†
UMA DAS EXPRESSÕES MAIS SUBLIMES DO AMOR É O PERDÃO
Mat 12,7
Uma das expressões mais sublimes do amor é o perdão.
De fato, a palavra misericórdia significa agir com o coração.
Tenho certeza que essa é a medida que queremos para nós mesmos, isto é, alcançar misericórdia por parte das pessoas e sobretudo por parte de Deus.
Se queremos isso para nós, porque é tão difícil dá-lo aos outros?
Lembremos da regra de ouro: "Fazer aos outros o que gostaríamos que fizessem a nós."
E todos nós queremos misericórdia. Portanto, vivamos esse dia sendo essa expressão do amor para com todos.
A correção e a justiça não são eficazes se não vem junto com o perdão.
“Não tem compaixão para com o homem, seu semelhante, e ousa pedir o perdão de seus pecados?” (Eclo 28,4).
Perdoar é um dos mais nobres gestos de que é capaz o ser humano. E também um dos mais difíceis. Quem sabe perdoar, praticamente atingiu a perfeição, pois viver sem ódio, sem mágoa, livre de todo ressentimento, é possuir a verdadeira sabedoria de viver. Acima de tudo, quem sabe perdoar compreende de modo pleno uma das maiores necessidades do ser humano: ser perdoado. Se errar faz parte da fraqueza humana, ser perdoado é o único caminho para alguém se recuperar do erro. Quem não recebe o perdão, praticamente está impossibilitado de se redimiu. Negar o perdão é condenar o que errou a permanecer no erro. É desconhecer que ninguém é totalmente bom nem totalmente mau.
Avaliar uma pessoa por uma queda não é justo, devemos lembrar de todo o bem que esta empreendeu.É ingenuidade pensar que ninguém tenha fraquezas e erros.
Aquele que procura um amigo um irmão, sem defeitos termina sem amigos e irmãos.
O que é perdoar? É admitir que a fraqueza humana está sempre presente, mesmo na pessoa que vive na mais reta intenção e que o erro de hoje necessariamente não se repetirá amanhã. Assim, perdoar é oferecer à pessoa um crédito de confiança: Você errou. Eu o perdôo, ofereço-lhe uma nova oportunidade. Aquilo que você fez, não existe mais. Você é uma nova criatura, com nova chance.
Como é bom, num momento de fraqueza, receber uma nova oportunidade! Ter gente que acredita em nossa recuperação!
Perdoar é reconhecer a quase infinita capacidade do ser humano de se regenerar. Por pior que alguém seja, não está apagada nele a chama da bondade.
Basta um pequeno sopro, e a chama brilha com força. Transforma-se em labareda.
Perdoar é participar da misericórdia divina, que faz o sol brilhar sobre justos e injustos. Quanto maior o pecado, mais intensa a presença amorosa de Deus. Saber perdoar é ser capaz de realizar o mais divino dos gestos para com o ser humano: o gesto do perdão
Pe. Emílio Carlos Mancini+
grãozinho de areia.
A†Ω
Nenhum comentário:
Postar um comentário