Ezequiel (Ez 34, 1-11)
1A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 2"Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel! Profetiza, dizendo-lhes: Assim fala o Senhor Deus aos pastores: Ai dos pastores de Israel, que se apascentam a si mesmos! Não são os pastores que devem apascentar as ovelhas? 3Vós vos alimentais com o seu leite, vestis a sua lá e matais os animais gordos, mas não apascentais as ovelhas. 4Não fortalecestes a ovelha fraca, não curastes a ovelha doente, nem enfaixastes a ovelha ferida. Não trouxestes de volta a ovelha extraviada, não procurastes a ovelha perdida; ao contrário, dominastes sobre elas com dureza e brutalidade. 5As ovelhas dispersaram-se por falta de pastor tornando-se presa de todos os animais selvagens. 6Minhas ovelhas vaguearam sem rumo por todos os montes e colinas elevadas. Dispersaram-se minhas ovelhas por toda a extensão do país, e ninguém perguntou por elas, nem as procurou. 7Por isso, ó pastores, escutai a palavra do Senhor: 8Eu juro por minha vida - oráculo do Senhor Deus - já que minhas ovelhas foram entregues à pilhagem e se tornaram presa de todos os animais selvagens, por falta de pastor; e porque os meus pastores não procuraram as minhas ovelhas, mas apascentaram-se a si mesmos e não as ovelhas, 9por isso, ó pastores, escutai a palavra do Senhor! 10Assim diz o Senhor Deus: Aqui estou para enfrentar os pastores e reclamar deles as minhas ovelhas. Vou tirar-lhes o ofício de pastor, e eles não mais poderão apascentar-se a si mesmos. Vou libertar da boca deles as minhas ovelhas, para não mais lhes servirem de alimento. 11Assim diz o Senhor Deus: Vede! Eu mesmo vou procurar minhas ovelhas e tomar conta delas". Palavra da Salvação!
Comentando a Leitura
Vou libertar da boca deles as minhas ovelhas
Não fujamos da contestação.
Os profetas falavam de reis, de chefes, de sacerdotes.
Qualquer de nós que tiver função de guia deve examinar-se.
É fácil demais (mesmo quando é dever) contestar os outros que falham; o difícil é contestar-se a si mesmo; descobrem-se escusas, atenuantes... Isto nos deve ajudar a vê-las também nos outros, para endossar o mal, mas por equidade, para não sermos incompreensivos, injustos.
Por certo, devemos ter a coragem de contestar e criticar quem se aproveita da posição – civil, social, religiosa – para explorar, fazer favoritismo, faltando a deveres precisos, como olhar o bem comum, ser força para os fracos, sustento para os enfermos e infelizes, reconduzir os dispersos, buscar os que se afastaram...
Se certa juventude causa lástima hoje, que culpa não caberá aos que deviam ser guias sábios e bons?
Olhemos para Jesus o bom pastor: ele é e deve ser nosso guia e modelo!
O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.
O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejantes ele me leva a descansar.
Para as águas repousantes me encaminha, e restaura as minhas forças.
Ele me guia no caminho mais seguro, pela honra do seu nome.
Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei.
Estais comigo com bastão e com cajado, eles me dão a segurança!
Preparais à minha frente uma mesa, bem à vista do inimigo; com óleo vós ungis minha cabeça, e o meu cálice transborda.
Felicidade e todo bem hão de seguir-me, por toda a minha vida; e, na casa do Senhor; habitarei pelos tempos infinitos.
Com minha benção
Pe.Emílio Carlos+
Nenhum comentário:
Postar um comentário