Como seus amores são belos,minha irmã, noiva minha. Seus amores são melhores do que o vinho, e mais fino que os outros aromas é o odor dos teus perfumes. Por isso Eu quero consumir meus dias, no seu amor! ══════ ღೋ♡✿♡ღೋ═══════

Ani Ledodi Vedodi Li


Mais do que qualquer outro motivo, esta é a razão pela qual quero fazer deste blog um caminho para amarmos mais a Deus, por isso seu nome: “Ani Ledodi Vedodi Li”

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Deus o Abençõe !

E que possas crescer com nossas postagens.

É algo louvável esconder o segredo dos Reis; mas há glória em publicar as obras de Deus!

A Igreja não tem pressa, porque ela possui a Eternidade. E se todas as outras instituições morrem nesta Terra, a Santa Igreja continua no Céu.

Não existem nem tempos nem lugares sem escolhas.

E eu sei quanto resisto a escolher-te.

"Quando sacralizamos alguém essa pessoa permanece viva para sempre!"

Sacralize cada instante de tua vida amando o Amado e no Amado os amados de Deus !


Pe.Emílio Carlos

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Retiro Mensal Pessoal

Setembro/2012
  
Uma vida interior intensa pela força do Espírito Santo
 
vida-interior

Trazemos em nosso coração o desejo de sermos santos e de construir um mundo mais justo, fraterno e reconciliado. 
Cremos firmemente que Cristo é a resposta para as perguntas e para os anseios dos homens e mulheres de nosso tempo e de sempre. E estamos convencidos de que a única mudança autêntica do mundo é aquela que brota da mudança pessoal, da própria conversão. Sabemos bem que ninguém dá o que não tem e que por isso o primeiro campo de apostolado é cada um de nós mesmos. 
Atender à nossa interioridade, cultivar uma vida interior profunda e intensa, não é apenas uma necessidade pessoal, é, para nós, também um dever social, uma exigência para podermos ser fiéis a missão que o Senhor nos confiou.

Uma vida interior intensa pela força do Espírito Santo

A vida interior é ao mesmo tempo exigente e extremamente plenificadora. 
É comunhão com Deus, no Senhor Jesus, pela força do Espírito Santo. É antes de mais nada, fruto da graça, um dom de Deus, que nos convida a uma cooperação ativa e decidida. Ela requer que assumamos a nossa parte, que lutemos com fidelidade e constância, para erradicar das nossas vidas tudo que rompe ou impede esta desejada comunhão, acolhendo a ajuda divina, e que cultivemos positivamente uma vida de fé, de virtude, de oração, de comunhão sacramental, de amor a Deus, e de coerência efetiva em nossas ações. Cooperando assim com a graça divina, somos chamados a crescer em uma comunhão de pensamento, de sentimento e de ação com Deus, uma comunhão que nos realiza, nos plenifica e nos leva a uma mudança, a partir desta riqueza espiritual, a uma transformação autêntica do mundo, a partir da caridade divina, segundo o Plano de Deus.
Uma vida interior intensa é fruto do Espírito Santo, que é o Senhor e Doador da Vida. É Ele quem nos vai configurando com o Senhor Jesus. Ao dizer vida, dizemos vitalidade, e a vida no Espírito Santo é fé ardorosa, esperança e amor. Crescer nela alimenta nossa mente e nosso espírito, nos vivifica.
Santa Teresa de Jesus, em pleno coração do livro do castelo interior e dentro das quintas moradas, descreve a transformação que experimenta a pessoa na oração, com um símbolo muito belo: o bicho da seda, o qual se fecha no seu casulo interior, e aí “com as suas boquitas vão fiando a seda, e fazendo uns casulos muito apertados onde se fecham… E morre este bicho, que é grande e feio, e sai do mesmo casulo uma borboleta branca muito bonita”.

Esta imagem do bicho da seda serve para que Teresa expresse melhor a mudança e a transformação da pessoa, como mistério pascal de morte e ressurreição. 
No desenvolvimento desta transformação, como no processo em que o bicho da seda se metamorfoseia em borboleta, é muito importante a ação do Espírito Santo que vai ajudando nessa disposição e no nosso trabalho para não ficarmos pelo meio do caminho.
Podemos agora visualizar os diferentes elementos contidos no processo desta imagem:

Semente: São uns bagos, como grãos de pimenta, que se convertem em larvas.
A folha da amoreira: É o primeiro espaço onde se desenvolvem, é o alimento.
Ambiente: Calor, elemento que necessita a semente para viver, é a graça do Espírito Santo.
Bicho da seda: É cada um de nós a partir da perspectiva da transformação profunda.
Tecer o casulo ou a “casa”: é um convite para construir a própria habitação, a viver a interioridade.
Fabricar a seda, lavrar a seda: Cristo é a morada. Vive dentro de cada um. A seda é o resultado das maravilhas que Deus faz através de nós.
Trabalhos: São todos os esforços e acções que temos que fazer para corresponder à graça, para não vivermos superficialmente.
A borboleta: equivale ao “homem novo”, é o fruto da acção transformadora de Deus. É graça, libertação.

Este símbolo é a síntese da história de todo o homem nascido para ter asas e elevar-se.

Aprender a ver a realidade com os olhos de Deus

Portanto, com as luzes do Espírito, devemos trabalhar em primeiro lugar para ter uma fé profunda na mente, que não é outra coisa, senão ir aprendendo a olhar e entender a realidade com os olhos de Deus, interiorizando os critérios da fé, reconhecendo o sentido das realidades e situações distintas, à luz do plano de Deus e examinando nossa própria vida com uma visão de fé. Para crescer nesta dimensão da nossa vida interior, é imprescindível que estudemos, que entendamos, e que façamos nossos, os critérios da fé que encontramos na Sagrada Escritura, nos documentos do Magistério – iniciando pelo Catecismo da Igreja – e nos ricos textos que formam parte da Tradição e da nossa própria espiritualidade.
Cultivar nossa vitalidade interior com a fé na mente nos ajuda a apreciar o quanto Deus faz por nós no dia a dia de nossas vidas,  nos afasta da superficialidade e do auto engano, nos dá critérios para nos entendermos a nós mesmos à luz do Senhor Jesus, enriquece nossa capacidade de reflexão, e nos prepara para ajudar melhor aos nossos irmãos e para conduzir as nossa vidas, respondendo a nossa vocação segundo o plano de Deus.

Ser amigos do Senhor Jesus

O mais importante para nossas vidas é amar a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a nós mesmos. O amor é a essência de toda nossa vida. Conscientes de que o amor autêntico é aquele que foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo [1], nossa vida interior deve ser antes de tudo amor a Deus, Pai, Filho e Espírito Santo.
Somente Deus é capaz de saciar a nostalgia de infinito que se instala no fundo de nossos corações.
Nossa vida interior deve ser uma oração contínua, um habitual estar na presença de Deus e em comunhão com Ele [2], em toda ocasião, e de modo particular nos momentos imprescindíveis de oração intensa. Assim como pela fé na mente,  aprendemos a nos ver e a ver a realidade com os olhos de Deus, através da fé no coração e graças a um tratado de amizade freqüente com Deus, buscamos aprender cada vez mais a sentir com o Senhor Jesus, a ter uma unidade de vontade com Ele, a descobrir como nosso alimento e nossa felicidade estão em cumprir o Plano de Deus. 
Também madre Teresa de Jesus nos diz :"Que não é outra coisa a oração mental senão tratar de amizade, estando muitas vezes tratando a sós com quem sabemos que nos ama" (V 8,5). 
Quando a santa cunhou esta definição tinha atrás de si uma larga e qualificada história de amizade humana e divina. História de amizade, qualificada com estes adjetivos em atenção à nossa debilidade intelectual e à nossa tendência em romper a harmonia e a integração do divino e do humano, da relação com Deus e com o próximo, entre o amor e o serviço vividos no silêncio da oração e o empenho pela causa do Reino. Teresa viveu e verteu este encontro na palavra humana mais entranhável: a amizade.
A oração é o caminho para que a amizade com o Senhor Jesus seja realmente o centro de nossas vidas e para que nos deixemos ir se configurando com Ele.

A. Deus nos chamou à sua amizade, para compartilhar de sua vida, oferecendo-nos em seu Filho, verdadeiro amigo e amigo verdadeiro, uma proximidade entranhável em sua humanidade que é a nossa, homem de fraquezas e trabalhos. Assim nos é companhia no caminho de nossa vida. Deus, Amigo, nos amou primeiro, elegeu-nos, abrindo-nos as portas de sua amizade. Deus é um amigo que tem desejos de dar-nos e que, como logo adverte Teresa, "de boa vontade está junto a nós" (CV 29,6). Amigo, também, necessitado de nós. Com sensibilidade feminina e agudo sentido de fé no Deus-Homem, Teresa confessa seu truque: "Prcurava representar Cristo dentro de mim, e achava-me melhor nos lugares onde ele se encontra mais só; parecia-me que, estando só e aflito, como pessoa necessitada, haveria de admitir a minha presença" (V 9,4). E quando Teresa ora fala sobre isto com ainda maior segurança: " tão necessitado estais que quereis admitir uma pobre companhia como a minha, e vejo em vosso sempblante que os alegrates" (CV 26,6).
B. A oração-amizade situa-se no centro da vida, não à margem, na periferia. É o valor da vida em todas as suas dimensões. A amizade é que nos define: somos o que é nossa relação com Deus e com os irmãos. A oração-amizade é um valor aberto sempre, necessariamente em caminho, em evolução contínua, num dinamismo crescente de realização. "As Moradas" são os diversos níveis, em profundidade e qualidade, nos quais vivemos nossa relação com Deus e os demais. Podemos dizer que são níveis de ser, pois marcam a vida da pessoa naquilo que lhe é substancial por vocação humana e divina: a relação com os outros e com o Outro, com o "tu" semelhante. Relação definida como acolhida e doação, em unidade que não se pode romper. Ademais esta relação nutre-se da verdade e do respeito sagrado à misteriosidade do outro, assim como de si mesmo. Relação na verdade que nasce, desenvolve-se e culmina no trato pessoal, cara a cara. Nenhuma pessoa pode delegar a ninguém a graça maior recebida com o dom da vida: somos naturalmente tão ricos que podemos conversar com Deus (cf. 1M 1,6).
C. A oração-amizade é vida e exercício de gratuidade, não entra no mercado do útil ou necessário, do para quê. Tem em si mesma sua justificação, seu valor: realizar a vocação de ser-em-relação, ser e viver com, em comunhão de horizontes e de caminhos. A santa fala de ser orantes, e praticar o ato concreto da oração, "para unicamente servir a seu Cristo crucificado" (4M 2,10). A esta gratuidade na relação com Deus se refere constantemente João da Cruz, manifestamente como algo que vai fazendo-se vida, quando fala de alguma etapa mais avançada no processo espiritual: "Todo seu cuidado em como poderá dar algum prazer a Deus, ainda que fosse para ela muito custoso" (2N 19,4). Ainda que não deixe de ver que existem "muitos que andam buscando em ti consolo e gosto e os que a ti pretendem dar gosto e dar-te gosto à sua custa... estes são muito poucos" (2S 7,12). Sua regra de experto em amor é esta: não buscando "sua comodidade e consolo, ou em Deus ou fora dEle" (Carta 18.7.89; 16).
D. Na oração-amizade o amor é a substância. Entre os amigos circula o amor, a acolhida e a doação mútuas. Por isso as pessoas se encontram em um "nós" mais ou menos formado. Isto disse expressamente Teresa: "a substância da perfeita oração não está em pensar muito, senão em amar muito". E reflete: "Nem todas as imaginações são hábeis por sua natureza para isto (a meditação), mas todas as almas o são para amar" (F 5,2; 4M 1,7). Deste modo afirma-se com contundência coisas muito importantes: todas as pessoas são capazes de orar. A oração está aberta a todos, a qualquer pessoa, seja qual for sua psicologia, sua formação, o tempo que dispõe, a situação concreta pela qual passa. A pessoa, por natureza e graça, é capaz para a relação pessoal com Deus. Por ser amizade, a oração abarca a existência da pessoa, não pode encerrar-se em uns tempos, nem identificar-se com o que comumente chamamos de oração, silenciosa ou litúrgica, pessoal ou comunitária: "O verdadeiro amante em toda parte ama e sempre se recorda do amado. Ruim seria se só nos rincões se pudesse orar" (F 5, 16).
E. Com isto surge outro elemento de não menor transcendência: a oração-amizade é, antes de tudo, uma forma de ser. A oração define assim a vida da pessoa antes que ser um ato concreto. O começo do "tratadinho" de oração que Teresa nos entrega no Livro da Vida é especialmente luminoso e decisivo. Basta recolher suas palavras: "Pois falando dos que começam a ser servos do amor (que não me parece outra coisa determinarmos a seguir pelo caminho da oração ao que tanto nos amou" (V 11,1). O caminho da oração é seguimento de Jesus. Aos mesmos que começam se refere mais adiante dizendo que "se determinam a servir a Deus tão deveras" (ib 9). Não podemos esquecer que se ela, tão honesta e veraz em suas colocações, chega um dia a deixar a prática da oração, é porque a vida se lhe escapava. Por isso era-lhe insustentável manter a fidelidade aos tempos de oração (V 7, 11; 8, 3; 19,10). Mais tarde ela julgurá com dureza este comportamento e irá procurar animar a todos a perseverar na prática da oração, ainda que não responda às exigências da amizade, "por males que haja" (V 8,5; 19,4; 8,4). Razão convincente: "Oh! Que bom amigo fazeis, Senhor meu, como lhe vais regalando e sofrendo e esperais a que se faça a vossa condição!" (V 8, 6).
F. Só partindo da oração-amizade podemos falar razoavelmente da necessidade da oração. Supostamente esta necessidade parte de dentro, da chamada de Deus pela qual nos capacita para tratar amistosamente com Ele.
A oração-amizade busca o encontro, a presença explícita, consciente, os momentos nos quais só e a sós se está com o Amigo. Necessidade particularmente sentida por Deus. Assim o percebeu Teresa (cf. 9,9 e V 8,10).
Mas esta necessidade é também sentida pela pessoa na medida da amizade que vive com Deus, ou com os demais. "Estando muitas vezes a sós com quem sabemos que nos ama". Esta consciência é que origina a marcha para o encontro: saber-se amado, ou seja, crescer na consciência do amor que recebe e dinamizar a resposta adequada e própria. Ninguém sabe-se amado por alguém por referências de terceiros. E ninguém ama a ninguém pelo que contam dele: é preciso o encontro pessoal. A notícia recebida provoca o desejo da constatação por si mesmo. O ato de oração é a consciência explícita da amizade que une Deus e a pessoa. A santa fala dos que fazem oração dizendo que estão vendo que Deus as vê (cf. V 8,2).
G. Por último, na oração-amizade, desde os seus primeiros passos, mesmo que não salte à consciência do orante, devemos entender que o protagonismo na oração corresponde a Deus, que Ele está muito mais empenhado que nós por levar adiante a história de amizade. Podemos dizer que toda oração cristã é essencialmente mística desde seus começos. Deus, porque nos ama mais e melhor que nós mesmos a Ele, leva o peso da oração-amizade. Captar esta dimensão mística da oração é vital para entendê-la convenientemente, adotando a atitude oportuna: "ir contente pelo caminho que lhe levar o Senhor" (CV 17 tít.). Pois "tem em tanto este Senhor nosso que lhe queiramos e procuremos sua companhia, que uma vez ou outra não nos deixa de chamar para que nos aproximemos dEle" (2M 1,2). "Deixai fazer o Senhor" (CV 17,7). Atitude, portanto, de amorosos ouvintes, de silêncio contemplativo para ver o que Deus fará em nós. Disposição de abertura e acolhida, pois a parte que nos toca será sempre de responder, secundar, seguir.
Concluimos: 

Esta comunhão de sentir e querer com o Senhor Jesus só é possível pela graça do Espírito Santo, que é quem nos faz filhos de Deus e se une a nossa oração para que possamos clamar ”Abba, Pai” [3]. 
Não podemos jamais descuidar da nossa vida de graça. Nossa vida interior necessita que nos despojemos de tudo que nos afaste de Deus, todo lastro de pecado e ruptura. E por isso mesmo, necessitamos do auxílio dos sacramentos, em especial que procuremos com regularidade o Sacramento da Reconciliação e que nos alimentemos com o Pão da Vida Eterna, que é o mesmo Senhor Jesus na Eucaristia. Só assim poderemos ir avançando nesse morrer a tudo que é morte, para viver quem é a própria Vida.

De mãos dadas com Santa Maria

O Senhor em seu Plano quis que,  para percorrer o caminho de nossa santidade e felicidade contemos com a companhia e intercessão maternal de Maria Santíssima, Mãe de Deus e nossa. Contemplando-a aprendemos a ter uma comunhão total de mente, coração e ação com o Senhor Jesus. Com o seu exemplo de modelo,  Ela nos ensina a guardar como um tesouro a Palavra de Deus, conservando-a e meditando-a em nosso coração. Como Ela, vivamos uma vida de oração intensa, na qual com reverencia, reconheçamos tudo quanto Deus opera para o nosso bem. Como ela o fez em seu Magnificat, louvemos a Deus por suas maravilhas, e não nos cansemos de agradecer suas bênçãos. 
Com humildade reconheçamos nossa pequenez e fragilidade. Coloquemos nas mãos de Deus todas nossas necessidades, cooperemos ativamente com sua graça, transformemos nossa fé na mente e no coração em uma fé coerente na ação. 
Mas, sobre tudo, a partir da mão de nossa Santa Mãe e de seu Imaculado Coração, aprendamos a amar ao Senhor Jesus e a viver em sintonia total com seu Sagrado Coração. E façamos nossos os seus amores: ao Pai, no Espírito Santo, a Maria Santíssima e a todos nossos irmãos e irmãs humanos. 
Só seremos santos se vivermos intensamente o amor divino e formos coerentes com ele. Só sendo santos poderemos cooperar a partir de nossa pequenez em mudar um mundo que morre por falta de amor. Só a partir de uma vida interior que respire amor e santidade poderemos transformar-nos através de uma ação reconciliadora para a glória de Deus.
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CITAÇÕES PARA MEDITAR

Guia para a Oração
  • Cristo é nossa Vida: Jo 14,6; Gl 2,20
  • Renovar nossa mente para aprender a querer como Deus: Rm 12,2
  • A vida no Espírito Santo: Rm 8, 5-17
  • Santa Maria conserva e medita a Palavra de Deus: Lc 2, 19-56
  • Perseverar no mesmo espírito em companhia de Maria: Hch 1,14
PARA REZAR

Porque é importante que eu cultive uma vida interior intensa?
  1. Quem nutre e faz crescer minha vitalidade interior? Que devo fazer para cooperar com meu crescimento e realização interior? Qual é a essência de uma autêntica vida interior?
  2. Que posso fazer para aprender, cada vez mais, a ver a realidade com os olhos de Deus? Porque a lectio divina é importante como meio de interiorização e apropriação pessoal dos critérios da fé?
  3. Jesus está realmente no centro da minha vida? Reconheçoi sua presença na minha vida? O que falta para eu me deixar me configurar ainda mais com Ele?
  4. Qual é o papel de Santa Maria na minha vida espiritual? Quais das suas virtudes estão mais próximas de mim? Quais eu deveria desenvolver mais?
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[1]Ver Rom 5,5
[2]Ver Catecismo de la Iglesia Católica, 2565
[3]Ver Gál 4,6

Santo Retiro+
Pe.Emílio Carlos.

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