São Lucas 2, 22-40
Oração
Cristo Jesus, és a luz de toda minha existência. Faz que teu Evangelho guie minhas decisões, meus projetos, meus propósitos para o próximo ano. Dá-me a graça de aderir fielmente à tua vontade nesta meditação que estou começando.
Petição
Senhor faz-me crescer no amor para que minha família seja tua Igreja doméstica.
Meditação
“O Beato João Paulo II fez questão de salientar: ‘Uma família autêntica, fundada no matrimônio, é em si mesma uma ‘boa notícia’ para o mundo’. E acrescentou: ‘No nosso tempo, são cada vez mais numerosas as famílias que colaboram ativamente na evangelização (…). Amadureceu na Igreja a hora da família, que é também a hora da família missionária’ (Angelus, 21 de Outubro de 2001). [...] Queridas famílias, sede corajosas! Não cedais à mentalidade secularizada que propõe a convivência como preparação ou mesmo substituição do matrimônio. Mostrai com o vosso testemunho de vida que é possível amar, como Cristo, sem reservas, que não é preciso ter medo de assumir um compromisso com outra pessoa. Queridas famílias, alegrai-vos com a paternidade e a maternidade! A abertura à vida é sinal de abertura ao futuro, de confiança no futuro, tal como o respeito da moral natural, antes que mortificar a pessoa, liberta-a. O bem da família é igualmente o bem da Igreja. Quero repetir aqui o que disse um dia: ‘A edificação de cada uma das famílias cristãs situa-se no contexto daquela família mais ampla que é a Igreja, a qual a sustenta e leva consigo. (…) E, vice-versa, a Igreja é edificada pelas famílias, pequenas Igrejas domésticas’ (Discurso de abertura do Congresso eclesial diocesano de Roma, 6 de Junho de 2005: Insegnamenti di Benedetto XVI, vol. I, 2005, p. 205). Peçamos ao Senhor que cada vez mais as famílias se tornem pequenas Igrejas e as comunidades eclesiais sejam cada vez mais família. (Bento XVI, Homilia, 5 de junho de 2011).
Reflexão apostólica
“Os cristãos casados devem valorizar o dom do matrimônio como caminho de santificação, e viver alegremente a graça do sacramento que faz de sua mútua união espiritual e física uma fonte de caridade e um sinal da união de Cristo com a sua Igreja. Por isso, unam-se santamente na caridade e na fidelidade. Procurem edificar-se mutuamente com o exemplo de sua fé, de sua piedade e da solicitude pelo bem comum da família”
Propósito:
Iniciar uma atividade familiar que assemelhe minha família à Sagrada Família.
Diálogo com Cristo
Senhor Jesus quantas lições sobre o amor me dás em tua Sagrada Escritura! Nela compartilhaste uma vida cotidiana sem importância aparente, vida de trabalho manual, submetida à lei de Deus. Ajuda-me a santificar-me com tua graça para que saiba construir o amor em minha própria família.
“Iniciam a experiência da vida matrimonial e familiar, uma experiência de comunhão no amor. Vocês terão a tarefa de custodiar, revelar e comunicar o amor. Uma missão grandiosa que o Criador designou ao homem e à mulher que se unem em matrimônio para formar uma família”
A†Ω
Nenhum comentário:
Postar um comentário