'Em verdade vos digo: Sempre que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos,
a Mim mesmo o fizestes.’
†
Meditação
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO - Solenidade
Domingo, dia 20 de Novembro de 2011
“Um resumo muito peculiar desta relação é encontrado na parábola do juízo final transmitida por Mateus. Nela o ’Filho do homem’, no momento do juízo, se identifica com os famintos e os sedentos, com os forasteiros, os nus, os doentes e os encarcerados, com todos os que sofrem neste mundo, e considera o comportamento que se teve com eles como se tivesse sido com Ele mesmo. Esta não é uma ficção posterior do juiz universal. Ao fazer-se homem, Ele efetuou esta identificação de maneira extremamente concreta. Ele é quem não tem posses, nem pátria, quem não tem onde reclinar a cabeça. Ele é o prisioneiro, o acusado e o que morre nu na cruz. A identificação do Filho do homem, que julga o mundo, com os que sofrem de qualquer modo, pressupõe a identidade do juiz com o Jesus terreno e mostra a união interna da cruz e da glória, de existência terrena na humildade e de plena potestade futura para julgar o mundo. O Filho do homem é um só: Jesus. Esta identidade nos indica o caminho, nos manifesta o critério pelo qual será julgada nossa vida em seu momento” (Bento XVI, Jesus de Nazaré, primeira parte, p. 131).
Revisar meu plano de vida para garantir que a caridade e o serviço aos outros, por amor a Deus, sejam as metas buscadas.
Diálogo com Cristo
- Quantas vezes eu deixei de ajudar aqueles aos quais tive oportunidade de fazê-lo?
- Realmente a caridade e o serviço aos outros, por amor a Deus, são as metas de minha vida diária?
Peço-te, Senhor, que a reflexão destas perguntas me ajude a replanejar meu projeto de vida, porque meu Pai! Eu confio em Ti e digo que podes vir me buscar quando quiseres, como quiseres e onde quiseres.
Enquanto isto não acontecer, permita que possa continuar crescendo no amor estando disponível para as carências e sofrimentos dos outros.
“Se realmente não é um mito tudo o que nós cremos, se realmente existe Deus, e se realmente na hora da morte vamos nos encontrar com Ele e seremos julgados, como vamos nos preparar para este juízo?
E como vamos entrar na eternidade?”
A†Ω
Nenhum comentário:
Postar um comentário