O mundo se afastou de Deus e essa realidade traz sérias consequêncis. Não se trata de castigo divino, mas sim, consequências.
Quando queremos resolver os nossos problemas com os nossos recursos limitados abandonando a proteção divina, a coisa não funciona como desejamos e aí botamos a culpa em Deus. Nós nos enroscamos num emaranhado de encrencas, que vai se avolumando como uma bola de neve, de forma tal que para resolver um problema, nós arrumamos mais outros problemas de efeitos colaterais.
Outra coisa sem graça dos dias atuais é o sorriso espalhado a cada esquina, nas fotos dos cartazes eleitorais. Conhecemos várias formas de sorriso: O sorriso daquele que venceu na vida, e o sorriso daquele que pretende chegar lá, e com um sorriso falso pretende nos enganar e conquistar a nossa confiança. Será que estão sorrindo para mim ou estão sorrindo de mim? Da minha ingenuidade de acreditar naquele sorriso mentiroso.
Existe o sorriso profissional do vendedor, mas o mais característico é o sorriso da aeromoça. Aquele sorriso plástico de alguém que sorri apenas porque foi treinado a fazer aquilo para não perder o freguês, ou o cliente.
Existem sorrisos que são verdadeiros choros. É o sorriso de crise nervosa. Assim como têm choros que são sorrisos. São as lágrimas da moça ao receber o título de miss Brasil por exemplo.
Nada mais puro que um sorriso de criança. Este é desinteresseiro, e sem segundas intenções. Ele expressa a verdadeira pureza do ser humano cuja personalidade em formação, expressa a presença de Deus. Os pigmeus dizem que felicidade é um soriso de criança.
Existe o sorriso interno, ou seja, aquele sorriso apenas com o brilho do olhar, e com as expressões faciais, sem mostrar os dentes. Este sorriso geralmente tem sido muito usado de forma maliciosa, com o objetivo de conquistar a pessoa do sexo oposto, mas também é muito bom para demonstrar o quanto gostamos sinceramente de alguém.
Um sorriso sincero é aquele que nos diz sem palavras: Eu gosto de você, eu lhe aceito do jeito que você é. Pode ficar perto de mim, pois eu me sinto bem com a sua presença e sua companhia.
O cristão ao sorrir demonstra que está com Deus. E estando com Deus, ele deseja levar esse Deus ao irmão com um sorriso de forma totalmente gratuíta. Mas nem sempre é sensato sorrir. Diante, por exemplo, da notícia de uma desventura, o cristão deve também sofrer e até chorar com a dor do irmão. Por isso, para provar que somos cristãos, nem sempre o certo é sair por aí com um sorriso estampado no rosto, aconteça o que acontecer. Sorrir na hora certa, sem fingir estar feliz.
Vamos sorrir, mas se você não conseguir dar um sorriso sincero, é melhor nem sorrir.
Fique sério porque assim você será mais sicero.
Nenhum comentário:
Postar um comentário