Como seus amores são belos,minha irmã, noiva minha. Seus amores são melhores do que o vinho, e mais fino que os outros aromas é o odor dos teus perfumes. Por isso Eu quero consumir meus dias, no seu amor! ══════ ღೋ♡✿♡ღೋ═══════

Ani Ledodi Vedodi Li


Mais do que qualquer outro motivo, esta é a razão pela qual quero fazer deste blog um caminho para amarmos mais a Deus, por isso seu nome: “Ani Ledodi Vedodi Li”

Para você entrar em nossos artigos click nas imagens nas laterais e encontrarás os lincks dos artigos postados.

Deus o Abençõe !

E que possas crescer com nossas postagens.

É algo louvável esconder o segredo dos Reis; mas há glória em publicar as obras de Deus!

A Igreja não tem pressa, porque ela possui a Eternidade. E se todas as outras instituições morrem nesta Terra, a Santa Igreja continua no Céu.

Não existem nem tempos nem lugares sem escolhas.

E eu sei quanto resisto a escolher-te.

"Quando sacralizamos alguém essa pessoa permanece viva para sempre!"

Sacralize cada instante de tua vida amando o Amado e no Amado os amados de Deus !


Pe.Emílio Carlos

sábado, 4 de setembro de 2010

23º DOMINGO COMUM - ANO C- Siga a Jesus sem medo!


Evangelho (Lucas 14,25-33)

— O Senhor esteja convosco!

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 25grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se, ele lhes disse: 26“Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo. 27Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo.
28Com efeito, qual de vós, querendo construir uma torre, não se senta primeiro e calcula os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrário, 29ele vai lançar o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso começarão a caçoar, dizendo: 30‘Este homem começou a construir e não foi capaz de acabar!’
31Ou ainda: Qual o rei que, ao sair para guerrear com outro, não se senta primeiro e examina bem se com dez mil homens poderá enfrentar o outro que marcha contra ele com vinte mil? 32Se ele vê que não pode, enquanto o outro rei ainda está longe, envia mensageiros para negociar as condições de paz.
33Do mesmo modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.

Reflexão:

Olá leitor! Como estão seus planos para o seguimento a Jesus?

Lucas nos apresenta uma perícope onde Jesus é mostrado como uma figura itinerante. Jesus no seu caminhar começa a evangelizar as pessoas que anseiam por Deus.

A proposta do Mestre é bem simples. Quem realmente deseja segui-lo deve verdadeiramente pensar e refletir para saber se está preparado. É necessário deixar pai e mãe para seguir Jesus. A radicalidade na proposta feita por Jesus é provocante e ao mesmo tempo reflexiva.

Ao comentar sobre o deixar familiares não devemos interpretar que Jesus quer que nos distanciemos de nossa família. Pelo contrário, o Mestre só não quer que usemos nossos familiares como pretexto para não segui-lo. A família deve ser o ponto for te de nossa vida, pois é nela que podemos crescer.

Ao fazermos planos calculamos se este realmente nos levarão a algum lugar. Será que a proposta de Jesus te leva a algum lugar? Desejo do fundo de minha alma que a sua crença nessa princípio seja verdadeira. Queremos dar passos seguros, sem medo. Queremos nos dedicar a tudo o que é necessário para estarmos perto de Cristo.

Quero que sua vida seja calculada a partir de cada palavra do Evangelho. Você pode ser melhor do que realmente pensa que é. E isso, meu querido amigo e amiga, não é coisa do outro mundo. Você pode, você consegue!

RENUNCIAR A TUDO QUE NOS AFASTA DE DEUS

Para ser um cristão de verdade, para ser um catequista, sacerdote, freira, diácono etc., é preciso renunciar a algumas das coisas que aparentemente nos levam à felicidade, mas na verdade não passam de pura enganação.

Temos de renunciar o prazer com a pessoa errada, na hora errada e do modo errado. O conforto excessivo, riqueza exagerada, más companhias, ambição sem controle, egoísmo, vingança, fofocas, etc.

Devemos renunciar a tudo aquilo que nos afasta de Deus. E geralmente, as principais coisas que nos afastam de Deus, estão ligadas a nossa diversão, principalmente quando somos jovens. Repare no próximo domingo, a baixa porcentagem de jovens presentes na santa missa. Por que isso acontece? É porque o mundo, através da mídia, faz uma verdadeira lavagem cerebral nas mentes dos nossos jovens, retirando delas todos os valores morais, e introduzindo no lugar todo tipo de libertinagem, desrespeito, culto ao prazer e ao conforto, etc.

O mundo atual convence o nosso jovem a trocar Deus por uma falsa liberdade, que na realidade não passa de uma libertinagem inspirada no neoliberalismo, na qual se pratica o descaminho que não leva a lugar nenhum, a não ser cada vez mais para longe de Deus. E como Deus é o anseio natural e instintivo do ser humano, por mais que busquemos a felicidade no corpo e nas coisas exteriores do mundo, mais nos sentimos insatisfeitos e mais nos afastamos dele, e assim sentimos um vazio, uma imensa insatisfação, e para a qual buscamos a solução em mais prazer, e ficamos envoltos em uma bola de neve que vai se avolumando, pois nada preenche o nosso vazio, porque só Deus nos satisfaz plenamente. Não adianta dinheiro, prazer, conforto embriaguez, tudo isso nos dá por um momento a sensação de plenitude, ou de felicidade momentânea, mas em seguida ao voltarmos à triste realidade, pagamos caro pela dor na consciência, e pela solidão maior que existe: Que é a solidão de sentir-se sem Deus. Perceber que estamos bem longe de Deus e de seu Plano de Salvação. É como sentir-se só em plena multidão. É como se sentir solitário em plena festa com os amigos. Algo está faltando. Algo de extrema importância vital, algo que é invisível, mas está sempre nos chamando. Assim, só vamos parar de nos sentir solitários, quando aceitamos o seu convite, quando aceitamos viver em sua companhia, mudando o rumo de nossa vida.

Minha irmã, meu irmão. Você que é uma pessoa de fé, uma pessoa inconformada com o mal no mundo, uma pessoa qualificada por ser preparada, será que você não pode fazer nada para mudar este quadro deprimente, triste, assombroso, e caótico do mundo atual?

É claro que pode. Primeiro renuncie a si mesmo, fazendo uma auto-doação para o Reino de Deus. Doando-se a Deus, ao seu serviço. Depois renuncie aos bens materiais, não jogando-os no fundo do mar, mas sim, usando-os como se não estivesse usando. Ou usando-os para levar a palavra de Deus aos demais irmãos. Mas nunca se apegando a eles mais do você se apega a Deus. Da mesma forma, faça o mesmo com relação aos familiares. Ame-os, ajude-os, etc, mas nunca acima do amor de Deus. Nunca os preferindo em vez de Deus.

Feito isso, em seguida dedica a maior parte dos seus dons que lhe foram dados por Deus, para transformar o mundo. Nunca use os dons que lhe foram dados por Deus para humilhar ou oprimir o irmão ou a irmã. Você é bonita? A beleza foi Deus quem lhe deu. Você tem uma linda voz, poder, riqueza, tudo isso lhe dado por Deus. Então não use essas coisas para explorar ou oprimir as pessoas com as quais você convive, mas sim, pelo contrário, use os seus dons recebidos de Deus para promover as pessoas, e acima de tudo para salvá-las do fogo eterno.

E você faz isso levando a palavra de Deus ao mundo. É, isso mesmo! Ao mundo. Mas não se esqueça de fazer isso de acordo com a doutrina da Igreja Católica. Eu especifico assim, por somos católicos e estamos falando para católicos ou para quem pretende ser católico. Nós não desprezamos nem discriminamos ninguém. Respeitamos todas as demais religiões, mas fazemos questão de nos apresentar como católicos seguidores de Jesus Cristo e do Papa. Ao evangelizar, não fale nem escreva qualquer coisa. Primeiro estude bastante. O Evangelho, a Sagrada escritura, as interpretações dos evangelhos por vários padres e bispos existentes, etc. Estude e reze, peça ao Espírito Santo que ilumine a sua mente para que você não fale de si, mas sim de Jesus Cristo e de seus ensinamentos.

CONSTRUIR SOB A ESCOLHA JÁ FEITA

Caro leitor, o texto desse domingo apresenta também três momentos: primeiro o exemplo da construção da torre; o segundo o exemplo da guerra e por fim, compara esses exemplos a proposta do discipulado. Lucas utiliza imagens concretas (construção, guerra) que encontram-se pela metade, coisas visíveis, uma construção de torre ou uma guerra não acontecem sem que todos notem, sem que todos vejam (esse homem começou a construir e não pode acabar), e assim também passa a ser a escolha daquele que decide por seguir Jesus, uma opção que não há de ser feita sem que todos percebam, a mudança deve ser vivível na vida daquele que opta por ser discípulo. Nesse texto as imagens utilizadas ficam pela metade, portanto, podemos perceber que o difícil do seguimento não é fazer a opção, não é a primeira escolha, mas a permanência, é o manter-se discípulo, é o construir sob a escolha já feita. A conseqüência do riso ou da cobrança daqueles que assistem a decisão tomada vem frente a construção não terminada, ou melhor dizendo, pela opção feita e não levada ao fim.

Acredito ainda que o texto vai além exige do discípulo ponderação, cálculo, aquele que se decide por seguir Jesus precisa conhecer exatamente o que possui antes de aderir ao seguimento, e mais, precisa previamente reconhecer se pode chegar ao fim (...para calcular as despesas e ponderar se tem com que terminar?); nos dois exemplos tanto quem constrói como quem vai para a guerra tem uma única atitude sentar-se, é também a única atitude exigida por Jesus nesse texto aos seus discípulos, colocar frente seus olhos antes da decisão pelo seguimento a própria vida, pensar na opção que se faz; as vezes sentar e calcular as perdas e ganhos, faz-nos desistir de muita coisa, faz-nos não iniciar uma obra que ficará pela metade, nesse texto Lucas apresenta a importância de concluir ciclos em nossa vida, parar pela metade nos faz sentir fracos é a única coisa que desperta o comentário alheio. O texto parece indicar que é melhor não fazer uma opção impensada que desistir na metade do caminho, a minha decisão por ser cristão deve ser uma tarefa finalizada, e não abandonada pela metade. A renúncia a que Lucas se refere é exatamente a de terminar aquilo que começou, renunciar a própria vontade, muitas vezes vontade de desistir, de tomar outro caminho quando se está na metade do primeiro.

Outro aspecto que esse Evangelho nos ensina é que grandes multidões acompanhavam Jesus e Jesus volta para elas, para dar-lhes um ensinamento. Essa grande multidão é convidada a caminhar atrás de Jesus, isto é, a se tornar discípulo dele. E ser discípulo é romper com o passado. Fazer uma ruptura total e colocar os pés nas pegadas de Jesus. Isso é caminhar atrás de Jesus.

É preciso estimado irmão, tomar a cruz e seguir Jesus. E sabe qual é a maior cruz que temos que tomar? Renunciar à idéia de lutar sozinhos. Aprender a depender. Essa dependência é caminhar atrás de Jesus. Um dia Jesus disse a Pedro ‘vai para trás de mim’ (Mt 16,23). Jesus estava dizendo: você precisa aprender muito ainda antes de sair por aí.

Para se tornar discípulo de Jesus não é necessário ser alguém importante superior aos outros. É se comprometer. Discípulo querido leitor é igual compromisso. É se comprometer com a causa de Jesus. Jesus sabia que a multidão não queria compromisso algum. Apenas queria ser curada. Vivemos num mundo sem compromissos, com Deus e com as verdades eternas.

Graças a Deus nossos templos estão cheios. As missas lotadas. Mas pode ser que na assembléia esteja presente pessoas que aparece só quando tem Primeira Comunhão. Na cerimônia de matrimonial, Bodas de prata e de Ouro. Missas de sétimo dia. Quando tem uma grande concentração. Mas depois desaparece da Igreja e não tem compromisso. Quer apenas acompanhar de longe, ser multidão. Essa pessoa não é má. Ninguém pode falar que ela é ou não é; contudo não se vê compromisso.

Será que hoje Jesus quer tirar você da grande multidão? Ele está dizendo: Vem. Se comprometa com a minha missão. Implante o Reino.

Você já pensou demais. Perdeu tempo demais. Quando é que você vai se tornar um discípulo meu?

Nenhum comentário:

Postar um comentário