Como seus amores são belos,minha irmã, noiva minha. Seus amores são melhores do que o vinho, e mais fino que os outros aromas é o odor dos teus perfumes. Por isso Eu quero consumir meus dias, no seu amor! ══════ ღೋ♡✿♡ღೋ═══════

Ani Ledodi Vedodi Li


Mais do que qualquer outro motivo, esta é a razão pela qual quero fazer deste blog um caminho para amarmos mais a Deus, por isso seu nome: “Ani Ledodi Vedodi Li”

Para você entrar em nossos artigos click nas imagens nas laterais e encontrarás os lincks dos artigos postados.

Deus o Abençõe !

E que possas crescer com nossas postagens.

É algo louvável esconder o segredo dos Reis; mas há glória em publicar as obras de Deus!

A Igreja não tem pressa, porque ela possui a Eternidade. E se todas as outras instituições morrem nesta Terra, a Santa Igreja continua no Céu.

Não existem nem tempos nem lugares sem escolhas.

E eu sei quanto resisto a escolher-te.

"Quando sacralizamos alguém essa pessoa permanece viva para sempre!"

Sacralize cada instante de tua vida amando o Amado e no Amado os amados de Deus !


Pe.Emílio Carlos

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

ASCESE: EXERCÍCIO DO AMOR

ASCESE: EXERCÍCIO DO AMOR, COM O AMOR, NO AMOR E PARA O AMOR (I)

Me pediram para falar de ascese e lendo um texto de São Francisco de Sales comentando este versículo do Cântico dos Cânticos percebi que não havia texto melhor que esse para amparar-me nesta obra: “Atraí-me, correremos ao odor de vossos perfumes”.

Eis uma boa maneira de se definir ascese: os exercícios, o treinamento e a corrida, em resumo o esforço de um bom corredor.

Ora, a vida cristã no exílio deve ser uma corrida como nos mostra São Paulo: “correi pois de tal maneira que consigais o prêmio”, e ainda: “não pretendo dizer que já alcancei esta meta e que cheguei à perfeição, Não. Mas eu me empenho em conquistá-la...persigo o alvo, rumo ao prêmio celeste.” E é o mesmo São Paulo que nos mostra os exercícios dos corredores e dos cristãos: “Todos os atletas se impõe a si mesmos muitas privações; e o fazem para atingir uma coroa corruptível. Nós o fazemos por uma coroa incorruptível. Assim, eu corro, mas não sem rumo certo.”

A palavra “ascese” vem do grego e significa esforço, exercício, justamente no contexto do atletismo. Os padres da Igreja seguindo São Paulo empregam então este termo “ascese” para se referir aos esforços dos cristãos na sua corrida para a vida eterna.

Mas deve-se dizer que há muitas diferenças entre a “corrida” e o “atleta” no sentido alegórico cristão e o atleta na acepção comum. Isso porque a meta cristã não é apenas um pedaço de vil metal, um troféu ou coroa qualquer, o prêmio cristão é uma pessoa, é a Pessoa, ou melhor dizendo "As" Pessoas. A nossa coroa é união para sempre com nosso Deus, com a Santíssima Trindade. Nossa meta e alvo é pois o Amor: "Deus é Amor". E por ser corrida para o amor, nossa corrida é corrida de amor visto que só amor é proporcional ao amor. E sendo corrida de amor corremos não em busca do prestígio ou da honra mas sim em direção ao Amado que nos atraiu. Esta é a primeira diferença.

Também devemos considerar que nesta vida no exílio não podemos sair da corrida: ou corremos no rumo certo mencionado por São Paulo, ou corremos na direção contrária enganando-nos com prêmios falsos que no fim perdemos para sempre se continuarmos a buscá-los, perdendo ao fim também o único prêmio que merece nosso desejo. Pois bem: visto que não saímos da corrida nunca pois toda ação deve estar nela envolvida, então não há diferença entre exercícios preparatórios para a corrida e a corrida em si: eis a segunda diferença, qualquer esforço é não só preparo, mas a própria corrida.

E temos por fim uma última diferença fundamental: São Paulo nos fala que corremos com rumo certo, não corremos em vão. E isto porque corremos sendo atraídos. É este o rumo certo mencionado por São Paulo: nosso amor não é um amor vago, mas sim uma atração pelo Amado firmemente ancorada, ancorada nas divinas perfeições manifestadas pela fé em Cristo, olor dos perfumes mais excelsos. Cristo em seu mistério revelado nos atrai para as perfeições da Santíssima Trindade dando-nos sua graça pelo Espírito Santo através da Igreja por ele fundada e da qual fazemos parte. Somos “corpo místico”, esposa mística atraída pelos perfumes do amado.

Esta diferença com a corrida comum é de suma importância: “Nisto consiste o amor: não em termos nós amado a Deus, mas em ter-nos ele amado, e enviado o seu Filho para expiar os nossos pecados.” e ainda segundo São Paulo: “Assim, meus caríssimos, vós que sempre fostes obedientes, trabalhai na vossa salvação com temor e com tremor, não só como quando eu estava entre vós, mas muito mais agora na minha ausência.
Porque é Deus quem, segundo o seu beneplácito, realiza em vós o querer e o executar”.

Por Lincoln Haas Hein

Com minha benção

Pe.Emílio Carlos+

Nenhum comentário:

Postar um comentário