A†Ω
Aceitando a própria pequenez, é como realmente se chega à verdade.
“Por que é assim? É o cristianismo a religião dos néscios, das pessoas sem cultura, não-formadas? Apaga-se a fé onde se desperta a razão? Como se explica isto? Talvez tenhamos que olhar mais uma vez para a história. Permanece verdadeiro o que Jesus disse aquilo que se pode observar em todos os séculos. E, todavia, existe uma "espécie" de pequeninos que são inclusive doutos. Aos pés da cruz encontra-se Nossa Senhora, a humilde serva de Deus, a grande mulher iluminada por Deus. E encontra-se também João, pescador do lago da Galiléia, mas é aquele João que será justamente chamado pela Igreja "o teólogo", porque realmente soube ver o mistério de Deus e anunciá-lo: com olhos de águia, entrou na luz inacessível do mistério divino. Assim, mesmo depois da sua ressurreição o Senhor, no caminho de Damasco, sensibiliza o coração de Saulo, um dos sábios que não veem. Ele mesmo, na primeira Carta a Timóteo, define-se "ignorante" naquela época, apesar da sua ciência. Mas o Ressuscitado toca-o: ele torna-se cego e, ao mesmo tempo, realmente vidente, começa a ver. O grande douto torna-se um pequenino, e precisamente por isso vê a loucura de Deus que é sabedoria, sapiência maior do que todas as sabedorias humanas” (Bento XVI, Homilia, 1 de dezembro de 2009).
Reflexão
“Como expressão concreta de pobreza de espírito, o ser cristão propõe aos seus fiéis e verdadeiros cristãos que mantenham seu lugar de trabalho com o decoro, a dignidade e as condições que suas responsabilidades sociais e profissionais exigirem, e que seus lares se distingam pelo bom gosto, simplicidade e sobriedade, esforçando-se para evitar o supérfluo”
Propósito
Tornar-me pequeno diante de Deus, por isso, antes de iniciar qualquer atividade, pedir ajuda para o Espírito Santo.
Diálogo com Cristo
Senhor! Obrigado por este momento de oração, único meio para poder manter uma relação de amor contigo.
Maria, santíssima Mãe, intercedei por mim diante de teu Filho para que saiba retirar-me do ruído da época, dos afazeres pré-natalinos, para preparar-me para a vinda de Jesus, como tu fizeste, servindo meus irmãos.
“Abram suas almas com simplicidade e se deixem conquistar pela beleza do plano de Deus”
A†Ω
Nenhum comentário:
Postar um comentário