Como seus amores são belos,minha irmã, noiva minha. Seus amores são melhores do que o vinho, e mais fino que os outros aromas é o odor dos teus perfumes. Por isso Eu quero consumir meus dias, no seu amor! ══════ ღೋ♡✿♡ღೋ═══════

Ani Ledodi Vedodi Li


Mais do que qualquer outro motivo, esta é a razão pela qual quero fazer deste blog um caminho para amarmos mais a Deus, por isso seu nome: “Ani Ledodi Vedodi Li”

Para você entrar em nossos artigos click nas imagens nas laterais e encontrarás os lincks dos artigos postados.

Deus o Abençõe !

E que possas crescer com nossas postagens.

É algo louvável esconder o segredo dos Reis; mas há glória em publicar as obras de Deus!

A Igreja não tem pressa, porque ela possui a Eternidade. E se todas as outras instituições morrem nesta Terra, a Santa Igreja continua no Céu.

Não existem nem tempos nem lugares sem escolhas.

E eu sei quanto resisto a escolher-te.

"Quando sacralizamos alguém essa pessoa permanece viva para sempre!"

Sacralize cada instante de tua vida amando o Amado e no Amado os amados de Deus !


Pe.Emílio Carlos

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

O PODER DA PALAVRA DE DEUS SL. 12,6-7


INTRODUÇÃO:

Este Mês de Setembro a Igreja nos convida a olhar para a Palavra de Deus e é por isso que nosso retiro pessoal vai procura refletir e rezar sobre o valor que estão dando a Ela em nossa vida de Igreja e de consagrados.

Segundo os seus próprios documentos - sobretudo a Dei Verbum - a Igreja é, antes de mais, DISCÍPULA DA PALAVRA.

E na medida em que é discípula e que tem autoridade para ser mestra da Palavra. Assim, o n.o 10 daquela constituição dogmática do Vaticano II afirma: «0 múnus de interpretar autenticamente a Palavra de Deus, contida, tanto na Escritura como na Tradição, foi confiada ao Magistério vivo da Igreja, cuja autoridade é exercida em nome de Jesus Cristo (...). Este Magistério não esta acima da Palavra de Deus, mas apenas ao seu serviço.»

Conforme este princípio, tanto o Magistério - que tem a seu cargo o ensino da Palavra na Igreja - como todos os cristãos, não são "senhores da Palavra", isto é, não tem poder para legislar sobre ela; mas toda a Igreja é, antes de mais, discípula que tem na escuta da Palavra a sua característica fundamental.

Segundo os Evangelhos, a qualidade fundamental do discípulo é a escuta da Palavra do Mestre: «Todo aquele que escuta estas minhas palavras e as põe em prática é como o homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha» (Mt 7,24).

Portanto, pode conc1uir-se que a Igreja é o conjunto dos discípulos, que tem na escuta da Palavra a sua principal tarefa.

De acordo com isto, a relação entre o Magistério (papa e bispos) e o resto dos discípulos de Jesus não é fundada na lei e na autoridade, pois todos devem à mesma escuta a Palavra do Mestre.
Pelo contrário, toca aos cristãos do Magistério serem modelos de todo o povo de Deus na escuta da Palavra.

Esta é a sua relação mais profunda com os simples fiéis; e a sua autoridade e sobre eles, não sobre a Palavra de Deus.

Não é uma autoridade semelhante à autoridade civil, mas fundamentada, sobretudo numa comunhão fraterna de irmãos - discípulos da mesma Palavra. Isto significa também que a Igreja - como diz o Sínodo dos Bispos sobre a Bíblia – é a CASA DA PALAVRA, o lugar por excelência onde ela habita no mundo.
Apesar de existir uma igualdade fundamental entre o Magistério e os simples fiéis, nesta Casa da Palavra o Magistério tem a sua função própria de ensino e de interpretação autêntica da Palavra, para que esta Casa não se divida em grupos onde cada um pense o que lhe apetecer sobre a Palavra do Mestre.

Mas os fiéis leigos também tem a sua missão própria: não apenas da escuta individual, mas de uma leitura ligada a vida concreta, de modo que a Palavra se torne verdadeiramente fermento de transformação das realidades terrestres.
Tanto o Magistério como todos os cristãos, não são "senhores da Palavra", mas toda a Igreja é, antes de mais, discípula. Toca aos cristãos do Magistério serem modelos do povo de Deus, na escuta da Palavra.

I. Quem fala por si mesmo está procurando a sua própria glória.

O termo "palavra" é proveniente do grego "parabole", modificado pelo latim "parabola". No dicionário pode assumir diferentes sentidos. Em nosso retiro deste mês empregaremos apenas dois destes sentidos.

Utilizando-o como sinônimo de "vocábulo", (som articulado provido de significação ou sua representação gráfica) grafaremos "palavra" com "p" minúsculo. Utilizando como sinônimo de "discurso", ou "mensagem", grafaremos "Palavra" com "P" maiúsculo.
A analisarmos a Palavra como sinônimo de mensagem ou comunicação, dentro de uma abordagem lingüística devemos sempre estar identificando três elementos participativos da comunicação, quais sejam:

1- a origem da Palavra (o autor); Deus 2- o destino da Palavra (o receptor); Nós 3- o veículo da Palavra (aquele que a transmite).

A Bíblia é a carta magna de Deus, para nós; Isto é importante para que possamos valorizar adequadamente o conteúdo ou a mensagem envolvida, principalmente quando percebermos que a Palavra vem de Deus e o destino somos nós.

Palavra de Jesus em João 7, 16 a 18: “O meu ensino não é meu, e, sim, daquele que me enviou”.
Se alguém quiser fazer a vontade dele, conhecerá à respeito da doutrina, se ela é de Deus ou se eu falo por mim mesmo.
Quem fala por si mesmo está procurando a sua própria glória; mas o que procura a glória de quem o enviou, esse é verdadeiro e nele não há injustiça.

II. EFEITOS DA PALAVRA DE DEUS

Ela nos fortalece, Sl 118,28, Jesus em Lc 4,4 Nem só de pão vive o homem mas de toda palavra que sai da boca de Deus.
Ela nos sara, Sl 106,20
Ela nos santifica, Jo 17,17
Ela nos alegra, Jr 15,16
Ela nos guarda, Sl 17,.4
Ela nos vivifica, Sl 118,25
Ela nos limpa, Jo 15,3
A tua palavra é a verdade desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre. Sl 118,160

O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar. Mt 24,35, Lc 21,33

Conclusão: A Palavra de Deus é o alimento espiritual do qual você tem de se alimentar para cumprir seu propósito.
O Momento de louvor na igreja é essencial, mas a palavra é insubstituível.
A Bíblia é chamada de nosso leite, pão, comida sólida e doce sobremesa. Essa refeição completa é o menu do Espírito Santo para o fortalecimento e crescimento espiritual. Pedro nos aconselha: “Desejem de coração o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçam para a salvação” (I Pedro 2,2).

III. Deus falou e logo tudo apareceu.

O que vem à sua mente quando você ouve a expressão palavra de Deus?
Vejamos como aconteceu no princípio: "Disse Deus: Haja luz e houve luz. Disse também Deus: ajuntem-se as águas debaixo dos céus num só lugar, e apareça a porção seca. E assim se fez.

Disse mais: haja luzeiros no firmamento...E assim se fez." Gênesis1,3, 9, 14 e 15. Se você ler todo o capítulo 1 de Gênesis, você vai perceber que o instrumento que Deus usou para criar o mundo foi Sua Palavra. Deus falou e logo tudo apareceu.

Não tinha luz na terra e Deus falou e a terra foi iluminada. O que não existia passou a existir.

Assim foi com as águas, com a terra, com o firmamento, com o sol, com a lua, com as estrelas, com as plantas e árvores, com os animais e toda a criação de Deus. Deus falou e as coisas aconteceram. Deus disse e tudo se fez de forma bela, plena e com perfeição. O próprio Deus afirmou após cada ato criador, que o que fizera era bom.

Deus deve ter pensado antes de falar. Deve ter imaginado detalhes, formas, cores e planejado de forma minuciosa tudo o que deveria passar a existir pelo poder de Sua palavra. Ele deve ter pensado com carinho e satisfação em tudo aquilo que Ele criaria.

Você consegue ver o ar de satisfação na face de Deus depois de ver as coisas que Ele projetou prontas, se movendo, existindo?

Teriam os anjos batido palmas e o universo inteiro se admirado do bom gosto, sabedoria, e o poder do grande artista e arquiteto, o supremo Deus?

Veja o que diz o livro de Jó, capítulo 38, no verso 7. Na Bíblia na linguagem de hoje este texto foi traduzido assim: "Na manhã da criação as estrelas cantavam em coro, e os servidores celestiais soltavam gritos de alegria. Certamente ecoou nos pensamentos e lábios dos seres criados: "Bendita Palavra de Deus".

Depois de criar todas as coisas por Sua palavra, Deus usaria esta mesma palavra para Se revelar ao homem. Tornar-se conhecido, ser íntimo do homem. No princípio Deus falava face a face com Adão. Você já imaginou o que a conversa de Deus com Adão produzia de bem estar na existência do primeiro homem?

Isto não é difícil de se imaginar, porque você, assim como eu, já deve ter tido determinadas conversas com amigos ou parentes, aquelas conversas gostosas que mais parecem uma fonte de vida e ânimo, do que qualquer outra coisa.

Assim deveria ser entre Adão e Deus. Era uma conversa, uma comunhão vivificante. Ouvir Deus falando, conversar e estar com Ele deveria ser a melhor parte do dia de Adão e Eva.

O diabo veio com o pincel do pecado e borrou todo o quadro perfeito que Deus havia criado. Por causa disto, a palavra de Deus não pode mais chegar ao homem livremente. Houve uma barreira na comunicação Deus - homem.

A partir de então Deus se comunicaria de forma especial, através de pessoas escolhidas, para serem porta-vozes de Deus, e eles são chamados de profetas.
Quarenta profetas que ao longo de aproximadamente 1600 anos escreveram o que conhecemos como a Palavra de Deus, a Bíblia.

O apóstolo Paulo afirmou em II Tim. 3,16 que "toda a escritura é inspirada por Deus". A palavra traduzida por inspirada, vem do grego theopneustos que significa literalmente "proveniente do fôlego de Deus".

Foi Deus quem inspirou os pensamentos dos profetas e eles com suas próprias palavras, estilos e expressões comunicaram as verdades divinas aos homens. Pedro diz que "Homens santos falaram da parte de Deus movidos pelo Espírito Santo" (II Ped 1,21). Os escritores bíblicos indicaram que o Espírito Santo foi a fonte de suas revelações.

Davi declarou: "O Espírito do Senhor fala por intermédio, e a Sua palavra esta na minha língua" (II Sam. 23,2). Paulo escreveu: "Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns deixarão a fé" (I Tim 4,1). A conclusão que se chega é que Deus é o autor da Bíblia e a Bíblia é a Palavra de Deus.
Quando você entra em contato com a Bíblia é como se você tivesse ao seu lado um divino e amorável conselheiro para orientar e ajudar em todos os seus caminhos. Paulo ainda diz: "Pois tudo o que outrora foi escrito, para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência, e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança" (Rom 15,4). Consolo, esperança, ensino e salvação são resultantes do contato com a palavra de Deus.

Quando você olhar para a Bíblia busque enxergar mais do que papel e tinta. Ela é a palavra de Deus e pode criar em você um mundo de harmonia interior, coloridos, pela paz, bondade, amor, fidelidade, humildade, domínio próprio.

O mesmo Deus que disse: "Haja luz e houve luz", pode fazer ascender uma luz na sua vida onde hoje é só escuridão.

A palavra de Deus tem poder para trazer a existência o que não existe. A palavra de Deus pode transformar qualquer situação.

Reflita através desta história:

“Moffat, o grande missionário da África, gostava de contar uma história como prova de que a Palavra de Deus tem poder para transformar”. Um africano estava triste e de cabeça baixa e Moffat então perguntou se alguém havia morrido: - Ninguém morreu, disse o homem. É que o nosso cachorro comeu uma página da Bíblia. Moffat então disse: - isto é tão sério?

Eu lhe arranjo outra folha igual, mas o homem exclamou: - oh, eu não me preocupo com a Bíblia, mas porque agora nosso cachorro não vai mais avançar em ninguém e nem vai lutar com os chacais. Ele vai ficar tão manso como o povo que crê neste livro. “Todos os nossos guerreiros se tornaram tão pacíficos como as mulheres por causa da influência da Bíblia, e agora o meu cachorro está estragado”.

Esse africano de forma até simplória demonstrou o quanto ele cria no que a Palavra de Deus é capaz de fazer.

Deus pensou em você quando inspirou os profetas a escreverem Sua palavra.

Na Bíblia há uma mensagem personalizada para você. Através dela Deus quer suprir as suas necessidades mais profundas.

O que é mais fácil para Deus, falar e fazer o sol e a lua aparecerem do nada e pendurá-los no firmamento ou através de Sua Palavra escrita fazer-nos novas criaturas?

Nosso querido Pai doutor da Igreja João da Cruz disse: “ É mais fácil para Deus criar do nada, do que converter uma alma. Pois o nada não há vontades enquanto a alma precisa dobrar-se a vontade de Deus!”

Que você e eu creiamos também na existência e poder da Palavra de Deus e nos aproximemos dela cada dia para que Deus com seu poder Criador, faça dentro de nós novos homens e novas mulheres e possa olhar para nossa vida com satisfação e dizer: Esta minha obra da criação é muito boa.

IV. “A semente é a palavra de Deus”

A multidão curiosa que tinha ouvido a parábola do semeador não a entendeu. Mas, então, o que esperávamos? Nem os discípulos do Senhor entenderam. "Então, lhes perguntou: Não entendeis esta parábola e como compreendereis todas as parábolas?" (Marcos 4,13).

Jesus parece ter começado com a história do semeador porque ela abordava um conceito tão fundamental do reino do céu que a incapacidade de entendê-la prediria incapacidade de entender qualquer uma. A salvação dos discípulos era que, ainda que verdadeiramente não percebessem seu ponto, eles queriam saber, e ficaram para perguntar mais sobre o que ele queria dizer e para ouvir a paciente explanação de Jesus.

A parábola do semeador contém três elementos: o semeador, a semente, e os solos. O semeador e a semente são constantes. O semeador é habilidoso e espalha a semente por igual.

A semente é, indiscutivelmente, boa. Mas o trabalho hábil do semeador e a capacidade de germinação da semente dependem para seu sucesso da natureza do solo, e aqui é focalizada a parábola.

Quem é o semeador? Jesus não diz. Na parábola do trigo e do joio, Jesus diz que o semeador da boa semente é o "Filho do Homem" (Mateus 13,37), mas a preocupação naquela parábola são as origens contrastantes dos dois tipos de sementes. Aqui a identidade do semeador não é tão crítica.

Quem quer que ele possa representar é essencialmente uma função do propósito da parábola. Se o seu intento foi ilustrar a resposta variável dos ouvintes à pregação pessoal de Jesus e forçá-los a um exame sério de si mesmos, então muito certamente o Senhor é o semeador. A aplicação, por Jesus, das palavras de Isaías a sua audiência, "Porque o coração deste povo está endurecido, de mal grado ouviram com os ouvidos, e fecharam os olhos" (Mateus 13,14-15) parece sugerir essa interpretação.

Mas se, por outro lado, o propósito desta parábola foi também fortalecer os corações incertos de seus discípulos, esperando, como estavam o reino para levar cada alma diante dele, então certamente eles e aqueles que semeariam o mundo com o evangelho depois deles teriam que ser parte deste complexo plantador.

O significado da semente é claramente demarcado para nós. "Este é o sentido da parábola: A semente é a palavra de Deus" (Lucas 8,11). Ainda que não seja a mensagem primária desta parábola, o fato que a palavra de Deus é o poder que constrói o reino de Deus precisa de ênfase.

Não há nenhuma mágica aqui, nenhuma energia esotérica mistificadora. Até as palavras dos homens têm poder. Elas comunicam sentimentos e idéias, criam culturas inteiras, levam homens à paz ou à guerra, mudam o curso da história, produzem grandes males ou grande bens. Por que nos surpreenderíamos, então, que a palavra de Deus tenha poder inimaginável?

Os mundos foram criados e são mantidos pela palavra de Deus (Hebreus 11,3; 1,3), e o sopro divino que está em suas palavras (Salmo 32,6) é o sopro que nos deu a vida (Gênesis 2,7). A palavra do Todo Poderoso responde aos nossos espíritos como a luz responde aos nossos olhos. Sua poderosa verdade viva penetra em nossos corações e põe a nu nossos mais íntimos pensamentos (Hebreus 4,12). É a palavra do evangelho que nos salva (Romanos 1,18; 1 Coríntios 1,21), e a "palavra da sua graça" que nos edifica e garante nossa herança entre o povo de Deus (Atos 20,23).

Esta parábola está nos dizendo, em linguagem simples, que a própria palavra de Deus é a semente germinante da vida (Filipenses 2,16), e não a palavra mais algumas misteriosas obras do Espírito Santo.

É por esta própria palavra viva, que transmite energia, que o Espírito Santo não somente nos leva ao renascimento espiritual (Efésios 1,13; 1 Pedro 1,23-25), mas nos transforma na imagem do Filho de Deus.

E tudo isto é possível porque em suas palavras Deus nos abriu seu coração e derramou as profundezas de sua verdade e graça (I Coríntios 2,10-13).

No evangelho, ele nos fez olhar na face de nosso crucificado Salvador (2 Coríntios 3,18). E isso tem poder!

É, portanto, sacrilégio homens e mulheres falarem do evangelho como "mera palavra" e rirem da ideia que o evangelho por si só é capaz de produzir uma nova e inconquistável vida espiritual. Não é prudente falar tão levianamente de palavras que saem da boca de Deus ou insultar o céu tentando fortificar esta palavra "inadequada" com nossas vãs filosofias (Colossenses 2,8-10; Provérbios 30,5-6). Até Satanás sabe onde está o poder.

"A que caiu à beira do caminho são os que a ouviram; vem, a seguir, o diabo e arrebata-lhes do coração a palavra, para não suceder que, crendo sejam salvos" (Lucas 8,12).

Mas não faz Deus mais do que apenas falar conosco?

Sim, ele está certamente ativo em responder nossas orações (I João 5,14-15), e providencialmente nos guiando através das provações e tribulações que limpam, fortalecem e purificam nossa fé (Romanos 8,28). Mas, em fim, é sua palavra que tem poder, e é para sua palavra que todo seu providente trabalho precisa nos trazer, em obediência compreensiva.

É através dessa palavra que chegamos a conhecer Deus e seu Filho. E essa é vida eterna (João 17,3). A semente do reino é a palavra de Deus.

V. A palavra de Deus tem poder criativo

A palavra de Deus tem poder criativo, poder de tornar realidade aquilo que é dito. Vemos isso no livro de Gênesis quando o mundo é criado através de Sua palavra apenas.

Já pensou se você falasse e as coisas acontecessem?

A palavra de Deus não apenas registra a história, ela faz a história da tua vida. Quantos de nós já não estaríamos mortos se não fosse a palavra de Deus?

Em II Samuel 7, 1-14 encontramos o relato de quando Davi comenta com Natã seu desejo de construir uma casa para o Senhor.

Mas, ao contrário do que o rei pretendia, Deus manda o profeta voltar e dizer a Davi que ele não construiria tal casa. Seu filho o faria.

Em II Samuel 7, 15-29 vemos a reação de Davi. Ele acabara de ouvir a palavra do profeta e já estava agradecendo a Deus. O templo ainda não estava construído, mas Davi acreditou.

Ele recebeu uma palavra de Deus e creu no que o Pai iria fazer. Quantos de nós, ao invés de fazermos como Davi, ficamos esperando a bênção chegar para agradecer?

Talvez algumas das coisas que estamos pedindo agora não se realizarão enquanto estivermos vivos, mas temos que crer e desde já sermos agradecidos. Nossa fé não pode ser imediatista.
Em II Reis 5,1-5 vemos Deus colocar a palavra que havia dado a Davi no coração de Salomão. A palavra de Deus não volta vazia. Ele a coloca no coração daquele que tem autoridade para cumpri-la.

Quando Deus quer realizar algo em nossas vidas ele coloca Sua palavra em nosso coração e no coração dos que são autoridade sobre nós: pais, maridos, chefes, etc...

Em João 1,1 lemos que no princípio era o verbo, Jesus. O caminho, a verdade e a vida. Ele é a palavra e a palavra é a verdade, ela é de total confiabilidade.

No Velho Testamento os profetas traziam a palavra de Deus e eles eram autoridade em Israel.
Observamos isso em Jeremias 1, 1-10. O profeta não tinha mais a sua palavra. A boca era dele, mas era a palavra de Deus que saía dela. Uma palavra de autoridade (v. 10).

Da mesma forma, quando abrimos a boca com uma palavra de Deus para alguém, ela sai com poder e autoridade. O mundo está carente desse tipo de palavra e Deus a põe na boca da Igreja.
No último verso do capítulo 92,5 do livro de Salmos lemos: “Fiéis são teus mandamentos”. Em Mateus 5,18 Jesus diz: “Até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til...”

Vemos as promessas do Velho Testamento serem cumpridas no Novo Testamento e devemos acreditar que as promessas do Novo Testamento ainda vão se cumprir. Temos na própria Bíblia evidências de que a palavra de Deus se cumprirá.

Em Marcos 5,35 uma palavra de Jesus teve poder para ressuscitar Talita. Outra palavra do Mestre fez Lázaro sair do túmulo. O poder não estava no idioma da época ou no volume da voz, mas sim no Espírito Santo. Aquelas palavras se cumpriram pois a unção de Deus estava nelas.

Você pode até dizer: esses eram Jesus e Jeremias. Outros tempos, outros homens. Eu sou impuro e vivo no meio de pessoas impuras. Isaías disse o mesmo. Deus quer nos usar para transmitir as suas palavras, as palavras da vida (João 6,68).

Temos tocado, contemplado e ouvido a palavra que é Jesus, o verbo, a palavra (I João 1,1). Ele subiu ao Pai, mas deixou sua palavra, a Bíblia, que é vivificada pelo Espírito Santo e nos alimenta, sacia e guia.

Será que temos realmente valorizado as palavras de Deus em nossas vidas? É a palavra de Deus que nos sustenta nas lutas e provações? É com ela que vencemos Satanás. Guarde-a no teu coração!

Vamos Rezar:

1) Inicie tomando este texto, ruminando-o e fazendo sua Lectio Divina a partir destas Palavras: Heb 4, 11-13.

2) O coração, na Bíblia, é o centro da pessoa humana. É o local onde tudo se encontra – a inteligência, a vontade, a nossa capacidade de decidir e os nossos desejos mais profundos. O coração pode facilmente afeiçoar-se ao seu tesouro. É por isso que é extremamente importante aprender a escolher bem e a criar raízes naquilo que é verdadeiramente importante Sua Palavra que se revelou e se fez e faz presente no seu Logos e Verbo Jesus Cristo. Quanto tempo você se preocupa em de fato escutar e se envolver com a Palavra de Deus?

3) Como modificam as Palavras de Jesus em minha vida a partir da maneira como estabeleço as minhas prioridades?

4) As suas necessidades pessoais deixam de ser o ponto em torno do qual centram a sua vida, e começam a viver para a Palavra de Deus? Até que ponto elas tem prioridades em sua vida.

5) No texto Mateus 13,3-9, Jesus escolhe uma imagem quase banal do dia-a-dia para nos explicar a nossa relação com Deus. Fala-nos de um lavrador que lança a sua semente por todo lado, de modo a que esta cresça e ele possa ter uma boa colheita.
É como se Jesus nos dissesse: Deus dá a todos, sem medida. Tudo o que Deus pode fazer é dar vida. Não é preciso dar muitas voltas à cabeça para compreendermos como podemos merecer o seu amor. Ele dá esse amor constantemente.

A verdadeira questão que esta parábola nos traz é outra, nomeadamente: como podemos receber o que Deus nos dá?
Afinal, uma semente não cresce apenas por si própria. Precisa de encontrar o solo conveniente para dar fruto.
Em nós e no nosso mundo, há muitos obstáculos que obstruem a comunicação e o crescimento da vida de Deus, do seu amor. Para algumas pessoas, há demasiadas provações que tornam a confiança em Deus impossível. As más experiências do passado podem endurecer-nos e fazer-nos duvidar da bondade de Deus.
Mas as provações também podem tornar-nos menos auto-suficientes, mais disponíveis para acolher o que vem de Deus.Como Você acolhe as surpresas de Deus através de sua Palavra que modifica os teus dias e transtornam seus planos?

6)Quais são os obstáculos em mim que me impedem de acolher a Palavra do Senhor?

7)Houve algum momento em que descobri a presença e a atividade da Palavra de Deus em minha vida, de forma surpreendente? Anote e reze.

8) Procure em todos meus empreendimentos nortear a minha vida através da escuta da palavra de Deus que fala pelos acontecimentos, pela escrita e pelo meu diretor espiritual.

9) Se entramos em nós mesmos fazendo silêncio, então, como é necessário para quem reza o escutar que nos convida a atenção a Palavra, descobriremos talvez em nós a boa terra que deseja receber a Palavra. E, a longo prazo, este acolhimento transformará o deserto do nosso mundo num jardim florido?

10) Termine sua meditação rezando com a Palavra: Salmo 118,97-112.

com minha benção
Pe.Emílio Carlos +

Nenhum comentário:

Postar um comentário