Como seus amores são belos,minha irmã, noiva minha. Seus amores são melhores do que o vinho, e mais fino que os outros aromas é o odor dos teus perfumes. Por isso Eu quero consumir meus dias, no seu amor! ══════ ღೋ♡✿♡ღೋ═══════

Ani Ledodi Vedodi Li


Mais do que qualquer outro motivo, esta é a razão pela qual quero fazer deste blog um caminho para amarmos mais a Deus, por isso seu nome: “Ani Ledodi Vedodi Li”

Para você entrar em nossos artigos click nas imagens nas laterais e encontrarás os lincks dos artigos postados.

Deus o Abençõe !

E que possas crescer com nossas postagens.

É algo louvável esconder o segredo dos Reis; mas há glória em publicar as obras de Deus!

A Igreja não tem pressa, porque ela possui a Eternidade. E se todas as outras instituições morrem nesta Terra, a Santa Igreja continua no Céu.

Não existem nem tempos nem lugares sem escolhas.

E eu sei quanto resisto a escolher-te.

"Quando sacralizamos alguém essa pessoa permanece viva para sempre!"

Sacralize cada instante de tua vida amando o Amado e no Amado os amados de Deus !


Pe.Emílio Carlos

domingo, 2 de janeiro de 2011

Retiro Pessoal Mensal



Janeiro

TEMA: OS SANTOS

TEXTO DE APOIO: Livro da Vida, capítulos de 1 a 3.( Santa Teresa de Jesus)

Introdução:

A Igreja nos apresenta os santos como intercessores junto a Deus por nós. Eles também são modelos de fiéis seguidores de Jesus Cristo. Sua vida e seus escritos iluminam a nossa vida. Imitar um santo é colocar-se por inteiro no seguimento de Jesus Cristo. Deus, que nos amou primeiro, nos chama a santidade. A Santidade é a vocação universal, ou seja, de todo ser humano.Vamos, pois, olhar um pouca a vida de Santa Teresa. Ela viveu no século XVI, período de grandes desafios.

1515- 1535: Em 1515 nasceu Teresa em Ávila. Em 1535, na mesma cidade, Teresa entra na vida religiosa, no mosteiro da Encarnação. Este período de 20 anos corresponde ao período da infância e adolescência de Teresa. Eis, pois, alguns marcos desta época e de sua vida.

* nasceu num ambiente cristão: O mundo em que vivia trazia muitas coisas da Idade Média e também da Idade Moderna, que estava germinando. O religioso estava no imaginário da sociedade de então. O seu mundo, ou seja, ambiente histórico, era medievo-moderno.

* a família:

- Seus pais eram virtuosos e tementes a Deus (Vida 1, 1-3).

- O tio Pedro Sanchez era piedoso (V 3, 4-7).

Teresa tinha desejos de ser mártir, chega até mesmo a convencer o irmão para que fuja de casa com ela para junto irem à terra dos mouros ( e assim dar a vida por Cristo).

Após morte da mãe, Teresa, aos pés da Virgem, coloca toda a sua vida. (V 7).

* Se na infância Teresa nutria uma piedade, na adolescência parece perder um pouco desta piedade. Após a morte da mãe, o pai chega até mesmo interna-la num mosteiro das Agostinianas.

* Por meio do tio, entra em contato com livros espirituais (leitura espiritual).



Para refletir:

1) Teresa, ao começar a escrever o livro de sua vida, começa falar do ambiente familiar e da oração. Você consegue fazer a história da oração em sua família, desde que você se lembra de ser gente.

2) O ambiente em que Teresa foi criado muito favorecia à oração? Os pais de Teresa eram ‘piedosos e tementes a Deus’. O ambiente muito pode ajudar no trato com Deus.

* Como a sua família fazia orações? Como era a sua oração na sua família?

* Você se lembra qual a primeira oração que lhe ensinaram?

* Como era a sua oração antes de entrar na vida religiosa?

3) A oração de Teresa não era desencarnada, ou seja, fora da realidade. Tanto é que, ainda na infância, Teresa ouviu falar de muitos cristãos que morriam na ‘terra dos mouros. Quis, na sua ingenuidade infantil, pois, querer dar a vida por Cristo, ser mártir. Fugiu, então, com seu irmão Rodrigo. Vendo frustrada a tentativa, contentou-se em brincar construindo ermidas pelos cantos dos jardins.

* Sua oração é encarnada ou desencarnada da história? Como você coloca em prática a sua oração? consegue dar exemplos?

4) São Paulo que escreveu vivo, mas não sou eu quem vivo, é Cristo que vive em mim. São Paulo também escreveu que para ele viver é Cristo e morrer é lucro. Tinha São Paulo, como Teresa um grande desejo. Você é capaz de dizer qual era o desejo do Apóstolo? Como você idealiza o fim da vida do Apóstolo dos gentios?

Teresa também tinha um grande desejo. Você consegue idealizar qual era o desejo de Teresa? O que há de comum entre Teresa e Paulo? E você, qual é o seu desejo mais profundo? O que tem feito para concretizar o seu desejo – que se supõe – ainda que possa parecer não muito claro – o desejo de Cristo?

5) Na adolescência, num determinado momento, Teresa perdeu a piedade que acreditava ter na infância. Deixou-se levar pelas ‘vaidades do mundo’. Mas, graças à ajuda de um tio, entra em contato com bons livros, em especial, às cartas de São Jerônimo. Teresa procurou dedicar-se à leitura espiritual.

* Você procura alimentar o seu espírito/mente? Que tipo de alimentos (livros, filmes) você digere?

* Com que você ocupa mais a sua mente? Houve quem dissesse que tudo o que passa pelos sentidos toca na alma. Com que você ocupa mais os seus sentidos?

* No mundo há realidades que alimentam a vida e há realidade que definham a vida, gerando a morte. Com qual delas você mais se ocupa? Consegue dar exemplos? (Na TV qual tipo de programas você assiste? Que tipo de livros você lê?).

* Houve quem dissesse que ‘a religião é o ópio do povo’. Quais as motivações que levaria alguém a escrever algo assim? Qual ou quais poderiam ser as motivações que despertaria alguém a levantar essa afirmação?


Uma história para atualizar:

Conta-se que, certa vez, um pastor protestante comprou um pequeno sítio, bem deteriorado e malcuidado. Durante várias semanas, em seus dias de folga, o pastor se dedicou a pôr a casinha de campo em ordem: levantou as cercas, aparou a grama, cortou o mato, caiou as pedras no contorno da estradinha de entrada, pintou paredes, trocou janelas, fez reparos no alpendre, e, aos poucos, a casinha foi ganhando vida e luz. Lá pelas tantas, o vizinho fez uma visita ao pastor e, desejando ser simpático, foi logo elogiando: - Muito bem, reverendo: o senhor e Deus fizeram um bom trabalho! O Pastor emendou de pronto: - O senhor precisava ver como era no tempo em que Deus cuidava disto aqui sozinho!

* Como a sua família fazia orações? Como era a sua oração na sua família?
* Você se lembra qual a primeira oração que lhe ensinaram?

Um comentário:

  1. Bom dia!! Estava pesquisando sobre um icone que ganhei neste sábado e me deparei com o seu blog. Não encontro o significado. É o primeiro icone deste artigo. Talvez possa me ajudar. Desde já obrigada!! Deus abençoe!

    ResponderExcluir