Como seus amores são belos,minha irmã, noiva minha. Seus amores são melhores do que o vinho, e mais fino que os outros aromas é o odor dos teus perfumes. Por isso Eu quero consumir meus dias, no seu amor! ══════ ღೋ♡✿♡ღೋ═══════

Ani Ledodi Vedodi Li


Mais do que qualquer outro motivo, esta é a razão pela qual quero fazer deste blog um caminho para amarmos mais a Deus, por isso seu nome: “Ani Ledodi Vedodi Li”

Para você entrar em nossos artigos click nas imagens nas laterais e encontrarás os lincks dos artigos postados.

Deus o Abençõe !

E que possas crescer com nossas postagens.

É algo louvável esconder o segredo dos Reis; mas há glória em publicar as obras de Deus!

A Igreja não tem pressa, porque ela possui a Eternidade. E se todas as outras instituições morrem nesta Terra, a Santa Igreja continua no Céu.

Não existem nem tempos nem lugares sem escolhas.

E eu sei quanto resisto a escolher-te.

"Quando sacralizamos alguém essa pessoa permanece viva para sempre!"

Sacralize cada instante de tua vida amando o Amado e no Amado os amados de Deus !


Pe.Emílio Carlos

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

O valor da Bíblia!

Vamos iniciar nos próximos dias um mês dedicado a Bíblia Palabra de Deus, alimento e pão bendito que nos sustenta na caminhada rumo a Pátria definitiva.

Não seria a Sagrada escritura as nossas Constituições cristãs que nos orientam por que caminhos traçar a rota de nossa vida.

A palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.(Heb 4.12 )

Quanto mais lemos a Bíblía, mais sábios nos tornamos. Ela orienta-nos em todas as circunstancis; consola-nos quando nenhum consolo humano é possível; mostra-nos o caminho do Calvário e leva-nos ao lar celestial. Dito isso é importante que entendamos os efeitos da Bíblía em nossa vida:

A Bíblía nos dá sabedoria.
" os teus mandamentos me fazem mais sábios que os meus inimigos; porque, aqueles, eu os tenho sempre comigo"(Sl 118.98)

A Bíblia nos dá a orientação segura.
" Tu és a minha rocha e a minha fortaleza;guia-me e encaminha-me" ( Sl 30.3 )

A Bíblia nos dá o consolo necessário.
"Isto é a minha consolação na minha angústia, porque a tua palavra me vivificou"( Sl 118.50 )


A Bíblia nos dá a provisão de salvação.
" Desfaleço-me a alma. aguardando a tua salvação; porém espero na tua palavra"( Sl 119.8 )

A Bíbia nos ensina a santificação.
" Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade " ( João 17;17 )

Conclusão

A leitura diária da Bíblia proporciona ao cristão: Sabedoria , orientação,consolo, provisão de Salvação e conduz á Santificação sem a qual minguem verá a Deus.

Portanto amados è hora de voltarmos, com mais empenho e amorosa dedicação, ao livro de Deus, no amor de Cristo.

Tomarmos mais posse de suas promessas para nossa vida , de suas delicadezas , exortações e de seu poder de transformar os corações.(*)

Qual é o desígnio de Deus acerca do homem? Cat da Igreja Cat: 1 – 25

Deus, infinitamente perfeito e bem-aventurado em si mesmo, num desígnio de pura bondade, criou livremente o homem para o tornar participante da sua vida bem-aventurada. Na plenitude dos tempos, Deus Pai enviou o seu Filho, como Redentor e Salvador dos homens caídos no pecado, convocando-os à sua Igreja e tornando-os filhos adotivos por obra do Espírito Santo e herdeiros da sua eterna bem-aventurança.

«És grande, Senhor, e digno de todo o louvor [...]. Fizeste-nos para Ti e o nosso coração não descansa enquanto não repousar em Ti» ( S. Agostinho ).

Porque é que no homem existe o desejo de Deus? Cat da Igreja Cat: 27-30-44-45

Ao criar o homem à sua imagem, o próprio Deus inscreveu no coração humano o desejo de O ver. Mesmo que, muitas vezes, tal desejo seja ignorado, Deus não cessa de atrair o homem a Si, para que viva e encontre n’Ele aquela plenitude de verdade e de felicidade, que ele procura sem descanso. Por natureza e por vocação, o homem é um ser religioso, capaz de entrar em comunhão com Deus. É este vínculo íntimo e vital com Deus que confere ao homem a sua dignidade fundamental.

Como é que se pode conhecer Deus apenas com a luz da razão?
Cat da Igreja Cat:31-36-46-47
A partir da criação, isto é, do mundo e da pessoa humana, o homem pode, só pela razão, conhecer com certeza a Deus como origem e fim do universo e como sumo bem, verdade e beleza infinita.

Basta porém a exclusiva luz da razão para conhecer Deus?Cat da Igreja Cat: 37-38

Ao conhecer Deus só com a luz da razão, o homem experimenta muitas dificuldades. Além disso, não pode entrar só pelas suas próprias forças na intimidade do mistério divino.
Por isso é que Deus o quis iluminar com a sua Revelação não apenas sobre verdades que excedem o seu entendimento, mas também sobre verdades religiosas e morais que, apesar de serem por si acessíveis à razão, podem deste modo ser conhecidas por todos, sem dificuldade, com firme certeza e sem mistura de erro.

Como se pode falar de Deus? Cat da Igreja Cat: 39-43 -48-49

É possível falar de Deus a todos e com todos, a partir das perfeições do homem e das outras criaturas, que são um reflexo, embora limitado, da infinita perfeição de Deus. É, porém, necessário purificar continuamente a nossa linguagem de tudo o que ela contém de imaginário e imperfeito, na consciência de que nunca será possível exprimir plenamente o infinito mistério de Deus.

O que é que Deus revela ao homem? Cat da Igreja Cat:50-53 -68-69
Deus revela-se ao homem, na sua bondade e sabedoria. Mediante acontecimentos e palavras, Deus revela-se a Si mesmo e ao seu desígnio de benevolência, que Ele, desde a eternidade, preestabeleceu em Cristo a favor dos homens. Tal desígnio consiste em fazer participar, pela graça do Espírito Santo, todos os homens na vida divina, como seus filhos adoptivos no seu único Filho.

Quais as primeiras etapas da Revelação de Deus?Cat da Igreja Cat: 54-58 -70-71
Deus manifesta-se desde o princípio aos nossos primeiros pais, Adão e Eva, e convida-os a uma comunhão íntima com Ele. Após a sua queda, não interrompe a revelação e promete a salvação para toda a sua descendência. Após o dilúvio, estabelece com Noé uma aliança entre Ele e todos os seres vivos.

Quais as etapas sucessivas da Revelação de Deus? Cat da Igreja Cat: 59-64 -72

Deus escolhe Abrão chamando-o a deixar a sua terra para fazer dele “o pai duma multidão de povos” (Gn 17,5), e promete abençoar nele “todas as nações da terra” (Gn 12,3). Os descendentes de Abraão serão o povo eleito, os depositários das promessas divinas feitas aos patriarcas. Deus forma Israel como seu povo salvando-o da escravidão do Egipto; conclui com ele a Aliança do Sinai, e dá-lhe a sua Lei, por meio de Moisés. Os profetas anunciam uma redenção radical do povo e uma salvação que incluirá todas as nações numa Aliança nova e eterna, que será gravada nos corações. Do povo de Israel, da descendência do rei David, nascerá o Messias: Jesus.


Qual é a etapa plena e definitiva da Revelação de Deus? Cat da Igreja Cat: 65-66 -73

É aquela realizada no seu Verbo encarnado, Jesus Cristo, mediador e plenitude da Revelação. Sendo o Filho Unigênito de Deus feito homem, Ele é a Palavra perfeita e definitiva do Pai. Com o envio do Filho e o dom do Espírito, a Revelação está, finalmente, completada, ainda que a fé da Igreja deva recolher todo o seu significado ao longo dos séculos.

«A partir do momento em que nos deu o Seu Filho, que é a Sua única e definitiva Palavra, Deus disse-nos tudo ao mesmo tempo e duma só vez, e nada mais tem a acrescentar» (S. João da Cruz).

Porque é que a Sagrada Escritura ensina a verdade? Cat da Igreja Cat:105-108 -135-136

Porque o próprio Deus é o autor da Sagrada Escritura: por isso ela é dita inspirada e ensina sem erro aquelas verdades que são necessárias para a nossa salvação. Com efeito, o Espírito Santo inspirou os autores humanos, os quais escreveram aquilo que Ele nos quis ensinar. No entanto, a fé cristã não é «uma religião do Livro», mas da Palavra de Deus, que não é «uma palavra escrita e muda, mas o Verbo Encarnado e vivo» (S. Bernardo de Claraval).


Como ler a Sagrada Escritura? Cat da Igreja Cat: 109-119-137

A Sagrada Escritura deve ser lida e interpretada com a ajuda do Espírito Santo e sob a condução do Magistério da Igreja segundo três critérios: 1) atenção ao conteúdo e à unidade de toda a Escritura; 2) leitura da Escritura na Tradição viva da Igreja; 3) respeito pela analogia da fé, isto é, da coesão entre si das verdades da fé.

O que é o cânone das Escrituras?Cat da Igreja Cat:120-138
O Cânone das Escrituras é a lista completa dos escritos sagrados, que a Tradição Apostólica levou a Igreja a discernir. O Cânone compreende 46 escritos do Antigo Testamento e 27 do Novo.

Que importância tem o Antigo Testamento para os cristãos? Cat da Igreja Cat: 121-123

Os cristãos veneram o Antigo Testamento como verdadeira Palavra de Deus: todos os seus escritos são divinamente inspirados e conservam um valor permanente. Eles dão testemunho da divina pedagogia do amor salvífico de Deus. Foram escritos sobretudo para preparar o advento de Cristo Salvador do universo.

Que importância tem o Novo Testamento para os cristãos? Cat da Igreja Cat: 124-127 -139

O Novo Testamento, cujo objeto central é Jesus Cristo, entrega-nos a verdade definitiva da Revelação divina. Nele, os quatro Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João, enquanto são o principal testemunho da vida e da doutrina de Jesus, constituem o coração de todas as Escrituras e ocupam um lugar único na Igreja.

Que unidade existe entre o Antigo e o Novo Testamento?Cat da Igreja Cat:128-130 -140

A Escritura é una, uma vez que única é a Palavra de Deus, único é o projecto salvífico de Deus, única a inspiração divina dos dois Testamentos. O Antigo Testamento prepara o Novo e o Novo dá cumprimento ao Antigo: os dois iluminam-se mutuamente.


Qual a função da Sagrada Escritura na vida da Igreja? Cat da Igreja Cat: 131-133 -141
A Sagrada Escritura dá sustento e vigor à vida da Igreja. É para os seus filhos firmeza da fé, alimento e fonte de vida espiritual. É a alma da teologia e da pregação pastoral. Diz o Salmista: ela é «lâmpada para os meus passos, luz no meu caminho» (Sal 119,105).
Por isso, a Igreja exorta à leitura frequente da Sagrada Escritura, uma vez que «a ignorância das Escrituras é ignorância de Cristo» (S. Jerônimo).

Então busque a Sagrada Escritura com frequencia. Ela tem o poder de transformar corações de pedra em corações de carne.

Hebreus, 1,1-2"Muitas vezes e de diversos modos outrora falou Deus aos nossos pais pelos profetas.
Ultimamente nos falou por seu Filho, que constituiu herdeiro universal, pelo qual criou todas as coisas".

II Timóteo, 3,16-17 Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça.
Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra.

postou:
Pe.Emílio Carlos +
(*) http://pastorcicero.blogspot.com
(*) Catecismo da Igreja Católica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário