, em particular no coração do jovem.
A ânsia por ser feliz foi o que impulsionou aquela mulher a ter tido tantos maridos em adultério.
É esta mesma ânsia que, ainda hoje, impulsiona o coração do jovem a viver uma sexualidade desregrada, sem limites e com a ousadia de ser fora do plano de Deus.
É claro que tudo isso tem conseqüências, assim como teve na vida da samaritana e infelizmente conseqüências que propiciam a infelicidade, falta de sentido na vida, banalização da pessoa humana e feridas afetivas, por ter se apegado a algo ou a alguém que não poderá corresponder-lhe, por não ser a pessoa e nem o momento certo para tal relacionamento.
Em outro extremo, sem se cansar, está a esperar pelo jovem, dia após dia, o amor apaixonado de Deus, que impulsionado pela ânsia de fazer o ser humano feliz, se entregou na cruz e tem se entregado com a mesma intensidade na Eucaristia, sem limites, com a coragem e ousadia de um coração que ama com eterno amor.
Quando aquela samaritana experimentou, por graça do Espírito Santo, esse amor, largou tudo e com a mesma intensidade de outrora, entregou-se a Jesus Cristo de tal forma, que a felicidade não era mais contida em seu ser, era testemunhada e dividida com as pessoas que encontrava pelo caminho da vida.
O Espírito Santo tem buscado de várias formas despertar no coração de cada jovem, esse amor apaixonado no seguimento e imitação de Jesus Cristo, porém, Ele não o pode fazer se não tiver permissão. O maior NÃO, ao Espírito Santo, tem sido o medo de largar as seguranças humanas, por isso, o grande brado do coração de Deus a você, é que sem medo, permita ser impulsionado a viver os planos de Deus na sua vida.
Pe. Emílio Carlos Manicni +
grãozinho de areia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário