O DÍZIMO É UMA DEVOLUÇÃO...
O dízimo é uma pequena parte do muito que Deus nos deu e continua nos dando gratuitamente, sem nada cobrar. Porque Deus é amor, é aquele que criou tudo o que existe e nos deu de presente. Em que princípio se baseia a devolução do dízimo? De donde vêm as riquezas? Como sugere Deus que provemos as bencãos que Ele prometeu? Dá com alegria como quem quer agradar a Deus.
Portanto, antes de começar a gastar o nosso salário, comprando e comprando coisas que nem precisamos e que nunca vamos usar, devemos honrar a Deus dando-Lhe o que Lhe pertence primeiro.
A bem da verdade, uma parte do nosso salário ou da nossa renda pertence a Deus.
Ofertar o dízimo é uma forma de aprender que Deus ocupa o primeiro lugar na nossa vida.
A Bíblia diz em Deuterenômio 14,22-23 “Certamente darás os dízimos de todo o produto da tua semente que cada ano se recolher do campo. E, perante o Senhor teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu nome, comerás os dízimos do teu grão, do teu mosto e do teu azeite, e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas; para que aprendas a temer ao Senhor teu Deus por todos os dias.”
Como era o dízimo usado em Israel?
A Bíblia diz em Números 18,21 “Eis que aos filhos de Levi tem dado todos os dízimos em Israel por herança, pelo serviço que prestam, o serviço da tenda da revelação.”
No Evangelho de Lucas 11,42-46 Jesus Cristo aprova o dízimo. “Aí de vós, fariseus, porque pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as outras ervas, mas deixais de lado a justiça e o amor de Deus. Vós deveríeis praticar isso, sem deixar de lado aquilo. No Evangelho de Mateus 23,23 “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas.”
Viu? Não podemos deixar de lado o dízimo.
O que Jesus adverte ou nos recomenda, é que o dízimo deve ser um bom complemento da caridade, e esta sublime oferta que na verdade é uma pequena devolução de um pouquinho do muito que recebemos diariamente do Pai eterno, deve ser feite não apenas com a mão, mas com todo o nosso ser, com muita consciência e muito amor.
Paulo também nos recomenda sobre a importância da nossa oferta a Deus Pai. “I Coríntios 9,13-14 “Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que servem ao altar, participam do altar? Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho.”
A Bíblia diz em Salmos 23,1 “Do Senhor é a terra e a sua plenitude; o mundo e aqueles que nele habitam.”
A Bíblia diz em Deuterenômio 8,18 “Antes te lembrarás do Senhor teu Deus, porque ele é o que te dá força para adquirires riquezas; a fim de confirmar o seu pacto, que jurou a teus pais, como hoje se vê.”
Além do dízimo que mais devemos trazer ao Seu santuário?
A Bíblia diz em Salmos 95,8 “Tributai ao Senhor a glória devida ao seu nome; trazei oferendas, e entrai nos seus átrios.”
Deus diz que quando não damos dízimos e ofertas, estamos roubando-Lhe.
A Bíblia diz em Malaquias 3,8 “Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas .”
A Bíblia diz em Malaquias 3,10 “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança.”
A Bíblia diz em II Coríntios 9,7 “Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria.”
Deus diz que o que damos deve refletir com honestidade o que recebemos.
A Bíblia diz em Deuterenômio 16,17 “Cada qual oferecerá conforme puder, conforme a bênção que o Senhor teu Deus lhe houver dado.”
com minha benção
Pe Emílio Carlos Mancini+
Nenhum comentário:
Postar um comentário