Meditação
“O ’talento’ era uma antiga moeda romana, de grande valor, e precisamente por causa da popularidade desta parábola tornou-se sinônimo de dote pessoal, que cada um é chamado a fazer frutificar. Na realidade, o texto fala de ’um homem que, ao partir para uma viagem, chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens’ (Mt 25, 14). [...] O ensinamento evangélico, que hoje a liturgia nos oferece, incidiu também no plano histórico-social, promovendo nas populações cristãs uma mentalidade ativa e empreendedora. No entanto, a mensagem central diz respeito ao espírito de responsabilidade com que acolher o Reino de Deus: responsabilidade em relação a Deus e à humanidade. Encarna perfeitamente esta atitude do coração a Virgem Maria que, recebendo o mais precioso dos dons, o próprio Jesus, ofereceu-O ao mundo com imenso amor. A Ela peçamos-lhe que nos ajude a ser ’servos bons e fiéis’, para que possamos um dia participar ’na alegria do nosso Senhor’. (Bento XVI, Ângelus, 16 de novembro de 2008).
Reflexão apostólica
“A missão cristã não é fácil. Geralmente se começa com entusiasmo, generosidade e dedicação. É possível, porém, que pouco a pouco as dificuldades, os fracassos e a aparente lentidão levem ao desânimo e inclusive ao abandono. É preciso uma fé sólida na missão, no auxílio divino, no sucesso final, para continuar, não apoiados nas próprias forças, mas no poder de Deus”
OraçãoObrigado Senhor por lembrar a importância de multiplicar os dons que me deste em custódia. Não quero ter nunca medo de tua exigência, nem quero justificar minha preguiça, apatia ou passividade, por isso recorro a Ti nesta oração, dá-me a sabedoria e audácia para multiplicar os talentos que recebi.
Petição
Meu Pai!Ajuda-me a corresponder-te com generosidade, responsabilidade e eficácia crescente.
Propósito
Fugir da passividade, da indiferença, da ociosidade e cumprir com entusiasmo minha vocação.
Diálogo com Cristo
Jesus! Não quero ser um discípulo missionário temeroso, calculador, sem fé na missão.
A oração é o oxigênio limpo que fortalece meu espírito; a Eucaristia, meu alimento para perseverar no caminho; minha entrega generosa no serviço aos demais é o exercício que dá vigor à minha pessoa, obrigado Senhor por dar-me tudo o que necessito para ser fiel a Ti!
“A pessoa humilde reconhece e agradece com simplicidade seus êxitos e talentos, consciente de que são um dom de Deus, e se esforça para acrescentá-los e desenvolvê-los, sabendo que deverá prestar contas ao final da vida”
A†Ω
Nenhum comentário:
Postar um comentário