Como seus amores são belos,minha irmã, noiva minha. Seus amores são melhores do que o vinho, e mais fino que os outros aromas é o odor dos teus perfumes. Por isso Eu quero consumir meus dias, no seu amor! ══════ ღೋ♡✿♡ღೋ═══════

Ani Ledodi Vedodi Li


Mais do que qualquer outro motivo, esta é a razão pela qual quero fazer deste blog um caminho para amarmos mais a Deus, por isso seu nome: “Ani Ledodi Vedodi Li”

Para você entrar em nossos artigos click nas imagens nas laterais e encontrarás os lincks dos artigos postados.

Deus o Abençõe !

E que possas crescer com nossas postagens.

É algo louvável esconder o segredo dos Reis; mas há glória em publicar as obras de Deus!

A Igreja não tem pressa, porque ela possui a Eternidade. E se todas as outras instituições morrem nesta Terra, a Santa Igreja continua no Céu.

Não existem nem tempos nem lugares sem escolhas.

E eu sei quanto resisto a escolher-te.

"Quando sacralizamos alguém essa pessoa permanece viva para sempre!"

Sacralize cada instante de tua vida amando o Amado e no Amado os amados de Deus !


Pe.Emílio Carlos

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011




Presença de Deus

Um meio que merece especial consideração para alcançar a perfeição da caridade, a santidade à que todos estamos chamados, é o permanente exercício da presença de Deus.

Se quero chegar a ser santo como Ele é santo1 , hei de procurar andar continuamente na presença de Deus.

«Anda na minha presença e sê perfeito»2 , disse o Senhor a seu servo. O aperfeiçoamento e a santidade dependem muito de que me exercite na contínua memória e presença de Deus.

É muito simples: quem esquece a Deus e não vive na sua presença, deixa de escutá-lo e se afasta de seus caminhos. É como a ovelha que deixa de ouvir o pastor: afasta-se do rebanho e se perde, expondo-se a ser devorada pelas feras. Ao contrário, quem caminha na presença de Deus, guarda os ensinamentos de seu Filho e permanece no caminho que conduz à Vida.

O exercício da presença de Deus é, pois, uma prática fundamental para andar pelo bom caminho.

«Em Deus vivemos, nos movemos e existimos»

Pela Revelação sabemos que «em Deus vivemos, nos movemos e existimos»3 : vivo porque Ele me criou, e permaneço na vida porque Ele me sustenta com sua amorosa providência. Também temos a convicção de que Deus está conosco, sempre, não como um ente abstrato ou uma força impessoal, mas como o Pai que é, amoroso e misericordioso. Ele não deixa de escutar-nos e de acompanhar-nos, especialmente nos momentos mais difíceis de nosso peregrinar terreno. Tampouco deixa de falar-nos e de educar-nos especialmente através de seu próprio Filho4 , a quem Ele enviou para nossa reconciliação5 , e não deixa de derramar em nossos corações a graça de seu Espírito.

Assim, pois, nada do que somos ou façamos está desvinculado de Deus, do amor que nos tem, de sua graça! E é dessa realidade que temos de tomar renovada consciência diariamente...

Trata-se de manter sempre e em tudo uma viva consciência e memória da presença de Deus. Essa será uma maneira de fazer de nossa vida, ação e apostolado, uma oração contínua que dê glória a Deus, conscientes do horizonte que a espiritualidade da ação põe diante de nós: «Oração para a vida e o apostolado, vida e apostolado feitos oração».

Aspiramos andar continuamente na presença de Deus, como o Senhor Jesus, como Maria. Para isso é necessário fazer da presença de Deus um exercício habitual.

Mas, diante de tal perspectiva, alguém pode perguntar-se: se estou dedicado a algo que exige muita concentração, como também posso manter em meu campo de consciência a presença de Deus?

Como posso manter-me louvando a Deus? Como pode ser feito este “divórcio” na mente? Como fazer para ter uma parte de minha consciência posta em Deus ?

O ato que estou realizando não exclui outra presença. Se você se educa, pode manter ainda que em meio a outras atividades uma contínua presença de Deus. Esta é justamente nossa aspiração: chegar a ser “contemplativos na ação ”.

Um exercício espiritual habitual.

Um exercício é aquilo que se repete constantemente, com certa periodicidade e disciplina. O exercício conduz a uma gradual superação da pessoa, a um aperfeiçoamento cada vez maior naquilo em que alguém se exercita, a uma excelência no domínio e manejo das próprias habilidades. Como os atletas que cumprem diárias e exigentes rotinas de exercícios para poder alcançar a vitória nas competições desportivas, assim temos que exercitar-nos nas coisas do Espírito. O pior inimigo dos exercícios é a inconstância, que impede que se alcance a excelência e faz aumentar a mediocridade.

Em que consiste este exercício da presença de Deus? Na memória de tal presença, tanto no pensamento como também na ação. Sim, a memória ou lembrança contínua de Deus que aumenta o vivo desejo e a intenção de realizar o Plano de Deus em nossas vidas, tal e como no-lo ensina nosso Senhor, paradigma e exemplo supremo de como se vive na presença de Deus : «Meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou e consumar a sua obra»6. Quem vive como Jesus na presença de Deus? Entre Ele e o Pai há uma profunda comunhão e sintonia. E deste andar continuamente na presença do Pai, em comunhão com Ele, brota sua “fome” e desejo intenso de cumprir seus desígnios, de consumar a missão que Ele encomendou. Assim também Maria, a partir do exercício cotidiano da presença de Deus em sua vida7 , buscou em tudo servir com fidelidade o Plano de Deus : «Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo tua palavra»8 . Nós temos que fazer o mesmo.

Meios concretos para viver a presença de Deus.

De que modos posso exercitar-me na presença de Deus? Como andar e permanecer continuamente na Sua presença? Múltiplos são os modos em que, na vida cotidiana, posso exercitar-me na presença de Deus: os momentos fortes de oração pessoal, assim como também os momentos de oração em comum9 , e de modo privilegiado a Eucaristia, são momentos especiais para experimentar a presença de Deus.

As freqüentes visitas ao Senhor no Santíssimo, os exercícios da vida espiritual como a leitura e meditação bíblica, a leitura de livros espirituais, etc., são também meios fundamentais pelos quais exercito esta presença de Deus. Também posso exercitar-me elevando nas diversas circunstâncias do dia uma breve mas intensa oração a Deus: quando me levanto de manhã, «ao despertar me saciarei com Tua presença»10 ; ou cada vez que me ponho em marcha, «caminharei na presença do Senhor»11 ; ou cada vez que me dirijo para visitar ao Senhor no Santíssimo, «Meu coração diz a teu respeito: “Procura sua face!” É tua face, Senhor, que eu procuro, não me escondas a tua face.»12 ; ou antes de rezar: «Que te agradem as palavras de minha boca, e o meditar do meu coração, sem treva em tua presença»13 ; ou em qualquer momento, «Procurai o Senhor e sua força, sem cessar buscai a sua face!»14 . As jaculatórias —repetição freqüente, sem interrupção, de uma oração muito breve, que consiste em uma frase mais ou menos curta— também ajudam muitíssimo a exercitar-se na presença de Deus.

Outros meios são ter em meu dormitório, em meu escritório, nos lugares onde trabalho, sinais visíveis, quadros, imagens, cartelas com frases e também música apropriada que favoreçam um clima espiritual, um ambiente que me “fale” continuamente da presença do Senhor. Ajuda também deter-me de vez em quando a contemplar com reverência a natureza, «porque o invisível de Deus... tornou-se inteligível através de suas obras»15 .

Finalmente — embora cada um possa encontrar outros modos de viver em presença de Deus —, excelente meio é , como aconselha o mestre Rodríguez, não deixar de fazer —seja por medo, indolência, preguiça, por preferir meu gosto-desgosto, etc.— aquilo que percebo que é o que Deus me pede segundo seus amorosos desígnios: «andar neste exercício será muito bom modo de andar na presença de Deus e em contínua oração, e muito proveitoso»16 .


CITAÇÕES PARA A ORAÇÃO

  • Em Deus vivemos, nos movemos e existimos: At 17,27-28; Ele nos vê, nos sonda profundamente, nos “envolve” com sua Presença: Sl 139(138),1-10. O Senhor ressuscitado nos prometeu sua contínua Presença: Mt 28,18-20.
  • Deus nos chamou para sermos santos em sua Presença: Ef 1,3-4; Cl 1,21-22; Sl 56(55),13-14; a servi-lo com uma vida santa: Lc 1,74-75; Sl 24(23),4-6; 1Re 9,4-5.
  • Temos que procurar andar continuamente na Presença de Deus : 1Cr 16,11; Sl 27(26),8; Sl 105(104),4-5.
  • O exercício da presença de Deus nos ajuda a atuar bem: Mt 6,4; Sl 17(16),2; a manter-nos firmes: Hb 11,27; a andar pelo caminho que conduz à Vida: At 2,25-28; Sl 16(15),7-11. «A memória de Deus afasta todos os pecados»: Eclo 17,14-15.19-20; Tb 4,6.20; Sl 11(10),4-5.7; Quem não vive na presença de Deus se desvia pelo caminho do mal: Is 47,10; Jr 12,4; Sl 14(13),1-2.
  • Nossos pecados nos levam a ocultar-nos, a apartar-nos, a fugir da Presença de Deus : Gn 3,8-10; Is 59,2; Sl 51(50),5-6.13.

Notas

  • 1 Ver Lv 19,2.
  • 2 Gn 17,1.
  • 3 At 17,27-28.
  • 4 Ver Mt 17,5.
  • 5 Ver Jo 3,16.
  • 6 Jo 4,34.
  • 7 Ver Luis Fernando Figari, María, paradigma de unidad, Vida e espiritualidad, Lima, p. 9.
  • 8 Lc 1,38.
  • 9 Mt 18,20.
  • 10 Sl 17(16),15.
  • 11 Sl 116(115),9.
  • 12 Sl 27(26),8.
  • 13 Sl 19(18),15.
  • 14 1Cr 16,11.
  • 15 Rm 1,20.
  • 16 P. Alonso Rodríguez, Exercício de Perfecção e Virtudes Cristãs, Parte 1ª,Tratado 7, c.5, n.11.
  • A

Nenhum comentário:

Postar um comentário