São João da Cruz escreveu uma frase que exprime o conteúdo da Lectio Divina: "busca-te lendo e encontrarás meditando; invocai orando e a vós será aberta contemplando".
A prática da Lectio Divina por parte de João da Cruz se colega com a tradição precedente. Durante a prisão toledana não teve outro alimento espiritual. Da sua lectio são testemunhas as suas primeiras poesias. Os dois romances, A Fonte e o Cântico Espiritual. São todos cânticos de uma alma bíblica.
Para João a Escritura é fonte de riqueza infinita, como infinitos são os tesouros escondidos em Cristo, Palavra única do Pai. As suas mesmas palavras, aquelas de um mística. são fruto maduro do encontro com a Escritura. Em João, a leitura orante da Bíblia é a fonte mesma de todas as riquezas, e princípio de radicalismo evangélico: "Se queres encontrar a paz e a consolação da alma e servir verdadeiramente a Deus, não te satisfaça com o que deixaste, porque talvez encontras um impedimento nas coisas das quais ocupes como ou mais que antes.
Deixa, ao invés, todas as outras coisas que te restam, e concentra-te sobre a única coisa que traz tudo consigo, que é a santa solidão, acompanhada da oração e da santa, divina leitura".
O testemunho de João da Cruz é a palavra e a experiência profundamente enraizada na Escritura, não por zelo bíblico, nem mesmo pela abundância das citações dos textos. Há uma luz divina e misteriosa que abunda nas suas palavras, resistentes a toda tentativa de enquadramento.
Trata-se da palavra de um místico, de alguém que sabe por ciência e experiência. Ao calor da Escritura, que constitui a leitura quase exclusiva de João segundo o testemunho daqueles que o conheceram, nasce um João da Cruz novo, um homem que recria com as palavras quanto nasce de uma experiência inefável.
Lendo a Escritura à luz da nova experiência de Deus a partir da realidade que é também palavra de Deus, verdadeira graça que parte da fé, somos chamados como carmelitas a recriar a Palavra.
A Lectio Divina é um implorar orante, conatural ao nosso carisma. A partir de João da Cruz, que com os seus escritos nos permite de entender a riqueza da Bíblia e da realidade, a lectio se converte em uma experiência espiritual profunda, plena de novidade, criativa.
É uma leitura contemplativa, intimamente ligada à nossa vocação profética, aberta ao Deus da história.
Com minha benção
Pe.Emílio Carlos+
Nenhum comentário:
Postar um comentário