Como seus amores são belos,minha irmã, noiva minha. Seus amores são melhores do que o vinho, e mais fino que os outros aromas é o odor dos teus perfumes. Por isso Eu quero consumir meus dias, no seu amor! ══════ ღೋ♡✿♡ღೋ═══════

Ani Ledodi Vedodi Li


Mais do que qualquer outro motivo, esta é a razão pela qual quero fazer deste blog um caminho para amarmos mais a Deus, por isso seu nome: “Ani Ledodi Vedodi Li”

Para você entrar em nossos artigos click nas imagens nas laterais e encontrarás os lincks dos artigos postados.

Deus o Abençõe !

E que possas crescer com nossas postagens.

É algo louvável esconder o segredo dos Reis; mas há glória em publicar as obras de Deus!

A Igreja não tem pressa, porque ela possui a Eternidade. E se todas as outras instituições morrem nesta Terra, a Santa Igreja continua no Céu.

Não existem nem tempos nem lugares sem escolhas.

E eu sei quanto resisto a escolher-te.

"Quando sacralizamos alguém essa pessoa permanece viva para sempre!"

Sacralize cada instante de tua vida amando o Amado e no Amado os amados de Deus !


Pe.Emílio Carlos

quarta-feira, 28 de julho de 2010

A CORREÇÃO FRATERNA




Começaremos esta nossa reflexão tomando este Texto:
Gênesis 4,1-10, leiamos pausadamente e com toda a abertura do coração para o que ele me quer falar!

Que fizeste de teu irmão?

Pela cruz de Jesus Cristo, Deus nos salva e nos reconcilia com ele. Tornando-nos filhos do mesmo Pai, tornamo-nos também irmãos uns dos outros. Devemos, portanto, nos exortar e ajudar-nos a ser - com a graça de Deus - o que somos: irmãos uns dos outros.

E por isso que podemos nos “corrigir” mutuamente.
Somos responsáveis junto a nossos irmãos por incrementar o amor, a única lei dos irmãos de Jesus.( Rom 13,8)

Praticar a correçâo fraterna nos impõe não calar o pecado, mas extirpá-lo. Pois calar o “pecado” do irmão é torná-lo seu cúmplice.

‘Quem poupa o irmão é cruel; é melhor amar com dureza que desviar-se com suavidade” (Santo Agostinho).
A correção fraterna permite ao meu irmão lançar um olhar sobre a minha vida e interpelar-me com uma palavra de amor. A cada um de nós o Senhor perguntará:“Que fizeste de teu irmão, como o ajudaste a seguir o meu caminho.”

Como Agir?

“Se teu irmão pecar vai procurá-lo e censurá-lo.” Assim fala Jesus no Evangelho de São Mateus. A maneira de “corrigir” o irmão por coisas graves é descrita com minúcias.

Primeiro uma conversa fraterna. Esta discreção é exigida pelo amor, para evitar aniquilar o irmão.Se ele se recusar a ouvir é preciso convocar dois, três, irmãos para tentar trazê-lo á comunhão fraterna.Se o irmão se recusar ainda é preciso recorrer aos responsáveis pela Igreja.E se continua a recusar deve-se exclui-lo da comunidade. Não se trata de uma condenação e sim de respeitar a liberdade daquele que se colocou a si mesmo fora da comunhão fraterna (Koinonia) recusando a união.

Somente por Amor.
A correção fraterna só pode ser a expressão de um amor verdadeiro ao irmão e de um desejo ardente de conduzi-lo para mais perto do Senhor.
A finalidade é construir a união e a comunhão fraterna.

“Que tudo seja feito por amor ao homem, mas com ódio ao pecado!” (Santo Agostinho)

Ademais, a correção fraterna não pode nunca servir a um ajuste de contas.


“Quando aquele que censura e repreende quer apenas retribuir o mal com o mal, ele próprio deveria ser censurado.Quem censura deve lembrar-se de sua própria fraqueza, afim de que não seja o ódio, e sim a misericórdia o amor que procedem da censura e a reprímenda.”

"Temos tantos defeitos para criticar em nós mesmos, por que criticar os defeitos dos outros?" (Padre Pio de Pietrelcina)

Somente a reta intenção e o amor me permitem exercer a correção fraterna, que pode ser às vezes indispensável para manter o ideal da comunidade: um só coração, uma só alma voltados para Deus.

“ Só é permitido ao amor, e somente ao amor, usar de palavras duras.
Não serão então uma injúria, ainda que soem como tal”.

Confiança e humildade:

A humildade é a disposição essencial àquele que compreende por amor e para o amor.A correção fraterna exige ainda uma confiança humilde nos irmãos.Devemos pedir a Deus um grande amor para que nossa confiança nos irmãos seja cada vez mais sincera e mais dócil.

Assim no dia em que precisarem exercer a correção fraterna poderão fazê-lo sem ser rejeitados ou maltratados, pois saberemos que agem dessa maneira para ampliar o Reino de Deus em nós e a nossa volta.
“Acontece muitas vezes que alguém se aborreça momentaneamente com a censura, a ela se oponha e proteste. Mais tarde reflete em silêncio, sozinho com Deus. E então já não teme desagradar aos homens por causa da censura, mas teme desagradar a Deus por não progredir E daí em diante seu ódio ao pecado é tão grande que quanto o seu amor pelo irmão que ele reconheceu como inimigo do seu pecado”.

Quanto mais forte o amor em nossas comunidades, mais o irmão se sentirá amado e disposto a se deixar “corrigir” para a maior glória de Deus.

Um Meio:

A correção fraterna não passa de um meio, às vezes indispensável, para incrementar o amor e a união da comunidade. Mas o amor é o meio e a finalidade por excelência da vida fraterna. Correção Fraterna sem a caridade é maldade.Todos juntos devemos, em nossas comunidades, tornar-nos “um” diante de Deus. Cada qual em particular deve tender à perfeição para que a imagem de Deus, realizada pela união, não seja embaçada. E nesse combate contra o mal que a correção fraterna se situa, mas nunca passará de um meio a serviço do amor fraterno, para que ninguém se perca.

“Assim vosso Pai que está nas céus não quer que se perca nenhum desses pequeninos” (Mt 18,14).

Encontraremos, aliás, nossa alegria e verdadeira liberdade na união, no amor de Deus por nós.

Liberdade e Graça :

Na correção fraterna encontramos a nossa liberdade de cristãos. Descobrimos o quanto o amor do irmão nos liberta.
A única lei que Jesus nos deu é a do amor. Assim, nem tudo nos é permitido, pois somente o amor constrói.

“A liberdade não é faço o que quero” e sim “Ama e faz o que queres” (Santo Agostinho).

É a esta liberdade que somos chamados. Mas ao mesmo tempo sentimos toda a graça que devemos pedir para correr no caminho do amor que conduz a Deus.

“A correção mostra ao pecador o seu dever faz com que tome consciência da imperfeição e da feiura do pecado, desperta nele o desejo da salvação e o impede a orar para obter a graça que lhe falta”.

Paciência e Perdão :

A correção fraterna serve, portanto, para conduzir os irmãos a Deus, através de um amor cada vez mais exigente de uns pelos outros, contudo há também a vida cotidiana em que as pessoas precisam suportar-se e se perdoar reciprocamente os vexames e as ofensas.

E devo também aceitar que o outro seja diferente de mim.

“Suportai-vos mutuamente! Não haverá em vós algo que o outro deve suportar? Eu vos exorto a todos: suportai-vos mutuamente” (Santo Agostinho).

Essa paciência e indulgência devem ser apanágio de todos. Nenhuma diferença social, ou qualquer outra, justificaria redução do amor!

“Aquele que, supostamente por causa de seu progresso, não suporta junto de si os irmãos prova por isso mesmo o pouco progresso que realizou” (Santo Agostinho).

E para os mais pobres e os doentes, aliás, que esse amor paciente deve ser vivido com mais alegria e força. Na verdade eles não se acham na periferia da comunidade, são o seu centro. São o sinal privilegiado do Cristo sofredor.
Na medida do possível, o perdão não deve ser jamais adiado, sob o perigo de se instalar o rancor.

“Não se pode adiar a reconciliação, senão a cólera poderia instalar-se na alma, transformando-se em ódio. A cólera que se transforma em ódio faz da palha uma viga”. (Santo Agostinho)

E, além disso, a prece se tornaria ineficaz e estéril.

“Perdoai sem demora para que a prece do irmão não perca o seu valor Pois um coração sem amor ou cheio de ódio arrebata à prece todo sentido e todo fruto”.

Ninguém está ao abrigo do mal. Somos todos convidados à humildade.“A quele que nunca pede perdão do fundo do coração está sem razão entre nós”.


Caminhemos na Luz :
Terminemos com as palavras de São João. Que elas nos animem a caminhar sempre com reta intenção ao encontro do amor pelo irmão.Amemo-nos uns aos outros muito mais, pois o amor que temos a Deus será vão se não se concretizar naquele que temos por nossos irmãos.

“Quem ama seu irmão permanece na luz. Mas quem odeia seu irmão está nas trevas, caminha nas trevas”(l Jo 2,10-1 1).

Cuidado para não Invejar:

Deveremos sempre tomar todo e o máximo cuidado para não permitir que a inveja entre em nosso coração, em referência ao nosso irmão que nos traz uma Unção de Deus para nossa correção fraterna.Pois não provoca inveja e inveja mata! Olhe bem o texto; Caim invejou-se de seu irmão Abel que em silêncio lhe fez com certeza uma correção fraterna para que ele começasse dar a primicías de sua oferta ao Senhor como lhe era digno e devido.

A unção é que faz diferença, não é simplesmente uma correção fraterna, pela correção fraterna, mas é a unção na correção, que fará muita diferença, na vida de nosso irmão exortado, admoestado .

A unção nos leva agir pela ação do Espírito Santo, e não simplemente por um mero capricho de minha parte, ou porque gosto ou não gosto disto em meu irmão , aceito ou não aceito .
A Unção do Espírito Santo é que transforma a vida de meu irmão e a minha própria vida. Na correção fraterna não posso agir pelas aparências que vejo ou que sinto .Também não posso viver apenas de forma aparente e não verdadeira quer com meus imãos e quer principalmente com meu Formador Pessoal, ele é o primeiro a que esta interessado na minha vida de crescimento e por isso devo escutar toda correção e direção deste.

Devo ser transparente, verdadeiro, é com a verdade que devemos trabalhar o nosso crescimento espiritual, humano–afetivo .

A verdade por mais dura que seja é a verdade, toda mentira ou tudo que está escondido não é de Deus, é do demônio e isso resultará situações desagradavéis, quando não, até pecaminosa, para mim e minha comunidade.

Vivamos na tranparência diz nossas Constituições de nossa Comunidade Alpha e Ômega, transparência implica verdade, sinceridade, submissão, obediência, clareza, sem situações duvidosas ou dúbias.

É andar na Luz, com a Luz. Pois tudo que não esta as claras, escondido um dia virá a luz e será desmascarado aí teremos que enfrentar as conseqüência doloridas de nossas mentiras, soberba e orgulho, por não aceitar a Correção Fraterna.

Estejamos atentos a voz do Senhor : “ o sangue de teu irmão clama, que fizestes dele!
Pe.Emílio Carlos +

Nenhum comentário:

Postar um comentário