Como seus amores são belos,minha irmã, noiva minha. Seus amores são melhores do que o vinho, e mais fino que os outros aromas é o odor dos teus perfumes. Por isso Eu quero consumir meus dias, no seu amor! ══════ ღೋ♡✿♡ღೋ═══════

Ani Ledodi Vedodi Li


Mais do que qualquer outro motivo, esta é a razão pela qual quero fazer deste blog um caminho para amarmos mais a Deus, por isso seu nome: “Ani Ledodi Vedodi Li”

Para você entrar em nossos artigos click nas imagens nas laterais e encontrarás os lincks dos artigos postados.

Deus o Abençõe !

E que possas crescer com nossas postagens.

É algo louvável esconder o segredo dos Reis; mas há glória em publicar as obras de Deus!

A Igreja não tem pressa, porque ela possui a Eternidade. E se todas as outras instituições morrem nesta Terra, a Santa Igreja continua no Céu.

Não existem nem tempos nem lugares sem escolhas.

E eu sei quanto resisto a escolher-te.

"Quando sacralizamos alguém essa pessoa permanece viva para sempre!"

Sacralize cada instante de tua vida amando o Amado e no Amado os amados de Deus !


Pe.Emílio Carlos

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Apertado é o caminho que conduz à vida, e como são poucos os que o encontram!

Qual é o primeiro ato do caridade? Que obras produz um coração por ela animado? Que sai de um coração assim, comparando com o de um homem de desprovido de tal virtude? Há que fazer o bem a cada um, como com razoabilidade queríamos que assim nos fosse feito; nisto consiste o sumo da caridade. Faço verdadeiramente ao meu próximo aquilo que desejo que ele me faça? Ah, eis um grande exame a fazer.
Olhemos para o Filho de Deus: que coração de caridade, que chama de amor! Jesus, dizei-nos, por favor, o que Vos tirou do céu para virdes sofrer a maldição da Terra, as muitas perseguições e tormentos que aqui recebestes? Ó Salvador, ó fonte de amor, humilhado que fostes até à nossa condição, até um suplício infame! Quem mais amou o próximo, senão Vós?
Viestes expor-Vos a todas estas nossas misérias, tomando a forma de pecador, levar uma vida de sofrimento, e sofrer uma morte vergonhosa por nós. Haverá amor igual? Só Nosso Senhor leva assim a tal ponto o Seu amor pelas criaturas, deixando o trono de Seu Pai para encarnar num corpo sujeito às enfermidades.
E por quê? Para estabelecer entre nós, com o Seu exemplo e a Sua palavra, a caridade pelo próximo.
Ó meus amigos, se tivéssemos um pouco deste amor, deixar-nos-íamos ficar de braços cruzados? Oh, não! A caridade não é ociosa; ela incita-nos a lutar pela salvação e pela consolação dos outros.
Leva-nos passar pelo caminho apertado, pela porta estreitissima da caridade que se esquece de si e se dá inteiramente ao outro sem nada exigir, sem nenhuma troca, sem nenhum querer. Apenas querer o que Ele quer.
A caridade é a virtude por excelência. É ela que comunica sua santidade a todas as outras virtudes e, em conseqüência, deve ordenar e comandar as outras virtudes. Interpretando o hino à caridade (1 Cor 13), São Francisco de Sales sustenta que, quando o Apóstolo afirma que a caridade é benigna, paciente, que tudo crê, tudo espera, tudo suporta, quer significar que; “a caridade ordena e comanda a paciência a ser paciente, e à esperança a esperar, e a fé a crer”. Mas significa também que “o amor é a alma e a vida de todas as virtudes, como se ele quisesse dizer que a paciência não é bastante paciente, nem a fé bastante fiel, nem a esperança bastante confiante, se o amor não as anima e vivifica” (Tratado do Amor de Deus XI, 4).
A caridade, exercendo sua missão de comandar e vivificar todo o corpo das virtudes, coloca em ação cada uma delas de maneira dinâmica e variada; não ao mesmo tempo, não igualmente e não em todos os lugares. Produz cada fruto a seu tempo. Portanto, não é preciso exercitar-se sempre na mesma virtude, nem impô-la aos outros. É preciso discernir, pelos frutos se conhece a árvore. Logo que árvore ou em que árvore estou recebendo a seiva para dar frutos de verdadeira caridade senão for o próprio Cristo, passando minha vida pela porta estreita do amor-caridade."Se o grão de trigo não morrer..." (cf. Jo 12, 24).
O amor-caridade torna-se, deste modo, o fato gerador de toda a atividade cristã. É por esta razão que ele deve sempre agir de acordo com a inspiração divina.
O amor, como já falamos, é o único bem espiritual que transcende e perpassa o fim de nossa vida terrena. A fé e a esperança, por satisfeitas, deixam de existir na eternidade. O amor não! Lá amamos mais e seremos igualmente amados. Os demais dons e carismas, por servirem à causa humana e terrena, com a passagem para a outra vida deixam de existir e de ter sua utilidade. Afinal, sabemos que, quando vier a perfeição, desaparecerá o que é limitado.
A perfeição é o amor que vai subsistir acima de todas as virtudes, por humanas, limitadas. Só o amor, por ser oriundo de Deus, que nos é conferido como sinal distintivo do “ser cristão” é capaz de nos conferir a perfeição que erradica tudo que é limitado, sectário, finito, inferior. Seria incoerente afirmarmos amor a Deus sem amar o irmão.
Eis o caminho apertado da perfeição e da vida eterna: «O que quiserdes que vos façam os homens, fazei-o também a eles»
«Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que seguem por ele. Como é estreita a porta e quão apertado é o caminho que conduz à vida, e como são poucos os que o encontram!»
S. Mateus 7,6.12-14.

Pe.Emílio Carlos +

Deus te abençõe e te guarde encha teu coração do santo amor-caridade e dê frutos que permaneçam.

Um comentário:

  1. Eis o caminho apertado da perfeição e da vida eterna: O que quiserdes que vos façam os homens, fazei-o também a eles.Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que seguem por ele. Como é estreita a porta e quão apertado é o caminho que conduz à vida, e como são poucos os que o encontram!É mais facil desistir do que perseverar no Amor, pois quem quiser segui-lo terá que colocar sua vida em segundo plano e tomar a sua cruz a cada amanhecer e segui-lo. Obrigado!

    Aldecir

    ResponderExcluir