Como seus amores são belos,minha irmã, noiva minha. Seus amores são melhores do que o vinho, e mais fino que os outros aromas é o odor dos teus perfumes. Por isso Eu quero consumir meus dias, no seu amor! ══════ ღೋ♡✿♡ღೋ═══════

Ani Ledodi Vedodi Li


Mais do que qualquer outro motivo, esta é a razão pela qual quero fazer deste blog um caminho para amarmos mais a Deus, por isso seu nome: “Ani Ledodi Vedodi Li”

Para você entrar em nossos artigos click nas imagens nas laterais e encontrarás os lincks dos artigos postados.

Deus o Abençõe !

E que possas crescer com nossas postagens.

É algo louvável esconder o segredo dos Reis; mas há glória em publicar as obras de Deus!

A Igreja não tem pressa, porque ela possui a Eternidade. E se todas as outras instituições morrem nesta Terra, a Santa Igreja continua no Céu.

Não existem nem tempos nem lugares sem escolhas.

E eu sei quanto resisto a escolher-te.

"Quando sacralizamos alguém essa pessoa permanece viva para sempre!"

Sacralize cada instante de tua vida amando o Amado e no Amado os amados de Deus !


Pe.Emílio Carlos

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Como excitar a contrição perfeita

Como excitar a contrição perfeita na hora da morte, principalmente na falta de sacerdote?

Lançai água benta sobre o enfermo, sobre o leito e pelo quarto. A água benta afugenta o demônio. Fazei o doente beijar Jesus Crucificado, colocai depois o crucifixo diante de sua vista e, todos ajoelhados, rezando baixinho, procurai inspirar-lhe uma grande confiança na misericórdia divina, dizendo: “Meu Deus, ainda que o grande número e a enormidade dos meus pecados me tornem indigno do perdão, contudo espero em vós por causa da vossa imensa bondade e misericórdia. Espero o perdão, ó meu Deus e Pai, pelos merecimentos de Jesus Cristo, vosso amado Filho. Pobre e miserável pecador, sois vós, meu Pai, e Maria, minha Mãe, meu único amparo: tenho confiança que me perdoeis e me recebais nesta hora da minha morte para viver convosco e vos amar eternamente“.

Depois de inspirar a confiança, procurai excitar a contrição. É bom começar pela contrição imperfeita, para depois subir à contrição perfeita, pelas estações do inferno, do céu e do Calvário.

Consideram-se em primeiro lugar as penas do inferno, com discrição, o que provoca o temor de Deus e o amor de gratidão. “Tinha merecido o inferno, a perda de Deus, o Sumo bem, a companhia dos demônios e condenados, o fogo eterno. Ah, meu Deus, se tivesse morrido, onde estaria? Obrigado, meu bom Pai, que me poupastes os castigos para me perdoar e vos amar“.

Chegando à porta do céu, digamos: “Ó Deus, bondade, beleza, perfeição infinitas, pesa-me de todo o coração de vos ter ofendido e perdido pelo pecado. Ó Deus, digno de todo o amor, porque o pecado vos desagrada eu vos peço perdão e quero vos amar.

Subindo ao Calvário e ajoelhados com Maria Madalena diante da cruz, abraçemos os pés traspassados de Jesus e digamos: “Meu bom Salvador, pregado de mãos e pés no cruel madeiro, coberto de chagas e de sangue, eis minha obra, a obra do meu pecado. Filho ingrato, tornei-me o algoz do meu Pai. Pelos vossos sofrimentos, pelo vosso precioso sangue, pelo vosso coração traspassado por meu amor, perdoai-me. Maria, Mãe dos pecadores, pelas vossas dores, alcançai-me do vosso divino Filho perdão e misericórdia“.

Depois, olhando para o crucifixo, reza-se com voz clara e compassada, o ato de contrição: “Senhor, meu Jesus Cristo, Deus e homem verdadeiro Criador e Redentor meu, por serdes vós quem sois, sumamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas, e porque vos amo e vos estimo, pesa-me, Senhor, de vos ter ofendido; e proponho firmemente, ajudado com os auxílios de vossa divina graça, emendar-me e nunca mais tornar a vos ofender; espero alcançar de vossa infinita misericórdia o perdão de minhas culpas. Amém”.

Procedendo assim, com tanta boa vontade da parte do moribundo e dos parentes e amigos, não é possível que o Deus que morreu para nos salvar, não conceda a graça de uma verdadeira contrição perfeita, chamado por isso “Chave do Céu e ferrolho do inferno“.

Facilidade da Contrição perfeita

Facilidade da Contrição perfeita. Infelizmente existe um preconceito contra a Contrição perfeita, e é por ser ela dificílima.

Não é exato e não pode ser porque durante quatro mil anos foi ela o único meio de salvação para os homens pecadores e hoje ainda o é para maior parte deles, infiéis, hereges, e mesmo católicos. Não, não é difícil; basta desejá-la sinceramente, pedi-la com fervor e alcançá-se. Não há necessidade de ter uma contrição tão extraordinária como Pedro ou Madalena; o menor grau de contrição perfeita perdoa qualquer pecado.

Está claro que essa contrição será tanto mais fácil se temos o louvável hábito de excitá-la frequentemente, cada vez que nos prepararmos para a confissão, ou, melhor ainda, cada dia na oração da noite.

Efeitos da Contrição Perfeita


Efeitos da Contrição Perfeita. Ela perdoa imediatamente qualquer pecado, por grave que seja e reconcilia o pecador com Deus, já antes da confissão e mesmo sem confissão, quando esta é impossível, mas com o desejo de se confessar. Não há, porém, obrigação de se confessar sem demora, embora seja recomendável. Pode-se esperar até que urja a obrigação de comungar, porque, para isso a Igreja exige a confissão, embora se tenha contrição perfeita.

Com o estado de graça, recobram-se os méritos perdidos, a possibilidade de adquirir novos e a paz da consciência.

1) Que tesouro precioso em qualquer circunstância da vida. Alguém cai em um pecado mortal e não pode ou mesmo não quer confessar-se logo, mas acha duro e perigoso viver dias e semanas na inimizade de Deus, pode logo, com a contrição perfeita, alcançar o perdão e a paz da consciência.

Por conseguinte, depois de cair em um pecado grave, em lugar de passar um tempo considerável nesse triste e perigoso estado, em qualquer lugar, ou tempo, sem chamar a atenção de chamar a atenção de ninguém, rezemos o ato de contrição perfeita. Infelizemtne poucas são as pessoas que, por ignorância ou negligência, sabem beneficiar desse rasgo da misericórdia divina.

2) A contrição perfeita, tesouro preciosíssimo na hora da morte. Ela pode ser tábua de salvação para todos os homens, pagãos, judeus, protestantes, pecadores quaisquer, contanto que tenham o desejo sincero de fazer o que Deus manda se o conhecerem. E assim se verifica a palavra da Sagrada Escritura: Deus quer que todos os homens se salvem. E a prova desse querer é que Ele oferece a todos os que têm boa vontade esse meio de salvação. É o que faz dizer a Santo Tomás que Deus antes mandará um anjo para batizar um pagão que procura a seu Criador do que deixá-lo perder-se. Este anjo será um missionário que eventualmente se encontra ou um raio de luz divina que ilumina a alma e lhe inspira um ato de contrição perfeita que sendo um ato de caridade perfeita supre o batismo.

A

Nenhum comentário:

Postar um comentário