Evangelho segundo São Marcos 9, 30-37
Naquele tempo, Jesus e seus discípulos atravessaram a Galileia. Não queria, porém, que ninguém o soubesse. E ensinava os seus discípulos: O Filho do homem será entregue nas mãos dos homens, e matá-lo-ão; e ressuscitará três dias depois de sua morte. Mas não entendiam estas palavras; e tinham medo de lho perguntar. Em seguida, voltaram para Cafarnaum. Quando já estava em casa, Jesus perguntou-lhes: De que faláveis pelo caminho? Mas eles calaram-se, porque pelo caminho haviam discutido entre si qual deles seria o maior. Sentando-se, chamou os Doze e disse-lhes: Se alguém quer ser o primeiro, seja o último de todos e o servo de todos. E tomando um menino, colocou-o no meio deles; abraçou-o e disse-lhes: Todo o que recebe um destes meninos em meu nome, a mim é que recebe; e todo o que recebe a mim, não me recebe, mas aquele que me enviou.
Oração
Meu Senhor e Pai dá-me a inocência de uma criança que confia plenamente em seu pai. Tu me convidas a estar contigo na oração para transformar meu coração e assim, poder sair de mim mesmo e servir aos demais. Permita que saiba corresponder.
Petição
Senhor, ajuda-me a ser o último e o servidor de todos, especialmente na minha família.
Meditação
“Muitos de vós tiveram de renunciar à participação direta nos atos celebrativos, ocupados como estáveis com outras tarefas da sua organização. Mas esta renúncia constituiu uma forma bela e evangélica de participar na Jornada: a da entrega aos outros, de que fala Jesus. De certo modo, tornastes realidade estas palavras do Senhor; ´Se alguém quiser ser o primeiro, há-de ser o último de todos e o servo de todos´ (Mc 9, 35). Tenho a certeza de que esta experiência como voluntário vos enriqueceu a todos na vossa vida cristã, que é fundamentalmente um serviço de amor. O Senhor transformará a vossa fadiga acumulada, as preocupações e a pressão de muitos momentos, em frutos de virtudes cristãs: paciência, mansidão, alegria de se dar aos outros, disponibilidade para cumprir a vontade de Deus. Amar é servir, e o serviço aumenta o amor. Penso que este seja um dos frutos mais belos da vossa contribuição para a Jornada Mundial da Juventude. Mas esta colheita não beneficia apenas a vós, mas à Igreja inteira que, com mistério de comunhão, se enriquece com o contributo de cada um dos seus membros” (Bento XVI, Discurso, 21 de agosto de 2011).
Reflexão apostólica
“Viver o amor é descobrir e servir Cristo nos outros. Viver o amor é doar-se de forma cristã aos outros”
Propósito
Oferecer um sorriso para demonstrar o amor de Deus às crianças que eu encontre.
Diálogo com Cristo
Senhor dá-me a graça de viver entregue para que o maior número possível de pessoas cheguem a conhecer teu amor em profundidade; que gaste minha vida para que muitos outros cheguem a gozar de tua amizade. Quero ser o primeiro a colocar-me a serviço dos outros, para exercer uma influência positiva, ser guia dos demais dentro do meu ambiente para ajuda-los a ter uma experiência pessoal com Cristo.
“Uma família cristã deve ser um autêntico fermento na sociedade. Antes de tudo, em relação aos outros familiares, quem dá o testemunho de sua ação educativa com seus próprios filhos pode servir de exemplo e estímulo”
Nenhum comentário:
Postar um comentário