Como seus amores são belos,minha irmã, noiva minha. Seus amores são melhores do que o vinho, e mais fino que os outros aromas é o odor dos teus perfumes. Por isso Eu quero consumir meus dias, no seu amor! ══════ ღೋ♡✿♡ღೋ═══════

Ani Ledodi Vedodi Li


Mais do que qualquer outro motivo, esta é a razão pela qual quero fazer deste blog um caminho para amarmos mais a Deus, por isso seu nome: “Ani Ledodi Vedodi Li”

Para você entrar em nossos artigos click nas imagens nas laterais e encontrarás os lincks dos artigos postados.

Deus o Abençõe !

E que possas crescer com nossas postagens.

É algo louvável esconder o segredo dos Reis; mas há glória em publicar as obras de Deus!

A Igreja não tem pressa, porque ela possui a Eternidade. E se todas as outras instituições morrem nesta Terra, a Santa Igreja continua no Céu.

Não existem nem tempos nem lugares sem escolhas.

E eu sei quanto resisto a escolher-te.

"Quando sacralizamos alguém essa pessoa permanece viva para sempre!"

Sacralize cada instante de tua vida amando o Amado e no Amado os amados de Deus !


Pe.Emílio Carlos

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011


A Palavra de Deus é luz para a nossa vida

Há uma música que cantamos que diz: "A Bíblia é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho". Uma analogia que simboliza o valor da Palavra de Deus em nossas vidas.

Porém é importante refletir bem o seu significado. De fato, usar a lâmpada para simbolizar a Bíblia é bem apropriado, pois a Palavra de Deus que nela está deve ser a luz que ilumina a vida de todos os filhos de Deus.

Mas, vamos procurar esclarecer o significado dessa simbologia.

Precisamos entender que a luz é uma energia reluzente, isto é uma energia que pode iluminar, quando em condições favoráveis. Sem essas condições, ela é invisível.

E quais são essas condições?

Em primeiro lugar
é preciso que haja uma situação de ausência de claridade.

Depois é preciso que haja condutores por onde essa energia possa fluir, em terceiro lugar é necessário que os canais dos condutores estejam abertos e finalmente será preciso que algum elemento permita à energia tornar-se reluzente.

Trocando em miúdos, a luz precisa de escuridão, precisa de condutores (fios elétricos por exemplo) precisa de um botão ligado (interruptor da tomada) e precisa de uma lâmpada. Se faltar qualquer um desses elementos, embora a energia da luz esteja lá, ela não será percebida.

Com a Palavra de Deus também é assim. Ela é a energia reluzente que está presente no mundo para iluminar a vida de todos, no entanto, se não houver as condições necessárias, ela vai passar sem ser percebida.

É nos momentos de trevas que nós, povo de Deus, percebemos que Ele caminha conosco e nos abrimos, ligamos o interruptor que permite a Ele mostrar o caminho a seguir, acendendo a lâmpada que torna possível à sua Luz iluminar os nossos passos.

Temos que entender bem que a lâmpada não é a luz, mas apenas o instrumento que permite que a luz seja acesa. Assim, a Bíblia é a lâmpada, que recebe a energia da Palavra Divina e a transmite. A Palavra de Deus é a luz, que passa pelos fios da vida do povo e quando o povo se abre a essa Presença, ela se torna luz.

Antes de ser escrita, a Palavra foi vivida. A partir dessa experiência ela foi transmitida de geração a geração, até ser armazenada e hoje chegar a nós pela Bíblia, a lâmpada que transmite sua luz.

Do mesmo modo que uma lâmpada precisa de elementos que permitem a energia recebida se transformar em luz, a Bíblia também precisou das palavras humanas para revelar a vontade de Deus. Mas não podemos esquecer que, por mais necessários que sejam os fios, filamentos, invólucro (vidro e metal da lâmpada), tudo isso não é a luz, é apenas o meio necessário para que ela seja feita. Isto é, na Bíblia a Palavra de Deus está escrita com palavras humanas, com expressões que são próprias da cultura onde foi escrita, conforme a experiência que foi vivida pelo povo e os conhecimentos que eles tinham da realidade do mundo. Não podemos ler a Bíblia ao pé da letra, e menos ainda querer vivê-la como está no escrito.

Quando olhamos direto para uma lâmpada, ficamos cegos. Se olharmos apenas para as palavras escritas também ficaremos cegos, pois a Palavra de Deus está na alma da Bíblia. Precisamos compreender o verdadeiro significado da palavra escrita para o povo que a escreveu e antes ainda a viveu, e olhar para a nossa realidade iluminada por essa vivência.

Aí sim, a Palavra de Deus vai se tornar luz e iluminar os nossos caminhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário