Como seus amores são belos,minha irmã, noiva minha. Seus amores são melhores do que o vinho, e mais fino que os outros aromas é o odor dos teus perfumes. Por isso Eu quero consumir meus dias, no seu amor! ══════ ღೋ♡✿♡ღೋ═══════

Ani Ledodi Vedodi Li


Mais do que qualquer outro motivo, esta é a razão pela qual quero fazer deste blog um caminho para amarmos mais a Deus, por isso seu nome: “Ani Ledodi Vedodi Li”

Para você entrar em nossos artigos click nas imagens nas laterais e encontrarás os lincks dos artigos postados.

Deus o Abençõe !

E que possas crescer com nossas postagens.

É algo louvável esconder o segredo dos Reis; mas há glória em publicar as obras de Deus!

A Igreja não tem pressa, porque ela possui a Eternidade. E se todas as outras instituições morrem nesta Terra, a Santa Igreja continua no Céu.

Não existem nem tempos nem lugares sem escolhas.

E eu sei quanto resisto a escolher-te.

"Quando sacralizamos alguém essa pessoa permanece viva para sempre!"

Sacralize cada instante de tua vida amando o Amado e no Amado os amados de Deus !


Pe.Emílio Carlos

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Você é projeto-chamado por Deus

“Ponho então a tua frente dois caminhos diferentes... e escolherás...”

De modo geral, o ser humano é quem projeta o seu viver e a forma de dispor da sua vida. Por mais confuso que ainda seja o seu projeto, cada pessoa almeja a realização e a própria felicidade. Digo confuso, porque nem sempre se tem claro o que fazer e como fazer. O projeto é algo que vai se descobrindo no decorrer do caminho em vista de uma meta, de um objetivo, de uma opção. Sendo assim, todo projeto Vocacional tem o papel de potencializar o compromisso com a vida levando o jovem a confrontar-se consigo mesmo e ajudando-o a realizar sua vocação.

Sinais de Vocação

Sabemos por experiência que a vida é uma realidade viva e não estática: atividades, sentimentos, pensamentos, relações, apelos, desejos... É possível em tudo isso conhecer a Vontade de Deus?

Como eu posso saber o que Deus quer de mim?

Como saber qual é a minha verdadeira vocação?

Estas e outras perguntas inquietam o coração de muitos jovens. Eles querem colocar suas vidas a serviço dos outros na Igreja.

Mas onde? Como? A Vocação é um mistério pessoal e eclesial, onde entra em jogo a liberdade do Senhor e a liberdade do indivíduo. É algo que acontece no mais íntimo e a partir daí repercute em todas as outras dimensões do ser humano. Há um apelo fundamental que impregna toda a personalidade. É como que o “fio de ouro” da gente, o que há em cada um de mais típico e de melhor que o faz ser ELE MESMO.

Algumas pistas podem nos ajudar a descobrir o apelo que o Senhor nos faz:

• Sinais que vêm de longe

• Sinais de algo que nos faz feliz em profundidade

• Sinais de solidariedade em querer ajudar aos outros

• Sinais do dom que os outros reconhecem na minha própria pessoa

• Sinais daquilo que vai de encontro com o que mais me atrai em Jesus Cristo e nas pessoas que admiro

• Sinais que integram a personalidade

• Sinais onde o elemento dinamizador, gera vida, anseios, planos...

Daí a necessidade do discernimento. Discernir é perceber, analisar os fatos da vida, as emoções que sentimos, para distinguir o que é bom ou mal, verdadeiro ou falso para ajudar a tomar uma decisão movida pela razão, pelo entendimento e não pela paixão ou emoção. È claro que todos nós sabemos discernir, espontaneamente, uma multidão de coisas. Um exemplo: vemos ao longe fumaça e logo dizemos: “algo está queimando ali” Não vemos o fogo, mas o adivinhamos pela fumaça que percebemos. Fácil, não é? Pelos sinais que vemos pudemos chegar à causa que os origina. Assim acontece também com o discernimento. A fé nos ensina que Deus se REVELA e se faz sentir na história e nas nossas vidas. Por isso os sinais são a linguagem de Deus... e o discernimento é o processo de busca e acolhida da vontade de dEle.

Eis alguns sinais que sempre costumam estar presentes em todos os vocacionados:

1. Espiritualidade: este sinal é fundamental. Ter uma experiência pessoal de Deus que nos ama. Sentir o Senhor Jesus vivo e ressuscitado, conhecê-lo, amá-lo segui-lo e servi-lo com todo o nosso coração e com toda a nossa vida.

2. Sensibilidade: diante as necessidades e sofrimentos dos outros.

3. Liderança: para criar comunidade.

4. Criatividade: nos relacionamentos interpessoais, na vida e no apostolado.

5. Idealismo: desejar ir além do presente e do que se vê.

6. Buscar com empenho: descobrir e encontrar o sentido profundo do viver, trabalhar e amar.

7. Firmeza: nas convicções e nas decisões.

8. Liberdade exterior (livre das pressões externas: famílias, amigos...) e interior (fugas, compensações, auto-realização, orgulho, fuga de uma crise sentimental ou medo do sexo).

9. Afetividade: alegria interior, capacidade para as vivências dos votos, busca da aceitação de si e dos outros...

10. Vocação específica: consciência e certeza interior do chamado para uma vocação. Pode manifestar-se pela atração da vocação desejada; pelo seu interesse sincero e constante; pela clareza, segurança e alegria diante dela; pela força em superar as dificuldades e os desafios na sua realidade: família, trabalhos, estudos...; pela satisfação global da pessoa por estar acertando na escolha.

Obs.: é necessária a presença simultânea da maioria destes sinais, para ter a certeza de uma vocação consistente.

Interiorização

1. Gal 5, 22-23: “o fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade...”

2. Na presença de Deus, FALE dos pontos que mais lhe tocaram:

a. Quais os sinais vocacionais que você encontra em si mesmo?

b. Quais os que lhe faltam?

3. Qual o grau de maturidade de sua vocação? Você PENSA e SENTE que está pronto para uma verdadeira decisão? Por quê?

4. Pode anotar o que você está SENTINDO HOJE , e no seu caminhar vocacional vai desvendando com um bom diretor espiritual ou formador de almas, ou mesmo com um bom profissional.

Deus o ajude a realizar-se e realizar o seus planos de amor . Sua Vocação Ele é o mais interessado em desvendá-la com você, pois é o mais interessado em sua realização e felicidade.

Pe.Emílio Carlos+

Nenhum comentário:

Postar um comentário