Naquele tempo Jesus disse aos seus discípulos: “Eu vim lançar fogo à terra, e que tenho eu a desejar se ele já está aceso?Mas devo ser batizado num batismo; e quanto anseio até que ele se cumpra!Julgais que vim trazer paz à terra? Não, digo-vos, mas separação. Pois de agora em diante haverá numa mesma casa cinco pessoas divididas, três contra duas, e duas contra três”.
Oração Introdutória
Senhor, tu viestes trazer fogo à terra, quanto desejo que já estivésseis ardendo em meu coração, como desejo isto! Dê-me este fogo de teu amor, da fé e da esperança pois somente com estas três virtudes teologais posso viver junto contigo.
Petição
Senhor, infunde em mim tua caridade divina para que eu possa amar-te sobre todas as coisas e a meu próximo como a mim mesmo.
Meditação
“Quem conhece um pouco o Evangelho de Cristo, sabe que ele traz uma mensagem de paz por excelência [...] Como se explicam então estas suas palavras neste Evangelho?Estas palavras de Cristo significam que a paz que Ele veio trazer não é sinônimo de simples ausência de conflitos. Ao contrário, a paz de Jesus é fruto de uma luta constante contra o mal. O confronto que Jesus está decidido a enfrentar não é contra homens ou poderes humanos, mas contra o inimigo de Deus e do homem, satanás. Quem quer resistir a este inimigo permanecendo fiel a Deus e ao bem deve necessariamente enfrentar incompreensões e às vezes verdadeiras perseguições. Por isso, quem deseja seguir Jesus e comprometer-se sem hesitações pela verdade deve saber que encontrará oposições e se tornará, infelizmente, sinal de divisão entre as pessoas, até no interior das suas próprias famílias. O amor aos pais é um mandamento sagrado, mas para ser vivido de modo autêntico nunca pode ser anteposto ao amor de Deus e de Cristo.” (S.S Bento XVI, 19 de agosto de 2007).
Reflexão apostólica
Jesus é sinal de oposição. Diante Dele ninguém pode permanecer indiferente. Ou estamos com Cristo ou estamos contra Ele. Diante de sua mensagem, nós homens, temos que nos decidirmos. O amor que Cristo nos pede é tão grande que muitas vezes nos implicará também ir contra nós mesmos, ir contra o egoísmo, da sensualidade, da própria vontade ou do ambiente em que vivemos. Cristo nos exige ir contra a passividade da mediocridade. Nos chama a dar-lhe o melhor de nosso ser. Se Cristo morreu por nós, pode nos pedir tudo.
Propósito
Hoje fomentar uma atitude de combate e vigilância para permanecer fiel ao bem.
Diálogo com Cristo
Jesus, te peço que me dês a maturidade, a coerência e a coragem para ser-te fiel sempre. Quero seguir-te em todas as circunstâncias da vida. Dá-me tua graça para perseverar em meu propósito, se for necessário, até o martírio.
“Primeiro Deus e depois você, primeiro Deus e depois os homens, primeiro Deus e depois o mundo e todas as criaturas!”
com minha benção
Pe.Emílio Carlos+
Nenhum comentário:
Postar um comentário