Como seus amores são belos,minha irmã, noiva minha. Seus amores são melhores do que o vinho, e mais fino que os outros aromas é o odor dos teus perfumes. Por isso Eu quero consumir meus dias, no seu amor! ══════ ღೋ♡✿♡ღೋ═══════

Ani Ledodi Vedodi Li


Mais do que qualquer outro motivo, esta é a razão pela qual quero fazer deste blog um caminho para amarmos mais a Deus, por isso seu nome: “Ani Ledodi Vedodi Li”

Para você entrar em nossos artigos click nas imagens nas laterais e encontrarás os lincks dos artigos postados.

Deus o Abençõe !

E que possas crescer com nossas postagens.

É algo louvável esconder o segredo dos Reis; mas há glória em publicar as obras de Deus!

A Igreja não tem pressa, porque ela possui a Eternidade. E se todas as outras instituições morrem nesta Terra, a Santa Igreja continua no Céu.

Não existem nem tempos nem lugares sem escolhas.

E eu sei quanto resisto a escolher-te.

"Quando sacralizamos alguém essa pessoa permanece viva para sempre!"

Sacralize cada instante de tua vida amando o Amado e no Amado os amados de Deus !


Pe.Emílio Carlos

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

BATISMO DO SENHOR


Domingo, 9 de janeiro de 2011

O cristão precisa lembrar que o batismo é o fato fundamental do ser cristão


Primeira leitura: Isaías 42,1-4.6-7
Eis o meu servo: nele se compraz minh’alma.

Salmo responsorial: 28(29),1a.2.3ac-4.3b.9b-10 (R/. 11b)
Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!

Segunda leitura: Atos dos Apóstolos 10,34-38
Foi ungido por Deus com o Espírito Santo.

Evangelho: Mateus 3,13-17

Eis meu filho muito amado, em quem ponho meu agrado.

Hoje, como comunidade de pessoas que acreditam, celebramos o batismo de Jesus e, junto com ele, nosso batismo.

Assim, pois, as leituras deste dia nos oferecem três elementos que identificam o verdadeiro batismo do Senhor.

Um primeiro elemento nós o encontramos no texto de Isaías, que nos fala da atitude do servo de Deus; este foi chamado e assistido pelo Espírito para levar a termo uma especial missão no povo de Israel: tornar presente com sua vida a atitude mesma de Deus para com a humanidade, isto é, evidenciar que Deus instaura sua justiça e sua luz por meio da debilidade do ser humano.

Portanto, a tarefa de todo batizado é testemunhar que Deus está agindo em sua vida, sinal de que sua maneira de existir no meio da comunidade, deve ser uma existência que promova solidariedade e justiça para com os mais necessitados, pois neles Deus age e salva; neles se faz presente a libertação querida por Deus.

O segundo elemento está presente no relato dos Atos dos Apóstolos. A intenção central deste relato é afirmar que a mensagem de salvação, vivida e anunciada por Jesus de Nazaré, é para todos, sem exceção. A única exigência para participar da obra de Deus é iniciar um processo de mudança (respeitar a Deus e praticar a justiça), que consiste em abrir-se para Deus e abandonar toda classe de egoísmo para poder ir, em total liberdade, ao encontro do outro, pois é no outro onde se manifesta Deus.

A exemplo de Jesus, todo batizado tem o dever de passar pela vida “fazendo o bem”; tem a tarefa constante de mudar de vida, de despojar-se de todo interesse egoísta para ser testemunha da salvação.


O evangelho de Mateus desenvolve o terceiro elemento que identifica o verdadeiro batismo: A obediencia à vontade de Deus.



“A justiça plena” à qual se refere Jesus no diálogo com João Batista, manifesta a íntima relação existente entre o Filho de Deus e o projeto do Pai.

Isto significa que o bstismo é a plenitude da justiça de Deus, já que as atitudes e comportamentos de Jesus têm a finalidade de fazer a vontade de Deus. Essa obediência e abertura à ação de Deus, afirmam sua condição de filho; é filho porque obedece e se identifica com o Pai.

Essa identidade de Jesus com o Pai (ser Filho de Deus) confirmam os fatos do batismo: O céu se abre, desce o Espírito Santo e uma voz comunica que Jesus é Filho predileto de Deus. É “filho” à maneira do servo sofredor de Isaías (Is 42, 1): filho obediente que se encarna na historia e participa completamente da realidade humana. O batismo, em conseqüência, provoca e mostra a atitude de toda a pessoa aberta à divindade e à vontade de Deus.

Resumindo, é normal que o cristão se sinta chamado a ser filho, identificado em tudo com o Pai.

Quem se crê assim, procura, com seu agir, tornar presente a justiça e o amor de Deus. Pena que na atualidade o batismo tenha sido restrito a um mero rito religioso, desligado da vida e da experiência de fé da pessoa que crê.

O cristão precisa lembrar que o batismo é o fato fundamental do ser cristão, pois ele nos faz participar da vida, ainda que passando pela morte, mas alcançando a ressurreição com Cristo.

Em síntese, o batismo significa a entrega generosa a Deus e aos irmãos, a exemplo do próprio Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário