Como seus amores são belos,minha irmã, noiva minha. Seus amores são melhores do que o vinho, e mais fino que os outros aromas é o odor dos teus perfumes. Por isso Eu quero consumir meus dias, no seu amor! ══════ ღೋ♡✿♡ღೋ═══════

Ani Ledodi Vedodi Li


Mais do que qualquer outro motivo, esta é a razão pela qual quero fazer deste blog um caminho para amarmos mais a Deus, por isso seu nome: “Ani Ledodi Vedodi Li”

Para você entrar em nossos artigos click nas imagens nas laterais e encontrarás os lincks dos artigos postados.

Deus o Abençõe !

E que possas crescer com nossas postagens.

É algo louvável esconder o segredo dos Reis; mas há glória em publicar as obras de Deus!

A Igreja não tem pressa, porque ela possui a Eternidade. E se todas as outras instituições morrem nesta Terra, a Santa Igreja continua no Céu.

Não existem nem tempos nem lugares sem escolhas.

E eu sei quanto resisto a escolher-te.

"Quando sacralizamos alguém essa pessoa permanece viva para sempre!"

Sacralize cada instante de tua vida amando o Amado e no Amado os amados de Deus !


Pe.Emílio Carlos

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Espiritualidade, oração, contemplação: elevar a alma a Deus ( II )

Sempre que se sentir movido pela graça a este exercício de contemplação e estiver determinado a isso, simplesmente dirija o seu coração a Deus com um humilde impulso de amor e direcione-o Àquele que o criou e o resgatou, e que na Sua graça o chamou a este exercício.

Não permita que pensamento algum sobre Deus entre na sua mente. Pois uma simples intenção dirigida a Deus, basta.

Se quiser reunir todo o seu desejo numa só palavra que seja capaz de guardar facilmente, é melhor que seja uma pequena palavra, de uma sílaba ou duas, tal como "Deus", "Amor", "Paz, "Jesus", "Abba", etc…

Escolha uma pequena palavra, que o toque particularmente.

Em seguida, prenda esta palavra ao seu coração, de modo que ela não desapareça da sua mente.

Esta palavra há de ser o seu escudo e a sua espada, quer esteja em paz ou em luta interior.

Com essa palavra, será capaz de açoitar essa nuvem da escuridão acima de si e colocará todas as distrações sob a nuvem do esquecimento abaixo de si; se algum pensamento exercer pressão sobre a sua mente, perguntando-lhe o que está a fazer, responda só com esta palavra e nada mais. Se a sua mente intelectualizar sobre o significado e as conotações dessa palavrinha, lembre-se a si mesmo que o seu valor está na sua simplicidade.

Faça isto e garanto-lhe que esses pensamentos desaparecerão.

Por que? Porque se recusou a deixar-se levar por pensamentos e divagações inúteis para o momento.

“Frequentemente, por muitos anos, estive mais vezes ansiosa para que terminasse a hora estipulada para a oração, do que pela oração em si; e mais ansiosa ainda para ouvir o badalar do relógio do que para apreciar qualquer outra coisa. E confesso honestamente que aceitaria qualquer penitência que viesse à minha mente para não ter que recolher-me em oração. Era tão insuportável a força usada pelo demônio, ou até mesmo vinda dos meus hábitos nocivos, que me fazia fugir da oração e tão intolerável a tristeza que eu sentia ao entrar no Oratório, que eu tinha que juntar toda a minha coragem (e dizem, eu tenho muita…) para forçar-me; e no final, o Senhor socorria-me.”(Santa Teresa de Ávila)

“A minha mente ficava tão dispersa e distraída que eu não podia evitar e começava a invejar aqueles que viviam nos desertos, e a pensar que, como eles não vêem nem ouvem nada, estão livres dessa mente divagadora.
Então ouvi:‘enganas-te, filha; …. Sê paciente pois, enquanto viveres, não poderás evitar uma mente divagadora .’”
Algumas vezes eu dizia na minha aflição: ‘Meu Senhor, como é que o Senhor pode ordenar coisas que parecem impossíveis?’(Santa Teresa de Ávila)

"Assim, deve rejeitar todas as conceitualizações óbvias que fatalmente surgirão, enquanto estiver nesse cego exercício do amor contemplativo.

Se não for capaz de as vencer, elas certamente o vencerão. Pois, quando mais desejar estar a sós com Deus, elas escorregarão para dentro da sua mente tão rapidamente que, somente por uma constante vigilância, as perceberá. Tenha por seguro que, se se ocupar com algo menor que Deus, nesse preciso momento, estará a colocar essa coisa acima de si e cria uma barreira, um obstáculo à união com Deus. Por isso, rejeite firmemente todas as imagens ou ideias, não importa quão piedosas ou encantadoras sejam. Digo-lhe: um só impulso amoroso direcionado apenas a Deus… é mais valioso em si mesmo, mais agradável ao Senhor e aos Santos, mais benéfico para o seu próprio crescimento e mais útil para o seus amigos, tanto vivos como mortos, do que qualquer outra coisa que possa fazer.

E, Naturalmente, será mais abençoado ao experimentar o afeto íntimo desse amor, dentro da escuridão da nuvem do não-saber , do que ao contemplar os Anjos e Santos do céu, e/ou ao ouvir o regozijo e a melodia da sua festa celestial.

Naturalmente, é impossível nesta vida ver e possuir a Deus completamente, mas, pela Sua graça e no Seu próprio tempo, é possível experimentar algo d’Ele, como Ele é em Si Mesmo. E assim, com grande desejo por Ele, por possuí-Lo já nesta vida, entrar nessa nuvem. Ou melhor dizendo, permita que Deus o desperte e o atraia para essa nuvem; enquanto isso, esforce-se, com os auxílios da graça divina, por esquecer tudo o resto.

Certamente …. se procura a Deus somente, nunca se satisfará com algo menor que Deus.

“É muito importante que ninguém se aflija ou se deixe perturbar por aridez ou pensamentos de inquietude e distração. Se uma pessoa deseja ser livre no espírito e não ser sempre perturbada, tem de começar por não se deixar amedrontar pela Cruz, e ela verá como o Senhor também a auxilia a carregá-la, e assim, ficará satisfeita e se beneficiará de tudo.”(Santa Teresa de Ávila)

"Sempre que se sentir atraído pela graça ao exercício contemplativo, e estiver determinado a fazê-lo, simplesmente eleve o seu coração a Deus num gentil impulso de amor…. uma intenção despojada que caminha em direção a Deus.

Qualquer pessoa que realmente deseje ser um contemplativo experimentará a dor de um trabalho árduo, uma luta implacável para banir os incontáveis e irrequietos pensamentos que perturbam a sua mente e a mantê-los abaixo da Nuvem do Esquecimento.

“O intelecto pára de trabalhar quando Deus o suspende… Desejar por si mesmo interromper e suspender o pensamento é o que creio não deve ser feito; nem devemos deixar de trabalhar com o intelecto, porque de contrário seríamos pessoas simplórias."

“Em primeiro lugar, devemos compreender que se uma pessoa procura a Deus, o seu Bem-Amado procurou-a primeiro, procura-a com maior intensidade… e que o desejo por ter Deus nas nossas almas é a preparação para a união com Ele.”(Santa Teresa de Ávila- São João da Cruz)

com minha benção
Pe.Emílio Carlos+

Nenhum comentário:

Postar um comentário