Como seus amores são belos,minha irmã, noiva minha. Seus amores são melhores do que o vinho, e mais fino que os outros aromas é o odor dos teus perfumes. Por isso Eu quero consumir meus dias, no seu amor! ══════ ღೋ♡✿♡ღೋ═══════

Ani Ledodi Vedodi Li


Mais do que qualquer outro motivo, esta é a razão pela qual quero fazer deste blog um caminho para amarmos mais a Deus, por isso seu nome: “Ani Ledodi Vedodi Li”

Para você entrar em nossos artigos click nas imagens nas laterais e encontrarás os lincks dos artigos postados.

Deus o Abençõe !

E que possas crescer com nossas postagens.

É algo louvável esconder o segredo dos Reis; mas há glória em publicar as obras de Deus!

A Igreja não tem pressa, porque ela possui a Eternidade. E se todas as outras instituições morrem nesta Terra, a Santa Igreja continua no Céu.

Não existem nem tempos nem lugares sem escolhas.

E eu sei quanto resisto a escolher-te.

"Quando sacralizamos alguém essa pessoa permanece viva para sempre!"

Sacralize cada instante de tua vida amando o Amado e no Amado os amados de Deus !


Pe.Emílio Carlos

terça-feira, 8 de junho de 2010

SEXUALIDADE E REALIZAÇÃO HUMANA: A PROPOSTA DA IGREJA CATÓLICA


Vou apresentar este importante texto de Frei Nilo, sacerdote, doutor em Teologia Moral pela Universidade de Ciências Humanas de Strasbourg, França, em varias partes.

Parte I: A sexualidade é uma das maiores riquezas do ser humano
Resumo

A sexualidade é uma das maiores riquezas do ser humano; sua realização está intimamente ligada a ela. Vivê-la com equilíbrio e maturidade é hoje o grande desafio. As mudanças trazidas pela modernidade e pela pós-modernidade introduziram padrões e comportamentos que mudaram a forma de viver a sexualidade. A visão fragmentada da modernidade e as manifestações miniaturizadas da pós-modernidade tendem a reduzir o seu potencial e a banalizar o seu valor. A Igreja Católica, por sua vez, propõe uma visão integral do ser humano, na qual a sexualidade é parte integrante de todo o seu ser; capta a sua riqueza, sendo ela um bem; busca vivê-la no amor, no dom de si, buscando sempre o bem das pessoas e da sociedade. Assim, a sexualidade torna-se fonte de realização e de comunhão entre as pessoas e com o próprio Deus.

Palavras-chave: sexualidade, realização humana, Igreja Católica, modernidade, pósmodernidade

Introdução
Num tempo de manifestações culturais multifacetadas como o nosso, marcado por forte diversidade, a vivência da sexualidade humana coloca o ser humano numa encruzilhada. Muitas são os caminhos e as escolhas possíveis. Para viver esta riqueza inscrita no mais profundo do humano, a modernidade e, agora, a pós-modernidade oferecem-nos modelos de vida, padrões de comportamento e linguagens que interferem diretamente no processo vivo e dinâmico que a sexualidade desperta em nossas vidas.
Um desafio delineia-se no horizonte: Como crescer e realizar-se integrando a sexualidade? Com o auxílio das próprias ciências, cunha-se hoje uma evidência: A realização humana passa necessariamente pela integração da sexualidade! O seu lugar no edifício da vida é decisivo para a estabilidade de cada um de nós como pessoas, das famílias, das comunidades e da própria sociedade. O lugar que ela ocupa é decisivo para o projeto de vida que buscamos cultivar. É bom dar-se conta que a sexualidade tanto abre quanto fecha caminhos. Ela tem a capacidade de potencializar as pessoas e as comunidades; ela participa da criação de um substrato humano para o bem-estar das famílias e da sociedade. No entanto, ela pode ser vivida de maneira desintegrada e comprometer a vida pessoal e social, bem como atingir a própria vida espiritual, sendo fator de despersonalização e/ou de desumanização.

________________________________________________
1 Nilo Agostini é frade franciscano (OFM), sacerdote, doutor em Teologia pela Universidade de Ciências
Humanas de Strasbourg, França, Professor de Teologia, pesquisador e autor de mais de uma dezena de livros
e várias dezenas de artigos em revistas especializadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário