†
Párocos
um sinal de Deus no meio de nós!
"Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem do Rei Melquisedec!" (Heb 5,6). Com esse convite especial, Deus elege do meio do povo, como também nos diz o autor da carta aos Hebreus e as narrativas de Êxodo e Números sobre a eleição de um povo sacerdotal, aqueles que devem servir-Lhe de modo mais próximo e especial. Ser padre não é um status, mas um munus, ou seja, um serviço, como nos ensina a Igreja de Deus.
Para exercer esse chamado especial e melhor desempenhar sua função, Deus concede ao padre um rebanho, pois não há rebanho sem pastor e pastor sem rebanho. Assim, o padre junto ao seu povo pode fomentar e fazer frutificar todas as graças que Deus plantou em seu coração, bem como pode fazer com que o rebanho seja sempre frutífero. Na vida comunitária entre povo e sacerdote, são oferecidos ao Senhor os maiores e melhores sacrifiícios, não mais ovelhas ou bois, mas a obediência do cumprimento da vontade divina no meio de nós.
A comunidade paroquial, então, deve estar próxima do seu pároco para reconhecer o sinal de Deus na vida sacerdotal; comunhão de oração, de vida espiritual, de ajuda material, de apostolado e cumprimento da missão cristã na Terra.
Rezemos e amemos nossos párocos, não só hoje em seu dia, mas sempre, pois como nos diz São Francisco, devemos honrá-los, pois trazem para junto de nós o Corpo, Sangue, Alma e Dinvidade de Cristo. Insisto, não por status, mas por amor que têm à Cristo, como seus servos e seguidores.
A†Ω
Nenhum comentário:
Postar um comentário