Como seus amores são belos,minha irmã, noiva minha. Seus amores são melhores do que o vinho, e mais fino que os outros aromas é o odor dos teus perfumes. Por isso Eu quero consumir meus dias, no seu amor! ══════ ღೋ♡✿♡ღೋ═══════

Ani Ledodi Vedodi Li


Mais do que qualquer outro motivo, esta é a razão pela qual quero fazer deste blog um caminho para amarmos mais a Deus, por isso seu nome: “Ani Ledodi Vedodi Li”

Para você entrar em nossos artigos click nas imagens nas laterais e encontrarás os lincks dos artigos postados.

Deus o Abençõe !

E que possas crescer com nossas postagens.

É algo louvável esconder o segredo dos Reis; mas há glória em publicar as obras de Deus!

A Igreja não tem pressa, porque ela possui a Eternidade. E se todas as outras instituições morrem nesta Terra, a Santa Igreja continua no Céu.

Não existem nem tempos nem lugares sem escolhas.

E eu sei quanto resisto a escolher-te.

"Quando sacralizamos alguém essa pessoa permanece viva para sempre!"

Sacralize cada instante de tua vida amando o Amado e no Amado os amados de Deus !


Pe.Emílio Carlos

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Espiritualidade, oração, contemplação: elevar a alma a Deus(I)


"A força da alma consiste em orar sem cessar; isto reveste a mente do poder que emana da visão de Deus. Devemos ler a Escritura até que a mente se tenha aquietado de pensamentos errantes; então, quando se percebe que a mente retornou ao seu próprio lugar, dentro de si mesma, liberta das distrações exteriores, imediatamente deve-se colocar de lado o livro e retornar à oração. Desta maneira, a leitura da Escritura tem o propósito de levar à oração… Noutras palavras, deixe a mente fazer tudo o que for preciso para que ela se torne digna de falar a Deus na oração."
(Philoxeno)

"Creio sinceramente que aqueles que atingem a perfeição não pedem ao Senhor para livrá-los das provações, tentações, perseguições e conflitos – e este é outro sinal seguro de que estes favores e esta contemplação que Sua Majestade lhes concede, provêm do Espírito do Senhor e não são ilusões. Pois, como disse antes, as almas perfeitas não se deixam vencer pelas provações, mas antes, as desejam." (Santa Teresa de Ávila)

"… são muitos os que permanecem ao pé da montanha podendo subir ao topo … Eu repito e peço-lhe que tenha sempre pensamentos corajosos. Como resultado deles, o Senhor dar-lhe-á a graça para feitos corajosos."
(Santa Teresa de Ávila)

"Quando estamos quietos, não apenas por alguns poucos minutos mas por uma ou várias horas, podemos tornarmo-nos desajeitadamente conscientes da Presença dentro de nós, de um Estranho, perturbador, o ‘Self’ que é tanto "Eu" quanto algum outro. O “Eu" que não é inteiramente bem-vindo dentro da sua própria casa, porque é tão diferente do personagem quotidiano que construímos de nós mesmos,. Há um ‘Eu’ silencioso dentro de nós, cuja presença é perturbadora precisamente porque é tão silenciosa." (Thomas Merton)

Eis o que deve fazer: eleve o seu coração a Deus, num suave impulso de amor, desejando-O por Si mesmo… Centre toda a sua atenção e desejo nEle e deixe que isto seja a única ocupação da sua mente e coração. Faça todo o possível para esquecer tudo o resto, mantenha os seus pensamentos e desejos livres de qualquer envolvimento com todas as criaturas de Deus e/ou com os seus negócios… Talvez isto lhe pareça uma atitude irresponsável, mas eu digo-lhe, deixe tudo isso de lado, não dê atenção a tais coisas.

O que estou a descrever agora é a ação contemplativa do espírito. Isto é o que dá a Deus a maior alegria… Os seus irmãos e irmãs são enriquecidos maravilhosamente por esse ato seu, mesmo que lhe seja difícil compreender isto completamente; e, naturalmente, o seu próprio espírito é purificado e fortalecido por esse trabalho contemplativo, mais do que por todos os outros exercícios espirituais juntos. Por tudo isso, quando a graça de Deus o eleva com entusiasmo, isto se torna extremamente leve e fácil de ser feito. Sem a Sua graça contudo, é muito difícil – diria mesmo impossível – de se realizar.

Silencie-se diante deste Deus grandioso, pois… a linguagem que Ele mais ouve é a do amor silencioso. (Santa Teresa de Ávila)

Então… esforce-se e persevere até que encontre nisto alegria. No início, terá certamente a sensação de nada saber, nada sentir, exceto essa intenção surda dirigida a Deus das profundezas do seu ser. Esforce-se tanto quanto possa mas essa escuridão e essa nuvem permanecerão entre o seu espírito e Deus. Sentir-se-á frustrado pois a sua mente não será capaz de O compreender e o seu coração não poderá saborear as delícias do Seu amor.

Porém, aprenda a estar à vontade nesta escuridão. Retorne a ela sempre que puder, deixe que o seu espírito chore por Deus, a quem ama… Se se esforçar Por fixar n’Ele o seu amor, esquecendo tudo o resto, que é o exercício da contemplação que lhe pedi para começar, tenho certeza de que

Deus na Sua bondade lhe concederá uma profunda experiência de Si mesmo.

A oração que tem valor para Deus consiste nisto: que uma pessoa…
1) Retire totalmente a sua atenção do mundo e não permita que a sua mente se prenda a nada;
2) Coloque a sua mente inteiramente à disposição de Deus;
3) Se esqueça, durante o tempo da oração, de tudo o que é material, incluindo-se a si própria e ao lugar onde se encontra;
4) Se revista de Deus durante o tempo da oração, tanto externamente como internamente, abrasada de ardente amor por Ele, inteiramente unida a Ele; os seus pensamentos envoltos na maravilhosa quietude de Deus, enquanto a alma sai em busca d’Aquele a quem ama, como David disse: A minha alma saiu em busca de Vós (Salmo 63,9). (Piloxeno)

Um dos Pais do Deserto disse: "Do mesmo modo como lhe é impossível ver o seu rosto em águas turbulentas, assim também a alma, a menos que esteja livre de pensamentos vãos, não é capaz de orar a Deus na contemplação."

"A oração mais poderosa e mais aceite é a que deixa os melhores efeitos… Eu descreveria os melhores efeitos como aqueles que são seguidos de ações… se a minha oração vem com fortes tentações, aridez e tribulações, e isto me deixa mais humilde, então eu a considero uma boa oração… pode-se pensar que uma pessoa que está a sofrer (aridez) não está a rezar. Pelo contrário, ela está a oferecer o seu sofrimento e muitas vezes está a rezar muito mais do que um que força o seu caminho, bate com a cabeça e depois de ter derramado algumas lágrimas, pensa que isso é oração." (Santa Teresa de Ávila)

Tentei tanto quanto possível… manter Jesus Cristo, nosso Deus e nosso Senhor, presente dentro de mim. Esta é a minha forma de rezar.
(Santa Teresa de Ávila)

Tente compreender este ponto. Criaturas racionais tais como homens e anjos possuem duas faculdades principais: o poder de saber e o poder de amar. Ninguém pode compreender verdadeiramente o Deus incriado sem este saber; mas cada um, a seu modo, pode compreendê-Lo através do amor. Este é verdadeiramente o milagre sem fim do amor: uma pessoa desejosa pode, através do amor, abraçar a Deus, cujo Ser preenche e transcende toda a criação. E este maravilhoso exercício de amor prosseguirá eternamente, pois Aquele a quem amamos é eterno.

Aquele que com a ajuda da graça de Deus se torna consciente dos movimentos constantes da Vontade e aprende a direccioná-los a Deus, ainda nesta vida e certamente na próxima, irá saboreá-Lo plenamente.

Não negligencie o exercício contemplativo. Tente apreciar também os seus efeitos maravilhosos no seu próprio espírito. Quando verdadeiro, ele nada mais é do que um súbito impulso que surge repentinamente em direção a Deus, como a faísca do fogo. É surpreendente quantos desses impulsos apaixonados brotam do espírito de uma pessoa que está acostumada a este exercício.

Ainda assim, talvez apenas um desses (impulsos amorosos) esteja completamente livre do desapego de alguma coisa criada. Novamente, mal um homem se volta para Deus com amor, por causa da fragilidade humana, ele se encontra uma vez mais distraído pela lembrança de alguma coisa criada ou preocupação terrena. Mas não importa. Não há mal nisso; pois tal pessoa prontamente retorna à sua profunda quietude.
"Quando fomos batizados, pela graça de Deus, recebemos o Espírito Santo das águas batismais. Porém, nós O recebemos não para que Ele permanecesse conosco algumas vezes e outras vezes nos deixasse, mas para que sejamos os templos d’Ele, e que Ele habite continuamente dentro de nós. Como S. Paulo disse: "Vós sois templos de Deus e o Espírito de Deus habita em vós."
(Piloxeno)

"A graça de Deus irá agir nele através daquele amor contemplativo que o Espírito desperta nele.

A sua aparência e conversação serão ricas de sabedoria espiritual, fogo e os frutos do amor, pois ele falará com uma segurança calma, desprovida de falsidade e da adulação fingida dos hipócritas."

"É no deserto da solidão e do vazio, que a necessidade por auto-afirmação se evidencia como pura ilusão.

Então, no coração da angústia descobre-se os dons da paz e compreensão.

O Contemplativo deve assumir a angústia universal e a condição inescapável dos mortais.

O Solitário, longe de se refugiar em si mesmo, torna-se Cada Um. Aquele Um que habita na solidão, na pobreza, na indigência de Cada Um." (Thomas Merton)

"Digo-lhe que se se fixar nalguma coisa durante o exercício da contemplação, essa coisa tornar-se-á um obstáculo à união com Deus. Pois se a sua mente está ocupada com qualquer coisa, não há nela lugar para Ele."

"É louvável refletir sobre a bondade de Deus, louvá-Lo e glorificá-Lo por isso; é melhor ainda deixar a sua mente repousar na Sua Presença, na Sua pura existência e…. amá-Lo e louvá-Lo por Ele mesmo."
"Deus é Silêncio, e no silêncio Ele é louvado e glorificado… Não estou a falar do silêncio da língua, pois se alguém apenas mantém a sua língua silenciosa, sem saber como cantar e louvar na mente e no espírito, então esse alguém está somente ocioso no silêncio – a língua do seu ‘eu oculto’ ainda não aprendeu a alongar-se, nem a balbuciar. A língua interior da mente deve fugir de todo o discurso e de todo o pensamento … simplesmente fique ali, pronta a aprender os primeiros balbucios do diálogo espiritual.

"Assim, há um silêncio da língua, do corpo todo, da alma, da mente, e há também o silêncio do espírito.

O silêncio do corpo dá-se quando estamos como mortos, desocupados de tudo, em quietude, livres de preocupações.

O silêncio da mente dá-se quando ela se acha purificada das engenhosidades, inventividades e astúcias próprias.

O silêncio da alma dá-se quando os pensamentos não mais a perturbam, já não podendo impedir o seu recolhimento.

O silêncio do espírito dá-se quando todos os seus movimentos são animados exclusivamente pelo Ser; Essa situação significa…. estar consciente de que esse silêncio é, por si só, calado".

"A maior parte da minha oração é totalmente inarticulada. Limito-me a deixar que todos os pensamentos passem, para que toda a minha alma se entregue ao amor." (Thomas Merton)

"Não dê atenção, quando sentir vontade de interromper a sua oração, mas louve ao Senhor pelo desejo que tem de rezar… Quando se sentir oprimido assim, tente algumas vezes ir a um lugar onde possa contemplar o céu, caminhar; fazer isso não interfere com a sua oração… É imprescindível que a alma seja conduzida com delicadeza."(Santa Teresa de Ávila)

"Esse exercício (da contemplação) exige grande serenidade… Não se force a si mesmo, desnecessariamente, na tentativa desse exercício."

"É inevitável que pensamentos surjam na sua mente e tentem distraí-lo de mil maneiras.

Certamente perguntar-lhe-ão: "o que procura, o que deseja?"

A tudo isso responda firmemente: "Eu procuro e desejo a Deus somente, somente a Ele."

com minha benção
Pe Emílio Carlos+

Nenhum comentário:

Postar um comentário