Como seus amores são belos,minha irmã, noiva minha. Seus amores são melhores do que o vinho, e mais fino que os outros aromas é o odor dos teus perfumes. Por isso Eu quero consumir meus dias, no seu amor! ══════ ღೋ♡✿♡ღೋ═══════

Ani Ledodi Vedodi Li


Mais do que qualquer outro motivo, esta é a razão pela qual quero fazer deste blog um caminho para amarmos mais a Deus, por isso seu nome: “Ani Ledodi Vedodi Li”

Para você entrar em nossos artigos click nas imagens nas laterais e encontrarás os lincks dos artigos postados.

Deus o Abençõe !

E que possas crescer com nossas postagens.

É algo louvável esconder o segredo dos Reis; mas há glória em publicar as obras de Deus!

A Igreja não tem pressa, porque ela possui a Eternidade. E se todas as outras instituições morrem nesta Terra, a Santa Igreja continua no Céu.

Não existem nem tempos nem lugares sem escolhas.

E eu sei quanto resisto a escolher-te.

"Quando sacralizamos alguém essa pessoa permanece viva para sempre!"

Sacralize cada instante de tua vida amando o Amado e no Amado os amados de Deus !


Pe.Emílio Carlos

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Texto escolhidos sobre a perfeição em Santa Teresa


Santa Teresa de Jesus

A perfeição

Caminho 16, 10-12 - Escolhidos por Deus para ser santos

10 - “Oh, que feliz cuidado, filhas minhas! Maravilhosa renúncia de coisas tão pequenas e tão baixas que nos leva a tão grande altura! Vede: estando nos braços de Deus, que importância terá para vós ser culpadas por todo o mundo? O Senhor tem poder para livrar-vos de tudo, já que, quando mandou que o mundo se fizesse, este se fez; Seu desejo é obra. Portanto, não temais, pois Ele só consente em que falem contra vós para o maior bem da vossa alma; Ele vos ama e não quer pouco a quem o quer.

Logo, por que, irmãs minhas, não lhe mostraremos nós, tanto quanto pudermos, o nosso amor? Vede que é uma bela troca dar o nosso amor em troca do seu; vede que Ele tudo pode e que nós, aqui, só podemos o que Ele nos faz poder. E o que fazemos por Vós, Senhor, nosso Criador? Praticamente nada, uma mera determinaçãozinha. Ora, se pelo nada vale sua Majestade quer que mereçamos o tudo, não sejamos néscias.

11- Ó Senhor! Todo o prejuízo vem de não termos os olhos postos em Vós, porque, se o nosso olhar não visse outra coisa além do caminho, chegaríamos depressa. Contudo, caímos mil vezes, tropeçamos e perdemos o rumo por não fixarmos o olhar, como estou dizendo, no verdadeiro caminho. Parece que nunca andamos por ele, já que tanto nos parece novo. É por certo de lastimar o que algumas vezes acontece. Porque, quando querem nos menosprezar em alguma coisa minúscula, não o suportamos, nem nos parece possível suportar; e logo dizemos: “Não somos santas!”

12 – Deus nos livre, irmãs, de dizer, quando fizermos uma coisa imperfeita: “Não somos anjos”, “não somos santas”. Percebei que, apesar de não o sermos, muito bem nos traz pensar que, se nos esforçarmos, poderemos sê-lo, desde que Deus nos dê a mão; e não tenhais medo de que Ele nos falte, se nós no lhe faltarmos. E como não viemos para outra coisa, mão à obra, como se diz; e que não haja serviço para a maior glória do Senhor que não tenhamos certeza d nos desincumbir bem com o seu favor. Eu gostaria de ver nesta casa essa pretensão, porque ela sempre faz crescer a humildade e confere uma santa ousadia, pois Deus ajuda os fortes e não faz exceção de pessoas”.

5Moradas 3, 6-12 - A verdadeira união: viver o amor a Deus e ao próximo

6 - “Mas, ai de nós, quão poucos devemos chegar à (perfeita união com Deus). Aqueles que evitam ofender ao Senhor e abraçam o estado religioso imaginam estar tudo feito. Que engano! Restam umas lagartas que não se dão a conhecer, até que, como a que roeu a hera de Jonas, acabam por nos roer as virtudes: com o amor próprio, a estima de si mesmo, o hábito de julgar os outros, ainda que em coisas pequenas, a falta de caridade para com o próximo, a quem não amamos como a nós mesmos. Com isso, vamos nos arrastando e cumprimos a obrigação apenas para evitar o pecado; no entanto, não chegamos nem de longe às disposições necessárias para aderir totalmente à vontade de Deus.

7 – Que julgais, filhas, ser a sua vontade? Que sejamos completamente perfeitas a fim de nos tornar uma só coisa com o Filho e com o Pai, como sua majestade pediu. Olhai quanto nos falta para chegar a isso! Digo-vos que escrevo isto com grande pena de me ver tão longe, e tudo por minha culpa. E, para chegarmos, o Senhor não precisa conceder-nos grandes consolos; basta o dom que nos fez, enviando seu Filho para ensinar-nos o caminho.

Não penseis que a união consista em resignar-me eu à vontade de Deus a ponto de não sentir a morte de meu pai ou de meu irmão. Ou então, ao passar eu por sofrimentos e enfermidades, padecê-los com alegria. É bom fazê-lo, constituindo às vezes discrição; sabedores de que nada podemos fazer, transformamos a necessidade em virtude...
Aqui, só duas coisas nos pede o Senhor: amor à sua Majestade e ao próximo. É nisso que devemos trabalhar. Seguindo-as com perfeição, fazemos a sua vontade, unindo-nos assim a Ele. Mas, como tenho dito, quão longe estamos de fazer como devemos essas duas coisas a tão grande Deus! Queira sua Majestade dar-nos graça a fim de que mereçamos chegar a este estado. Está em nossas mãos fazê-lo; basta que o desejemos.

8- A meu ver, o sinal mais certo para verificar se guardamos esses dois pontos com perfeição, é a observância fiel do amor ao próximo. Com efeito, não é possível saber se amamos a Deus (embora haja grandes indícios para entender que o amamos); já o amor ao próximo pode ser comprovado. E convencei-vos: quanto mais adiantadas estiverdes no amor do próximo, tanto mais o estareis no amor de Deus. Isso porque é tão grande o amor que o Senhor nos tem que, para recompensar aquele que demonstramos pelo próximo, faz crescer por mil maneiras o amor que temos a ele. Disso não posso duvidar.

9 - É de grande importância estarmos muito atentas a isso. Se guardamos com perfeição o amor ao próximo, temos tudo feito. Pois creio que, sendo má a nossa natureza, só chegaremos a praticar com perfeição esse preceito se o amor ao próximo tiver como raiz o amor a Deus.

Já que este ponto tem tal importância para nós, procuremos, irmãs, verificar como caminhamos nesse aspecto, mesmo em coisas miúdas. Não façamos caso de certas idéias grandiosas, que se apresentam a nós em conjunto na oração e nos persuadem de que faremos e aconteceremos, por amor do próximo e pela salvação de uma só alma. Se depois não condizem nossas obras com esses pensamentos, não lhes demos crédito...

10 - ...Ó irmãs, como se pode ver claramente que em algumas de vós existe de fato o amor ao próximo; enquanto em outras não chegou ele à mesma perfeição! Se entendêsseis a real importância dessa virtude, não teríeis outro anseio na vida!

11- Quando vejo algumas pessoas muito diligentes em compreender a oração que têm e muito impertigadas quando estão nela (a tal ponto que não ousam mexer-se nem agir com o pensamento, a fim de não perderem um pouquinho do gosto e da devoção que tiveram), percebo quão pouco entendem do caminho por onde se alcança a união. E pensam que nisso reside o essencial.

Não, irmãs, não; o Senhor quer obras. Se vedes uma enferma a quem podeis dar algum alívio, não vos importeis em perder essa devoção e tende compaixão dela. Se ela sente alguma dor, doa-vos como se a sentísseis vós. E, se for necessário, jejuai para que ela coma; não tanto por ela, mas porque sabeis que o vosso Senhor deseja isso.

Essa é a verdadeira união com a vontade de Deus. E se virdes uma pessoa ser muito louvada, alegrai-vos mais do que se louvassem a vós. Na verdade, isso não é difícil; se tem humildade, uma alma sente antes pesar por se ver louvada. É grande coisa a alegria sentida por se conhecerem as virtudes das irmãs; e quando virmos alguma falta, deveremos senti-la como se nós a tivéssemos cometido e encobri-la.

12- Falei muito em outros lugares sobre este assunto porque vejo, irmãs, que se houver descuido, estaremos perdidas. Queira o Senhor que nunca tal coisa aconteça. Havendo caridade, asseguro-vos: não deixareis de alcançar de Sua Majestade a divina união.

... Ele vos dará mais do que sabeis desejar, desde que vos esforceis e façais de vossa parte tudo o que puderdes para conseguir esta virtude. Contrariai vossa vontade, para que se faça em tudo a das irmãs, ainda com prejuízo de vossos direitos. Esquecei-vos de vossos próprios interesses, para atender ao bem delas, por mais que contradiga a vossa natureza. Procurai tirar o trabalho ao próximo e tomá-lo para vós, quando houver ocasião. Não penseis que não vos haja de custar algum esforço, nem espereis achar tudo feito. Olhai quanto custou a nosso Esposo o amor que nos teve. Com o objetivo de nos livrar da morte, sofreu a morte crudelíssima da cruz”.

com minha benção
Pe.Emílio Carlos+

Nenhum comentário:

Postar um comentário