"Cremos na Igreja Católica que há um só Deus em três pessoas."
É difícil imaginar isso, quanto mais explicar. É como se diz: "Para falar de Deus, devemos conhecer a Deus". Porém, devemos ir mais adiante. Para falar de Deus, "devemos purificar nossa linguagem de tudo aquilo que é limitado, proveniente de pura imaginação, de imperfeição" ( CIC § 42). A Igreja diz que o modo como a Santíssima Trindade é constituída é um mistério e por isso, como somos seres limitados, não sabemos como isso se dá.
A Santíssima Trindade, como vimos no começo desse artigo é um Deus em três pessoas. Um só Deus em essência em três pessoas reais e distintas. Essas três pessoas são o Deus Pai, o Deus Filho e o Deus Espírito Santo. Porém, não podemos dizer que existem 3 deuses, isso é politeísmo, mas sim um só Deus. A essência da Santíssima Trindade é um só Deus.
Dizemos que a Trindade é Una e Trina. Una pela natureza divina e trina pelas três pessoas que têm essa essência divina. É muito difícil para nós imaginar como isso acontece: Três em Um. Mas como disse no começo, é um mistério, e como somos limitados, não sabemos e não conseguimos imaginar.
A Reveleção da Santíssima Trindade nos foi dada por Jesus Cristo, quando disse: "Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo." (Mt 28, 19). A essência única da divindade da Trindade foi revelada pelo mesmo Jesus que disse: "Eu e o Pai somos um" (Jo 10, 30). Jesus deixa explícito de modo claro que ele e o Pai são um. Notamos aqui a essência divina "somos um" e também que são duas pessoas diferentes "Eu e o Pai". O Espírito Santo é o Amor que existe entre o Pai e o Filho.
A Bíblia mostra em algumas passagens a Trindade "reunida": No batismo de Jesus (Lc 3, 21-22): Jesus é batizado, o céu se abre e sai uma voz (Deus Pai) e o Espírito Santo desceu sobre ele; e na Transfiguração (Lc 9, 34-35): Jesus se transfigura e uma nuvem luminosa (Espírito Santo) e o próprio Deus que diz que Jesus é o seu filho muito amado.
A criação do mundo é devida ao amor da Santíssima Trindade. Fomos criado NO amor, PELO amor e PARA o amor. E todo esse amor se resume na Santíssima Trindade. Deus Pai é o CRIADOR de tudo, Deus Filho é o SALVADOR DO HOMEM e Deus Espírito Santo é o SANTIFICADOR do homem. Tudo o que somos (imagem e semelhança de Deus), temos (a salvação) e buscamos (a santidade) devemos a ação da Trindade Una e Trina.
Quando fazemos o Sinal da Cruz, recitamos o Glória ou fazemos a Profissão de Fé, estamos louvando e afirmando a nossa crença na existência da Trindade Santa, Una e Trina.
Sabemos que o corpo que está em estado de graça é morada da Trindade (Jo 14, 23). Por isso devemos conservar a nossa liberdade cristã, buscando assumir uma vida de conversão diária e de oração, pois quando oramos, estamos nos elevando aos céus, onde "está" a Trindade.
Daqui para frente em nossa vida, adotemos uma postura de quem quer ser morada da Trindade Santa e mudemos de vida: Se tivermos pecados mortais, peçamos o perdão a Deus, comecemos a orar mais e a ler a Bíblia (que também é obra da Trindade: Palavra de Deus Pai, inspirada pelo Espírito Santo e centrada em Jesus Cristo).
Pax Domini
___________________________
Este texto foi escrito por João Gabriel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário