TEMOS QUE COLOCAR AMOR EM TUDO QUE FAZEMOS
Jo 15,12-13
Para cumprir a vontade de Deus não é necessário fazer coisas extraordinárias.
Basta fazer por Ele tudo o que temos que fazer durante o dia.
O trabalho, o estudo, as reuniões, os encontros casuais, as situações inesperadas. Tudo isso pode ser feito na intenção de cumprir a sua vontade.
Não temos que nos interrogar sobre o que fazer, temos apenas que colocar amor em tudo que fazemos.
Desta maneira nos tornamos operários da vontade de Deus.
Às vezes queremos dar uma conotação heróica à vontade de Deus ou a associamos a renúncias. No entanto, a vontade de Deus é feita a partir das pequenas coisas e a única coisa que devemos renunciar é o egoísmo.
É assim que nos transformamos, momento após momento, à imagem de Deus, de acordo com o protótipo Jesus Cristo.
"Esta é a vontade de Deus: a vossa santificação”. Este chamado e esta vocação acontecerão no "amai-vos":
“Eis o meu mandamento: amai-vos uns aos outros como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que aquele que se despoja da vida por aqueles a quem ama” (Jo 15,12-13).
A Palavra de Jesus é muito clara e concreta: amar é despojar-se. Amar é dar a vida.
É me gastar, me doar em cada gesto de amor que faço. É dar de mim. É me perder. É renunciar a mim mesmo. Jesus falou: “Ninguém pode ser meu discípulo se não renunciar a si mesmo”. Quando eu amo, estou renunciando a mim mesmo. Estou me despojando do egoísmo ainda tão arraigado em mim.
Veja: não é teoria. Se trata de um amor vivido no dia a dia, no qual enfrentamos o gênio do outro, sua educação, seus problemas, sua mentalidade... O ser concreto do outro ainda em transformação. Amar, então, é perdoar, é desculpar e passar por cima. É assim que vamos nos tornando discípulos de Jesus. Convivendo com os outros é que percebemos o quanto ainda somos grosseiros, egoístas, autossuficientes; o quanto buscamos apenas os nossos interesses, fazemos apenas nossa vontade... E deparamos com nosso próprio eu, também ele, ainda em transformação. É nesse momento que Jesus começa a nos lapidar: tirar nossos egoísmos... deixando crescer unicamente o amor. Esta é a síntese da vontade de Jesus: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”.
Com minha benção
Pe. Emílio Carlos +
grãozinho de areia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário