“Jesus entrou em Jericó e ia atravessando a cidade. Havia aí um homem muito rico chamado Zaqueu, chefe dos recebedores de impostos. Ele procurava ver quem era Jesus, mas não o conseguia por causa da multidão, porque era de baixa estatura. Ele correu adiante, subiu a um sicômoro para o ver, quando ele passasse por ali. Chegando Jesus àquele lugar e levantando os olhos, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque é preciso que eu fique hoje em tua casa. Ele desceu a toda a pressa e recebeu-o alegremente. Vendo isto, todos murmuravam e diziam: Ele vai hospedar-se em casa de um pecador...
Zaqueu, entretanto, de pé diante do Senhor, disse-lhe: Senhor, vou dar a metade dos meus bens aos pobres e, se tiver defraudado alguém, restituirei o quádruplo. Disse-lhe Jesus: Hoje entrou a salvação nesta casa, porquanto também este é filho de Abraão. Pois o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”.
Oração Inicial
Jesus, eu como Zaqueu quero conhecer-te melhor, mas há muitas coisas que me impedem e me distraem.
Hoje venho a esta oração disposto a encontrar-me contigo.
Olha-me Senhor, com esse amor com que você olhou a Zaqueu, vem hospedar-te em minha alma, prometo não deixar-te ir nunca mais.
Súplica
Senhor, faz com que venha hoje tua salvação a minha alma.
Reflexão:
Deus se revela cheio de misericórdia.
“Deus se manifesta de diversas formas também na vida de cada um de nós. Mas, para poder reconhecer sua presença, é necessário que nos aproximemos a Ele conscientes de nossa miséria e com profundo respeito.
Em caso contrário nos voltamos incapazes de encontrá-lo e de entrar em comunhão com Ele. Deus se revela não aos que estão cheios de suficiência e superficialidade, mas a quem é pobre e humilde perante a Ele.
Frente ao pecado, Deus se revela cheio de misericórdia e não deixa de chamar aos pecadores a evitar o mal, a crescer no seu amor e a ajudar concretamente ao próximo em necessidade, para viver a alegria da graça e não ir ao encontro da morte eterna.
Mas a possibilidade de conversão exige que aprendamos a ler os feitos da vida na perspectiva da fé, isto é, animados pelo santo temor de Deus.
Queridos amigos, oremos a Maria Santíssima, para que ajude a cada cristão a voltar ao Senhor com todo o coração” (Bento XVI, 7 de março de 2010).
Meditação:
Aos pés do sacrário, é onde temos que resolver nossa vida, nossas dúvidas, tomar as decisões, reforçar as convicções, aumentar o amor, o zelo apostólico e fortalecer-nos nos momentos de dificuldade.
Vivamos com profundidade o encontro com Cristo nos sacramentos da Penitência e da Eucaristia.
Propósito
Buscar ocasiões para ajudar hoje concretamente a meu próximo.
Diálogo com Cristo
Senhor Jesus, o exemplo de Zaqueu me faz ver que quem te deixa entrar na sua vida não perde nada do que faz a vida bela e grande.
Me ensina que com tua amizade se abrem as portas da vida. Ajuda-me a fazer a mesma experiência e não ter medo de abrir-te de par em par as portas do meu coração.
“Que fácil é ser santo! Basta abrir a porta do coração e deixar a Cristo entrar nele.”
com minha benção
Pe.Emílio Carlos+
Nenhum comentário:
Postar um comentário