PROVÍNCIA TEM NOVO METROPOLITA.
Nomeado na manhã desta quarta-feira por Bento XVI, Dom Airton José sucede o matonense Dom Bruno Gamberini no pastoreio da Arquidiocese de Campinas.
Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!
É com grande alegria e esperança que comunicamos que na manhã de hoje, dia 15 de fevereiro, o Papa Bento XVI nomeou Dom Airton José dos Santos como o novo Arcebispo da Arquidiocese de Campinas, transferindo-o da Diocese de Mogi das Cruzes, SP.
Dom Airton José torna-se o 7º Bispo e 5º Arcebispo da Arquidiocese de Campinas, sucedendo Dom João Batista Corrêa Nery (1908-1920); Dom Francisco de Campos Barreto (1920-1941); Dom Paulo de Tarso Campos (1941-1968); Dom Antônio Maria Alves de Siqueira (1968-1982); Dom Gilberto Pereira Lopes (1982- 2004); e Dom Bruno Gamberini (2004-2011).
A Arquidiocese de Campinas estava vacante desde o falecimento de Dom Bruno Gamberini, em 28 de agosto de 2011, tendo como Administrador Diocesano o Monsenhor João Luiz Fávero.
De acordo com o Código de Direito Canônico (Cân. 382, § 2), a partir da nomeação o Bispo diocesano deve tomar posse de sua diocese dentro do prazo de dois meses após receber os documentos apostólicos. Assim, neste período, será definida a data da Solenidade de Posse de Dom Airton José.
Louvamos e agradecemos a Deus pela nomeação de Dom Airton José que, à Luz do Espírito Santo, apascentará o rebanho a ele confiado pela Igreja de Jesus Cristo, presente nos nove municípios que compõem a Arquidiocese de Campinas, sob a intercessão da Mãe Imaculada, nossa Padroeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário