Como seus amores são belos,minha irmã, noiva minha. Seus amores são melhores do que o vinho, e mais fino que os outros aromas é o odor dos teus perfumes. Por isso Eu quero consumir meus dias, no seu amor! ══════ ღೋ♡✿♡ღೋ═══════

Ani Ledodi Vedodi Li


Mais do que qualquer outro motivo, esta é a razão pela qual quero fazer deste blog um caminho para amarmos mais a Deus, por isso seu nome: “Ani Ledodi Vedodi Li”

Para você entrar em nossos artigos click nas imagens nas laterais e encontrarás os lincks dos artigos postados.

Deus o Abençõe !

E que possas crescer com nossas postagens.

É algo louvável esconder o segredo dos Reis; mas há glória em publicar as obras de Deus!

A Igreja não tem pressa, porque ela possui a Eternidade. E se todas as outras instituições morrem nesta Terra, a Santa Igreja continua no Céu.

Não existem nem tempos nem lugares sem escolhas.

E eu sei quanto resisto a escolher-te.

"Quando sacralizamos alguém essa pessoa permanece viva para sempre!"

Sacralize cada instante de tua vida amando o Amado e no Amado os amados de Deus !


Pe.Emílio Carlos

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

A Formação Permanente é até o final.

A Formação Permanente ou contínua consiste em todos os esforços e iniciativas para prolongar a formação por toda a vida até o final.

Busca a continuação e o aperfeiçoamento da formação dos Co-irmãos, de modo que se tornem cada vez mais aptos para a vivência e o exercício da missão e do carisma, mas tanto quanto o seu ser humano em busca da sanidade e maturidade humana.

Vivamente recomendada pela Igreja, a Formação Permanente é fundamental para que, individual e coletivamente, os Co-irmãos possam responder devidamente aos apelos de Deus e dar um sentido vivo, renovado e evangélico à própria consagração.

Somente uma Formação Permanente permitirá a expressão autêntica da identidade da pessoa e do Carisma e da Missão do Instituto a qual pertença e responderá às exigências da própria Consagração.

O Consagrado inserido no mundo e na Igreja em contínua transformação e em meio a muitos e novos desafios, o esforço de renovação e capacitação pessoal e comunitária torna-se condição primordial para a fidelidade no seguimento a Cristo.

A Formação Permanente possui um significado teológico mais profundo, que ultrapassa a necessidade de acertar o passo com o caminho da história.

Constitui um esforço de abertura sincera ao Espírito, em vista de uma contínua conversão.

É um ato de amor, um ato de justiça para com o Povo de Deus a quem os Co-irmãos devem servir por força de sua vocação.

A Formação Permanente ajuda o Co-irmão a desenvolver-se e conservar sua fé; ajuda no conhecimento da profunda comunhão que dá unidade ao Povo de Deus; ajuda na maior consciência de sua participação na missão salvífica da Igreja, mantendo sempre vivo o sentido da missão.

O sujeito da Formação Permanente é a própria pessoa do Co-irmão, de tal modo que nada poderá substituir seu empenho livre e consciente. Em espírito de obediência ativa, cada Co-irmão seja solícito para atender aos apelos de renovação advindos do próprio apelo de maturidade e crescimento mais amplo de seu ser pessoa e consagrado.

A Formação Permanente acompanha o Co-irmão em todos os períodos e condições da vida e abrange todas as dimensões da existência, da consagração, ou seja, as dimensões humano-cristã, comunitária, espiritual, apostólica. Dentro deste processo amplo, é importante desenvolver uma formação específica, com que os Co-irmãos possam dar uma contribuição especializada em ministérios e enfrentar problemas específicos, referentes à missão.

A Formação Permanente, prolongamento natural e absolutamente necessário do processo formativo desde suas primeiras etapas, deve ser buscada dentro de um espírito de crescimento espiritual e pastoral de cada Co-irmão e de cada Comunidade, através de profunda experiência de fé e de vida em fraternidade e de encontro contínuo com o espírito e com os valores e tradições autênticas da Comunidade.

Acerca da formação propriamente dita, o Papa lembra que ela deve ser preocupação central de todos os Institutos. Pela sua importância central na Vida Consagrada, mereceu da Assembleia sinodal uma atenção especial. Deve ser uma formação que suscite nos consagrados a consciência da sua consagração ao Senhor e à missão: “A Assembleia sinodal prestou particular atenção à formação de quem deseja consagrar-se ao Senhor, reconhecendo a sua importância decisiva. Objetivo central do caminho de formação é a preparação da pessoa para a consagração total de si mesma a Deus no seguimento de Cristo, ao serviço da missão.

Responder “sim” ao chamamento de Deus, assumindo pessoalmente o dinamismo do crescimento vocacional, é responsabilidade inalienável de cada chamado, que deve abrir o espaço da própria vida à ação do Espírito Santo; é percorrer com generosidade o caminho de formação, acolhendo com fé as mediações que o Senhor e a Igreja lhe oferecem.

A formação deverá, pois, atingir em profundidade a própria pessoa, de tal modo que cada uma das suas atitudes ou gestos, tanto nos momentos importantes como nas circunstâncias ordinárias da vida, possa revelar a sua pertença total e feliz a Deus.

Uma vez que o fim da vida consagrada consiste na configuração com o Senhor Jesus e com a sua oblação total, para isso, sobretudo é que deve apontar a formação.
Trata-se de um itinerário de progressiva assimilação dos sentimentos de Cristo para com o Pai. É preciso trazermos os sentimentos do Filho .

Se esta é a finalidade da vida consagrada, o método que prepara para ela deverá assumir e manifestar a característica da totalidade.

Deverá ser formação da pessoa toda, nos vários aspectos da sua individualidade, tanto nos comportamentos como nas intenções.

Exatamente porque tende à transformação da pessoa toda, está claro que o dever da formação nunca termina. Importa, de fato, que às pessoas consagradas sejam oferecidas, até ao fim, oportunidades de crescimento na adesão ao Carisma e à missão do próprio Instituto.”

A importância da Formação Permanente é tal que, se for preciso, por ela se deve sacrificar, temporariamente, o serviço pastoral exercido numa determinada comunidade ou localidade.

Necessitam-se coragem e disponibilidade, para não se adiar indefinidamente a liberação de ausência de algum Co-irmão para uma atividade de Formação Permanente.

A Formação Permanente há de ser integral, abrangendo o homem inteiro, para que este mais seguro dos dons de Deus chegue a ser o homem perfeito, na medida da plenitude de Cristo.

Com minha benção
Padre Emílio Carlos+
Fundador
Com. Alpha e Ômega.

Nenhum comentário:

Postar um comentário