Como seus amores são belos,minha irmã, noiva minha. Seus amores são melhores do que o vinho, e mais fino que os outros aromas é o odor dos teus perfumes. Por isso Eu quero consumir meus dias, no seu amor! ══════ ღೋ♡✿♡ღೋ═══════

Ani Ledodi Vedodi Li


Mais do que qualquer outro motivo, esta é a razão pela qual quero fazer deste blog um caminho para amarmos mais a Deus, por isso seu nome: “Ani Ledodi Vedodi Li”

Para você entrar em nossos artigos click nas imagens nas laterais e encontrarás os lincks dos artigos postados.

Deus o Abençõe !

E que possas crescer com nossas postagens.

É algo louvável esconder o segredo dos Reis; mas há glória em publicar as obras de Deus!

A Igreja não tem pressa, porque ela possui a Eternidade. E se todas as outras instituições morrem nesta Terra, a Santa Igreja continua no Céu.

Não existem nem tempos nem lugares sem escolhas.

E eu sei quanto resisto a escolher-te.

"Quando sacralizamos alguém essa pessoa permanece viva para sempre!"

Sacralize cada instante de tua vida amando o Amado e no Amado os amados de Deus !


Pe.Emílio Carlos

sábado, 9 de outubro de 2010

Ser Vítima com Cristo ( I )

Um certo dia em minha oração pessoal, lectio divina tomei o texto de Jesus no horto das Oliveiras em sua agonia mortal senti um apelo insistente do Senhor a oferecer-me com Ele como vítima ao amor misericordioso de Deus. (Mat 26,36-46; Jo 17).

Quando me deparei estava diante de um apelo de Jesus como aquele na Cruz: “Tenho sede!” como se Jesus suplicasse para mim muitas almas para serem salvas, resgatadas do inferno.

Na solidão, em meu isolamento, levou-me Nosso Senhor a fazer como que um voto de sofrer, especialmente, por todas as pessoas que até ao fim do mundo viessem a abusar das graças de salvação eterna.

Qualquer batizado é alguém identificado e chamado a configuração com Cristo, ou seja, sacerdote e vítima com Ele. Falamos hoje muito, depois do Concílio Vaticano II, do sacerdócio comum dos fiéis, todos sacerdotes pelo batismo, inseridos em Cristo.

Temos falado menos da dimensão batismal de ser vítima com Ele, mas esta dimensão radica na graça do batismo que já contém em gérmen toda a vida e santidade cristãs, todas as dimensões do ser e do agir cristão.

Unidos a Jesus, ao seu sacrifício redentor, onde Ele foi a Vítima na cruz, no extremo do amor, para remir a humanidade, podemos inserir n'Ele a nossa oferta e realizar o apelo de S. Paulo: «ser vítimas vivas, santas e agradáveis a Deus em oferenda permanente» (cfr. Rom 12, 1).

Ser vítima, como vocação de todo o cristão, deve entender-se como um ato de amor, uma vida vivida em amor.

De fato, o que nos salvou não foi o sofrimento, mas o amor com que Jesus sofreu.
Amor que o levou a dar a vida, mas a maior prova de amor é exatamente essa, ou seja, a capacidade de dar a vida pelos outros.

Neste sentido, parece não ser reto unir a palavra vítima e a realidade de «ser vítima com dores, sangue, sofrimento, doenças dolorosas, etc.

Ser vítima é ser oferta em amor de tudo o que se vive, se faz, se reza.

É evidente que o amor de Jesus foi um amor crucificado e que o nosso amor por Ele e pelos outros tem de passar pela cruz.

Mas o que conta, o que salva, o que liberta é o amor com que se vive, com que se toma a cruz, cada dia, para o seguir e para o imitar.

Ao usar estas duas palavras, como que místicas, misteriosas em relação a tornar-se vítima de amor e assumir a dor: amor e dor, dor e amor.

Santa Madre Teresa de Jesus nos fala: “alegria e dor andam juntas”. Na vida de amor, a dor e a alegria se revezam sempre. A alegria e a dor crescem sempre no terreno do amor. "A coragem em sofrer muito ou sofrer pouco está sempre na proporção do amor” (Santa Madre Teresa de Jesus)

“Eu queria só te dizer que me fizesse entender o que é a vida...Que alegria e dor andam juntas em mim, mas o que conta é o amor.

Vem tomar posse de mim, vencer minha impotência, o meu nada, Senhor.

Ah! tudo quero te dar, mesmo o que não tenho, mesmo o que não sou.

Pois o que conta é o amor! Amor! faz do meu nada amor! Só amor... amor! faz do meu nada amor!

Sei que viver é amar, que amar é sofrer, que amar é se dar.

Ah, bem pequena eu sou, como, então, desejar só viver de amor?

Mas tudo podes em mim.

Um teu único olhar tudo em mim mudará.

E, não sendo mais do que sou, sendo toda amor, viverei para sempre ao teu lado Senhor.

Sendo toda amor... faz do meu nada amor!Só amor... amor! faz do meu nada amor!

Ó Senhor, experimento tanta alegria ao pensar que as minhas infidelidades fazem com que melhor conheça a vossa misericórdia, que sinto suavizar-se a dor pelas graves ofensas que vos fiz.” (Santa Madre Teresa de Jesus).

Não tenha medo das dores que o amor lhe trará, mas anime-se diante da perspectiva das alegrias que você receberá.

No amor você aprenderá a sofrer e o bálsamo das alegrias suavizará seus sofrimentos.

Amar sofrendo, sofrer amando. Amar sofrendo, oferecendo tudo para que Deus seja mais amado, mais conhecido.

Sofrer por amor d'Ele, pois sabemo-Lo ofendido, desprezado, insultado: pecado, blasfêmias, sacrilégios, ódios satânicos contra Deus.

E quem ama, sofre por ver e saber que Ele não é amado.

E deseja sofrer com Ele, identificar-se com Ele, que foi a cruz e a morte, o amor leva a identificação com 0 Amado, e se 0 Amado é Jesus Crucificado, no momento máximo do seu amor, que foi a cruz e a morte, então há o desejo de ser identificado com Ele, de ser como Ele, de ser vítima com Ele.

Mas o amor leva a pensar também no mundo, nos homens e mulheres que sofrem, nos «cristos» sofredores, os crucificados de hoje, nos homens que não o conhecem, não o amam, nos pecadores que não aproveitam as graças de Deus, nas pessoas que vivem em pecado, nas estruturas da sociedade que geram dor, mal, pecado, injustiça, mentira, morte, etc.

Então, por desejo nascido do amor, quer fazer-se tudo para ajudar a humanidade a encontrar caminhos de salvação, de paz, de amor.

E, por amor, aceita-se sofrer para que todos vivam do Amor infinito de Deus, ou seja, unimo-nos a Jesus que, na Cruz, amou 0 Pai, foi Vítima que Se ofereceu para que o mundo tivesse vida.

E amou os homens para dar a vida por todos, para a todos salvar e remir. Com esta visão e compreensão do mistério, como alma vítima quero afirmar: Assim como Jesus fez seus os pecados dos homens, imolando-Se por eles, como Vítima, também nós, em união com Maria junto a cruz, queremos oferecer-nos com Jesus e em Jesus, como se nós e Ele fossemos um só, pela salvação do mundo.

Não se trata, pois, de buscar sofrimentos, de aumentar penitências, de amar e desejar a dor pela dor. Isso não seria nem humano nem cristão.

A chave do problema está no amor que se coloca em cada palavra, em cada gesto, em cada oração, em cada trabalho, em cada momento da vida, seja ele qual for.

Claro que não está fora deste horizonte o sofrimento.

Jesus foi muito claro ao dizer que o discípulo não é maior que o Mestre e ao convidar-nos a pegar na cruz cada dia.

Aliás, é nesta perspectiva que Ele nos fala no grão de trigo que precisa de «morrer» para gerar vida.

Sendo assim, é reto pensar que as nossas dores, físicas ou morais, os nossos incômodos, os nossos sofrimentos, os nossos cansaços, etc., tudo pode e deve ser oferecido com Jesus Vítima, tudo tem valor redentor unido a Ele.

Costumo dizer que tudo tem peso de Eternidade.

Não é preciso buscar o sofrimento.
É preciso sim, é urgente aceitá-lo com generosidade sempre que ele nos bate a porta.

Com amor saber sofrer, com amor aceitar o sofrimento. Amar sofrendo e sofrer amando.
Sofrer por amor da humanidade, para colaborar na conversão do mundo e na salvação de todos os homens e do homem todo.

com minha benção
Pe.Emílio Carlos +

Ps: estarei postando a continuação destes pensamentos e esclarecimentos sobre sermos Vítimas do Amor .

Nenhum comentário:

Postar um comentário