Dos seus escritos podemos deduzir um procedimento ordinário na leitura bíblica de Teresa, em estreita conexão com a lectio divina:
- sabe muito bem que os diversos acontecimentos da sua vida não são fruto do acaso, mas se inserem em uma trama tecida por Deus mesmo, assim como a história do povo de Israel é guiada por Deus;
- ao ler a Escritura, percebe o desígnio de Deus através da história, e tal percepção a ajuda a decifrar as chamadas de Deus na própria história pessoal e nos acontecimentos concretos das pessoas. Na sua busca vocacional, ela entende que ser carmelita, esposa e mãe, constitui sem sombra de dúvida a sua vocação. Sente por certo dentro de si a vocação de soldado, sacerdote, apóstolo, doutor, mártir. É justamente quando recorre à Sagrada Escritura, nos capítulos 12 e 13 da primeira carta aos Coríntios, que ela descobre a sua vocação de ser o amor no coração da Igreja.
Quando coloca-se diante do Evangelho é que ela descobre a pequena vida da infância espiritual. Todas as descobertas que Teresa fez no curso da sua vida, deveram-se à Sagrada Escritura: a misericórdia divina descrita nas três parábolas de Lucas (a ovelha desgarrada, a dracma perdida e o filho pródigo) encontram-se em cada página dos manuscritos que inspiram e iluminam a sua relaidade cotidiana e a impulsionam a avançar no caminho, perseverando em uma atitude de plena confiança, como uma criança diante do seu pai.
O essencial para Teresa é escutar a voz daquele que ama, e a quem entregou-se inteiramente.
Aprofundando a Escritura, Teresa descobre sempre mais o caráter de Deus, familiariza-se com as atitudes divinas, com o modo de pensar e agir de Deus, esforçando-se em pensar e agir como Ele.
Experimenta assim uma verdade muito conhecida por aqueles que meditam a Escritura: o Evangelho lido, meditado, orado e contemplado com a ajuda do Espírito Santo nos faz penetrar de modo sempre novo no Mistério do amor de Deus, e as luzes tornam-se sempre mais abundantes para a nossa relação com Ele e com os outros.
OCDS do Brasil
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